terça-feira, 30 de abril de 2013

Leia a história do 1º de maio e abençoado feriado aos trabalhadores e trabalhadoras.


História

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

Dia do Trabalhador em Portugal

1º de Maio na cidade do Porto
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.
O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores).
No Algarve, assim como na Madeira e Açores é costume a população fazer piqueniques e são organizadas algumas festas nas regiões.

Dia do Trabalhador no Brasil

Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador

Inscrições para Catequese

INSCRIÇÕES PARA EUCARISTIA E CRISMA DE 2013!

Inscrições: de 15 a 30 de abril 2013

PARA EUCARISTIA: Ter no mínimo 10 anos ou completar 10 anos em 2013.

PARA CRISMA: ter no mínimo 12 anos ou completar 12 anos em 2013 e ter feito a Primeira Eucaristia.

CATEQUESE ADULTOS: ter no mínimo 18 anos

Inscrições: de 15 abril a 30 de julho de 2013.

Horário: Igreja Matriz: durante a semana das 17h às 19h.
Igreja São José: antes e depois das missas (Sábado e Domingo).

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Veja as missas deste semana em Tramandaí e Imbé.


MISSAS DA SEMANA DE ABRIL/MAIO 2013

 

Segunda, 29 de Abril de 2013


19:15
SÃO JOSÉ (novena)
Fr. Miguel

 

Terça, 30 de Abril de 2013


18:00
MATRIZ
Fr. Breda
19:15
SÃO JOSÉ (novena)
Fr. Lauvir

 

Quarta, 01 de Maio de 2013


18:00
MATRIZ
Fr. Lauvir
19:15
SÃO JOSÉ (novena)
Fr. Miguel

 

Quinta, 02 Maio de 2013


18:00
MATRIZ
Fr. Breda
19:15
SÃO JOSÉ (novena)
Fr. Lauvir

 

Sexta, 04 de Maio de 2013


17:00
MARILUZ
Fr. Breda
17:00
TRAMANDAÍ SUL
Fr. Miguel
18:00
MATRIZ
Fr. Lauvir
18:00
MEDIANEIRA
Fr. Breda
19:15
SÃO JOSÉ (novena)
Fr. Miguel

 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Comunidade São José celebra a primeira noite da novena em louvor ao padroeiro.




Inicia a novena em louvor a São José Operário e comemorativa ao jubileu de ouro.


50 anos São José Operário (Tramandaí)
A novena em louvor a São José Operário, em Tramandaí, inicia no dia 26 de abril com a missa às 19h15, em preparo à data comemorativa dos 50 anos de criação da capela, no dia 1º de maio. No domingo dia cinco há missa às 9h com a presença do bispo diocesano Dom Jaime Pedro Khol e almoço comemorativo ao meio-dia, seguido de tarde com atividades festivas.

1ª Missa no Brasil - 26/04/1500

Hoje, dia 26/04, comemora-se o dia da 1ª Missa no Brasil
A celebração da primeira missa no Brasil foi feita pelo frade Henrique de Coimbra no dia 26 de abril de 1500, e descrita por Pêro Vaz de Caminha na carta que enviou ao rei de Portugal, D. Manuel I (1495-1521), dando conta do descobrimento do Brasil, então Terra de Vera Cruz, pela armada de Pedro Álvares Cabral que se dirigia à Índia.

"Quem sabe desses infantis visitantes guardarão tão profunda impressão do que ali observaram, que ainda um dia virão por ele atraídos fazer parte de nossa comunhão nacional?" Victor Meirelles, apud Peixoto, 1982: 109)

O momento encontra-se retratado em um quadro, A Primeira Missa no Brasil, uma das principais obras de Victor Meireles, pintado em 1860.

O dia é ainda marcado como feriado, em Portugal, no município de Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral.

O quadro foi classificado e exposto no Salon da Academia Francesa de Belas-Artes em 1861.[1]

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Noite de lua cheia leva fotógrafos a clicar e animadores a contemplar a bela natureza, pura obra divina.





Pais e padrinhos tem noite de formação e de preparação para celebrar o sacramento do batismo de seus filhos e afilhados.



Nova coordenação da comunidade Nossa Senhora de Lourdes de Oásis Sul traça linhas para evangelização e de melhorias do salão da capela.


Paróquia está na campanha pela construção da igreja Santa Clara no bairro São Francisco II. Entre nesta campanha.



Grupo de mulheres da comunidade Santa Clara desfiam lã para fazer acolchoados pra famílias carentes.