sábado, 30 de novembro de 2013

Posto fotos do encerramento da escola catequética da diocese de Osório, neste sábado. Pastoral da catequese da Paróquia Navegantes tem um bom grupo expressivo de participantes.









Festeiros e soberanas da 106ª festa de Nossa Senhora dos Navegantes, concluem a parte organizacional e de produção de material de divulgação das atividades sociais e religiosas.





Nesta sexta-feira, 29 de novembro, comunidade São José Operário oferece um jantar de confraternização a todos os dizimistas. Além de uma saborosa janta, muitos brindes e presentes foram oferecidos aos dizimistas e crianças.






Inicia o Tempo de Advento e a motivação central é alegre espera por Jesus. Transcrevo o texto do Frei Miguel que facilita a compreensão teológica-litúrgica e da pedagogia preparatória que propõe o Tempo de Advento. O texto tem estrutura e método que facilita uma leitura agradável.

A MUDANÇA FAZ PARTE DO CRESCIMENTO HUMANO

O mês de dezembro significa para todos os cristãos um tempo de mudança. Tudo muda: o aspecto visual das cidades, casas, ruas, lojas, tudo se enfeita com os símbolos do Natal. Nas famílias, em especial nas dos cristãos, tudo convida a viver um tempo de mudanças. São transformações externas e internas, de cenário e de espírito, que mexem com sentimentos, comportamentos e com a fé das pessoas. . Para os cristãos a mudança inicia com o Advento.

A palavra Advento
O Advento é o primeiro tempo do ano litúrgico. A celebração do primeiro domingo de dezembro marca a chegada do tempo do Advento, que no calendário litúrgico corresponde ao período das quatro semanas que antecedem o Natal. O termo vem do latim, Adventus, que significa "chegada", e do verbo Advenire, "chegar a". Para os cristãos é tempo de preparação e alegria, de expectativa, no qual os fieis vivem na expectativa do nascimento de Jesus Cristo. Vive-se com maior intensidade a experiência do arrependimento, da reconciliação e da prática das obras de fraternidade, de caridade, de paz, de amor em Cristo.

Origem
A iniciativa da prática religiosa do tempo de Advento deu-se na Espanha, no ano de 380, com o sínodo de Saragoça (Espanha), que prescreveu uma preparação de três semanas para a festa da Epifania, data em que também era celebrado o Natal. Entre os séculos IV e VII o Advento começou a ser praticado em vários lugares do mundo como preparação para a festa do Natal. No século VII foi acrescentado o sentido escatológico do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor, passando a ser celebrado durante cinco domingos. Também passou a fazer parte do calendário religioso das Igrejas Reformadas, como Anglicana, Luterana, Metodista, Batista e várias outras. A Igreja Ortodoxa celebra o Advento com um período de quarenta dias de jejum.

Características
Para toda a Igreja e para os cristãos, o Advento é momento de forte espiritualidade, de celebração litúrgica e de mistagogia. Inicia com as vésperas do domingo mais próximo do dia 30 de novembro e termina antes das vésperas do Natal. Neste ano de 2013, o primeiro domingo do Advento cai no dia 1º de dezembro. Nas duas primeiras semanas a expectativa se volta para a segunda e definitiva vinda gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 15 a 24 de dezembro, visam em especial a preparação para a celebração do Natal, ou seja, a primeira vinda de Jesus entre nós. Tempo de alegre expectativa de chegada, uma de suas expressões litúrgicas é a reza ou o canto das chamadas "Antífonas do Ó", assim chamadas por iniciarem todas com o vocativo "Ó".

Teologia
O Advento recorda a dimensão histórica da salvação e a dimensão escatológica cristã. Os textos litúrgicos do período recordam que o mistério da vinda de Jesus confirma a promessa e a aliança de Deus ao povo de Israel. Um Deus que vive conosco e que ao se fazer carne plenifica o tempo (Gl 4,4) e torna próximo o Reino (Mc 1,15). Também recorda a Revelação de Deus: “Aquele que é, que era e que vem” (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação, cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos. O Advento é um convite para vivermos essa ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus. É um tempo precioso e indispensável para aprender e ensinar sobre o mistério da salvação humana.

Espiritualidade
A liturgia do Advento convida-nos a viver valores cristãos como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a simplicidade, a mudança ou a conversão de vida, porque o Salvador virá, não só para ser lembrado, mas para ser acolhido. Os cristãos não estão diante de algo fictício, passado, mas de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a mesma de Israel, porém já realizada em Cristo, e que se consumará definitivamente na parusia (volta) do Senhor. O hino da Igreja característico desse tempo é "Marana tha"! Vem, Senhor Jesus! O Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1), que renova todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas e que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida. A espiritualidade desse tempo é propícia à conversão e ao retorno a Cristo através de maior disposição para a oração e para o mergulho na Palavra.

Personagens
As figuras do tempo de Advento são muito significativas na história da Revelação de Deus e da história da salvação humana.

Profeta Isaías - O profeta Isaías foi quem, durante o período do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança. Na segunda parte do seu livro, dos capítulos 40 - 55 (Livro da Consolação), Isaías anuncia a libertação, fala de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando os exilados. Durante o Advento são proclamadas as principais passagens de seu Livro, como o capítulo 7 que anuncia a vinda do Senhor.

Profeta João Batista - É tido como o último dos profetas e, segundo o próprio Jesus, "mais que um profeta", "o maior entre os que nasceram de mulher", o mensageiro que veio antes d'Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (Lc 7, 26 - 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s). Como precursor do Senhor, encarna todo o espírito do Advento e ocupa grande espaço na liturgia, em especial no segundo e no terceiro domingos. É modelo dos que são consagrados a Deus e dos que são chamados a serem profetas e caminho que aponta para o Senhor.

José, homem justo - Destaque nos textos bíblicos do Advento como esposo de Maria, é o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Por ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi". José é justo por causa de sua fé e modelo de acolhida e comunhão com Deus.

Virgem Maria - O Novo Testamento começa o relato da vida de Maria com a anunciação, quando o anjo Gabriel apareceu anunciando que Deus a escolheu para ser a mãe de Jesus. Maria esteve presente na vida de Jesus desde o seu nascimento até a sua ascensão. Os cristãos das Igrejas Católica, Ortodoxa, Ortodoxa Oriental, Anglicana e Luterana acreditam que Maria, como mãe de Jesus, é a Mãe de Deus e a Theotokos, literalmente Portadora de Deus. Maria foi venerada desde o início do cristianismo e ao longo dos séculos tem sido um dos assuntos favoritos da arte, da música e da literatura cristã. Maria, a mãe de Jesus, é chamada pelo nome cerca de vinte vezes no Novo Testamento.

A celebração
O Advento é celebrado com alegria e esperança. Na liturgia não se canta o Glória, para que na festa do Natal nos unamos aos anjos e entoemos esse hino dando glória a Deus pela salvação que realiza. O Diretório Litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus. Os paramentos litúrgicos são de cor roxa, como sinal de recolhimento e conversão em preparação ao Natal. A única exceção é o terceiro domingo do Advento, chamado domingo Gaudete ou da Alegria, cuja cor tradicionalmente usada é a rósea, para revelar a alegria da vinda do Salvador que está bem próxima. O domingo Gaudete refere-se à primeira palavra do intróito deste dia, que diz: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito, alegrai-vos, pois o Senhor está perto"(Fl 4, 4). Também é chamado "domingo mediano", por marcar a metade do Tempo do Advento, tendo analogia com o quarto domingo do Tempo da Quaresma, chamado Laetare. No Advento são montados o Presépio, a Árvore de Natal e a Coroa.

Símbolos
Os vários símbolos do Advento ajudam os cristãos a mergulhar no mistério da Encarnação e a melhor vivenciar esse tempo.

Coroa ou grinalda - Feita de ramos verdes, forma um círculo no qual são colocadas quatro grandes velas representando as semanas do Advento. Pode sercolocada ao lado do altar ou em outro lugar visível. A cada domingo uma vela é acesa. A coroa, por sua vez, reúne vários elementos simbólicos, como vemos a seguir.

Ramos verdes - Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Os ramos dos pinheiros permanecem verdes, apesar dos rigorosos invernos, assim como os cristãos devem manter fé e a esperança apesar das tribulações da vida.

forma circular - O círculo não tem princípio nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo, que nunca deve terminar. Também dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.

As quatro velas, sua luz e cor- As quatro velas da coroa simbolizam as semanas do Advento. A luz indica a proximidade do Natal, quando Cristo, Salvador e Luz do Mundo, brilhará para toda a humanidade. Representa também nossa fé e alegria pelo Deus que vem. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador. As velas roxas usadas na coroa não fazem parte das velas da celebração litúrgica eucarística e não seguem a cor usada pelo celebrante. A cor roxa nos convida a purificar os corações para acolher o Cristo que vem. A vela de cor rosa nos chama à alegria, pois o Senhor está próximo.

A fita vermelha e as bolas - A fita e o laço vermelho presentes na coroa simbolizam o amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a envolver toda criação que é remida com a chegada de Jesus. As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.

Vida nova

Dezembro é um tempo propício para a mudança de vida, para a plena comunhão com o Senhor Jesus que se encarna para a salvação humana. Aproveite este tempo para fazer uma boa confissão não comunitária, faça penitência, reze, fique perto de Jesus no Santíssimo Sacramento. Essas são algumas formas de preparar o coração e a alma para a chegada do Menino Jesus. De nada adianta enfeitar a casa se a alma estiver em trevas. Viva o Advento como um tempo novo para uma vida nova.

Em dia nacional de Ação de Graças, as comunidades da Paroquia Nossa Senhora dos Navegantes tem noite de confraternização,no salão Navegantes.






Na quinta-feria de Ação de Graças, as comunidades celebram na igreja matriz os trabalhos do ano e promovem o gesto de solidariedade com a doação de um quilo de alimento.