sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dia da Santa Cruz



03 de Maio – Dia da Santa Cruz

Segundo a história, em 312 D.C, Constantino I, “O Grande”, teve que lutar contra os exércitos de Magêncio, na luta pelo poder de Roma. De acordo com a tradição, em plena batalha, Constantino teve a visão de uma cruz sobre o sol, acompanhada pelas palavras “In hoc signo vincis” (Nisto, vence!). Nesta mesma noite, ainda intrigado pela visão, Jesus apareceu em um sonho e pediu que ele utilizasse o sinal da cruz contra seus adversários. Pela manhã, Constantino mandou pintar o sinal da cruz em todos os escudos de seu exército e, segundo a tradição, foi desta forma que conseguiu vencer o exército de Magêncio, transformando-se no Imperador de Roma.

Este relato é particularmente importante na história cristã, pois Constantino foi o primeiro Imperador convertido ao Cristianismo, quem convocou o Primeiro Concílio de Niceia e conferiu legalidade ao culto de Cristo. Segundo consta, logo depois de entrar triunfalmente em Roma, Constantino enviou a mãe em busca da única e verdadeira cruz de Cristo, na Terra Santa. A mãe de Constantino, Helena Augusta, também conhecida como Santa Elena, que era cristã devota, encontrou a cruz em que Cristo havia sido crucificado e, ao colocar a mesma em contato com doentes ou mortos e ver que lhes devolvia a vida, comprovou sua autenticidade.
E assim surgiu a veneração à Santa Cruz, a cruz na qual foi sacrificado o“Cordeiro de Deus”, cuja celebração acontece no dia 3 de Maio, data em que a cruz foi encontrada. Entretanto, num passado recente, a igreja católica suspendeu esta data, unificando-a com a “Exaltação da Santa Cruz”, que é celebrada em 14 de Setembro. A data entretanto havia ficado profundamente enraizada nos países de população católica, especialmente na América Latina, onde o dia da Santa Cruz foi adotado como “Dia dos Construtores”. Desta forma, além dos tradicionais festejos cristãos, como procissões, missas e outros eventos, a data é celebrada com festas, comidas e bebidas em
homenagem aos construtores, ligando desta maneira o conteúdo religioso ao popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário