Palavra
do Bispo
Somos todos irmãos
A mensagem do Papa Francisco ajuda-nos a aprofundar os fundamentos para a
paz: “Surge espontaneamente a pergunta: poderão um dia os homens e as mulheres
deste mundo corresponder plenamente ao anseio de fraternidade, gravado neles
por Deus Pai? Conseguirão, meramente com as suas forças, vencer a indiferença,
o egoísmo e o ódio, aceitar as legítimas diferenças que caracterizam os irmãos
e as irmãs?Somos todos irmãos
Parafraseando as palavras do Senhor Jesus, poderemos sintetizar assim a resposta que Ele nos dá: dado que há um só Pai, que é Deus, vós sois todos irmãos (cf. Mt 23, 8-9). A raiz da fraternidade está contida na paternidade de Deus. Não se trata de uma paternidade genérica, indistinta e historicamente ineficaz, mas do amor pessoal, solícito e extraordinariamente concreto de Deus por cada u m dos homens (cf. Mt 6, 25-30). De uma paternidade eficazmente geradora de fraternidade, porque o amor de Deus, quando é acolhido, torna-se no mais admirável agente de transformação da vida e das relações com o outro, abrindo os seres humanos à solidariedade e à partilha ativa.
Em particular, a fraternidade humana foi regenerada em e por Jesus Cristo, com a sua morte e ressurreição. A cruz é o “lugar” definitivo de fundação da fraternidade que os homens, por si só, não são capazes de gerar. Jesus Cristo, que assumiu a natureza humana para a redimir, amando o Pai até à morte e morte de cruz (cf. Fl 2, 8), por meio da sua ressurreição constitui-nos como humanidade nova, em plena comunhão com a vontade de Deus, com o seu projeto, que inclui a realização pl ena da vocação à fraternidade.
Na morte de Jesus na cruz, ficou superada a separação entre o povo da Aliança e o povo dos Gentios, privado de esperança porque permanecera até então alheio aos pactos da Promessa. Como se lê na Carta aos Efésios, Jesus Cristo é Aquele que reconcilia em Si todos os homens. Ele é a paz, porque, dos dois povos, fez um só, derrubando o muro de separação que os dividia, ou seja, a inimizade. Criou em Si mesmo um só povo, um só homem novo, uma só humanidade nova (cf. 2,14-16).
Quem aceita a vida de Cristo e vive n’Ele, reconhece Deus como Pai e a Ele Se entrega totalmente, amando-O acima de todas as coisas. O homem reconciliado vê, em Deus, o Pai de todos e, consequentemente, é solicitado a viver uma fraternidade aberta a todos. Em Cristo, o outro é acolhido e amado como f ilho ou filha de Deus, como irmão ou irmã, e não como um estranho, menos ainda como um antagonista ou até um inimigo.
Na família de Deus, onde todos são filhos dum mesmo Pai e, porque enxertados em Cristo, filhos no Filho, não há “vidas descartáveis”. Todos gozam de igual e inviolável dignidade; todos são amados por Deus, todos foram resgatados pelo sangue de Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou por cada um. Esta é a razão pela qual não se pode ficar indiferente perante a sorte dos irmãos.
Suposto isto, é fácil compreender que a fraternidade é fundamento e caminho para a paz.
Paulo VI afirma que tanto as pessoas como as nações se devem encontrar num espírito de fraternidade. E explica: “Nesta compreensão e amizade mútuas, nesta comunhão sagrada, devemos (...) trabalhar juntos para construir o futuro comum da humanidade”. Este dever recai primariamente sobre os mais favorecidos. As suas obrigações radicam-se na fraternidade humana e sobrenatural, apresentando-se sob um tríplice aspecto: o dever de solidariedade, que exige que as nações ricas ajudem as menos avançadas; o dever de justiça social, que requer a reformulação em termos mais corretos das relações defeituosas entre povos fortes e povos fracos; o dever de caridade universal, que implica a promoção de um mundo mais humano para todos, um mundo onde todos tenham qualquer coisa a dar e a receber, sem que o progresso de uns seja obstáculo ao desenvolvimento dos outros.
A paz, afirma João Paulo II, é um bem indivisível: ou é bem de todos, ou não o é de ninguém. Na realidade, a paz só pode s er conquistada e usufruída como melhor qualidade de vida e como desenvolvimento mais humano e sustentável, se estiver viva, em todos, “a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum”. Isto implica não deixar-se guiar pela “avidez do lucro” e pela “sede do poder”. É preciso estar pronto a “perder-se’ em benefício do próximo em vez de o explorar, e a ‘servi-lo’ em vez de o oprimir para proveito próprio (...). O ‘outro’ – pessoa, povo ou nação – [não deve ser visto] como um instrumento qualquer, de que se explora, a baixo preço, a capacidade de trabalhar e a resistência física, para o abandonar quando já não serve; mas sim como um nosso ‘semelhante’, um ‘auxílio’”.
A solidariedade cristã pressupõe qu e o próximo seja amado não só como um ser humano com os seus direitos e a sua igualdade fundamental em relação a todos os demais, mas como um irmão”.
O sonho cristão é esse: Chegará o dia em que todos os homens e mulheres do mundo se reconhecerão como irmãos e irmãs uns dos outros! Sim, somos todos irmãos!
Dom Jaime Pedro Kohl
Bispo de Osório
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