terça-feira, 30 de setembro de 2014
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
Viva bem o mês da Bíblia, lendo, meditando e rezando com o Evangelho do dia.
Evangelho do Dia
Encontro de Jesus com Natanael - Jo 1,47-51
Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!” Natanael disse-lhe: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” Jesus lhe respondeu: “Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas”. E disse-lhe ainda: “Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!”Comentários
Jesus conhece o coração do ser humano.Segundo o evangelho de João, em quatro dias é constituído o grupo inicial dos discípulos. O encontro de Jesus com Natanael situa-se no quarto dia, que pode ser assim descrito: encontro de Jesus com Filipe, encontro de Filipe com Natanael e de Natanael com Jesus. Na corrente de testemunhas do quarto evangelho, é Filipe quem conduz Natanael a Jesus. O nome próprio “Natanael” significa dado por Deus ou dom de Deus. Jesus conhece o coração do ser humano, por isso vai ver em Natanael o verdadeiro Israel que reconhece, não obstante uma primeira resistência, o dom que, em Jesus, Deus fez a toda a humanidade. A menção da figueira é enigmática para o leitor do evangelho. Seja qual for o seu sentido, a resposta de Jesus à pergunta de Natanael suscitou a fé desse israelita sem falsidade (v. 49). No entanto, Jesus faz Natanael se voltar para o futuro: o céu se abre para Jesus, pois é o Pai quem dá testemunho dele. Mas Jesus abrirá o céu aos seus discípulos, uma vez que é ele quem revela a verdade de Deus (cf. Jo 14,6-10).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, leva-me a conhecer, cada vez mais profundamente, a identidade de teu Filho Jesus, e a fazer-me discípulo dele, de modo a compartilhar sua missão.Leia sobre a história de São Miguel, arcanjo.
Santo do Dia
São Miguel, arcanjo
29 de Setembro - São Miguel, arcanjo
O nome Miguel tem o significado de uma pergunta: "Quem é um com Deus?". Uma alusão bem clara do alto grau de convicção e fidelidade que este arcanjo tem no Altíssimo, ao qual atende diretamente no seu trono, comandando o seu exército de anjos. Por isso podemos traduzir seu nome como "semelhança de Deus", já que semelhante não é um sinônimo de igual. Este espírito puro é também chamado e reconhecido como príncipe do céu e ministro de Deus. Seu nome é citado três vezes no Evangelho: no capítulo 12 do livro de Daniel, no capítulo 12 do livro do Apocalipse e na carta de são Judas.Segundo a Bíblia, é um dos sete espíritos que assistem ao trono do Altíssimo. O profeta Daniel nomeia este arcanjo chamando-o de príncipe protetor dos judeus e depositário das profecias do Antigo Testamento. Sendo assim, Miguel torna-se, também, protetor especial de todos nós, filhos de Deus, pois a Igreja e o seu povo são herdeiros definitivos das revelações e dos mistérios divinos. Por isso Miguel arcanjo assumiu a posição de padroeiro da Igreja Católica.
Miguel arcanjo, protetor dos justos, é assim lembrado na passagem bíblica do Apocalipse. Pois nela se vê que houve uma batalha no céu e Miguel, com seu exército de anjos, teve de combater e vencer a primitiva serpente, chamada de satanás. A partir daquele momento, satanás não tinha mais lugar no céu e foi expulso para a terra, juntamente com seus anjos maus, os demônios. Assim começou a antiga batalha do bem contra o mal.
Espírito vigoroso, atravessa céus e terras inundando os seres humanos com os sentimentos de justiça e arrependimento. Ele intercede pelo nosso livre-arbítrio, defende-nos, pisando nos dragões da indecisão e da dúvida. E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu, para mantermos a serenidade, a fé e para perseverarmos na nossa missão dentro dos preceitos da Igreja de Cristo, até entrarmos na vida eterna.
Na carta de são Judas, lê-se: "O arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: 'Que o Senhor o condene'". Por isso Miguel arcanjo é representado nas artes vestindo armadura e atacando o dragão infernal. Segundo a tradição, foi este arcanjo quem libertou o apóstolo Pedro da prisão e o conduziu entre os guardas. A Igreja Católica tem uma grande devoção pelo arcanjo Miguel, e o comemora no dia 29 de setembro.
Veja Também
Leia sobre a história de São Rafael, arcanjo.
Santo do Dia
São Rafael, arcanjo
29 de Setembro - São Rafael, arcanjo
O nome deste arcanjo vem do hebraico Rafa, sinônimo de cura, e El, que significa Deus. "Cura de Deus" ou "Curador divino", este é o arcanjo Rafael, que é o chefe dos anjos da guarda, considerado o anjo da Providência, que vela por toda a humanidade. Este arcanjo cura todos os ferimentos da alma e do corpo e defende igualmente as criaturas, de qualquer raça ou classe social, perante Deus.Rafael é um dos sete arcanjos que fazem parte do círculo mais próximo do Senhor, um de seus mensageiros. Foi o único, segundo as Escrituras, que assumiu a forma humana e viveu entre os seres humanos durante alguns meses.
Segundo o Antigo Testamento, no livro de Tobit, foi o arcanjo que acompanhou o jovem filho deste, como guia conhecedor da região, na longa e perigosa viagem que fez à Média, no Egito. Ele protegeu Tobias durante esse período e inspirou-o a casar-se com Sara, sua parenta, a qual curou de uma obsessão, além da cegueira de seu pai, Tobit. Depois disso, apresentou-se:
[...] chamou-os à parte e disse-lhes: "Bendizei a Deus e proclamai entre todos os viventes os bens que ele vos concedeu [...] Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e tem acesso junto à glória do Senhor [...]" Pai e filho, cheios de espanto caíram com a face em terra, com grande temor. Mas ele lhes disse: "Não tenhais medo [...] Se estive convosco, não foi por pura benevolência minha para convosco, mas por vontade de Deus [...] E agora, bendizei ao Senhor sobre a terra e daí graças a Deus. Vou voltar para aquele que me enviou. Ponde por escrito tudo quanto vos aconteceu [...]" (Tb 5-12).
Rafael arcanjo é o portador da virtude da cura, do dom da transformação, da beleza curativa que é sua função no mundo. Conduz a humanidade ensinando-lhe o caminho da defesa contra os males físicos e espirituais que a possa ameaçar. Motivo que o tornou padroeiro dos sacerdotes e dos médicos, embora não deixem de pedir-lhe amparo os viajantes, soldados e escoteiros. Pleno de misericórdia, suas virtudes espirituais estão sempre direcionadas para hospitais, instituições e lares, onde esses dons são necessários.
Entretanto ele tem um especial cuidado com os peregrinos, mas não só os que viajam, também aqueles que estão em peregrinação rumo a Deus. Rafael arcanjo protege-os e guia pelo caminho reto e seguro da vida, que é a Paixão de Cristo, onde encontramos a verdadeira felicidade e salvação eterna, cura completa do corpo e da alma. A Igreja celebrava-o, especialmente, no dia 24 de outubro. Desde 1969, sua festa passou para 29 de setembro, mas os devotos de todo o mundo veneram-no todos os dias, durante suas orações.
Veja Também
Leia sobre a história de São Gabriel, arcanjo.
Santo do Dia
São Gabriel, arcanjo
O Anjo da Anunciação
29 de Setembro - São Gabriel, arcanjo
Segundo o evangelho de são João, são sete os espíritos que atendem ao trono de Deus, tratando diretamente com ele e executando suas missões no universo. Gabriel é o arcanjo da Anunciação, aquele que usa a trombeta para levar as notícias. O seu nome significa "emissário do Senhor" e é o mais ligado aos acontecimentos da terra.A maior preocupação deste arcanjo é desfazer conflitos e proporcionar aos seres humanos a capacidade de adaptação a todas as circunstâncias. É enviado à terra sempre com o objetivo de transmitir a luz divina e sensibilizar os adultos em relação às crianças e à própria humanidade. Este espírito puro do trono celeste é visto, citado e repetido tanto no Velho quanto no Novo Testamento.
Gabriel arcanjo foi o escolhido por Deus para acompanhar todo o advento da salvação, desde a revelação das profecias à anunciação da chegada do Messias, acompanhando-o durante toda a sua vida terrena, Paixão e Ressurreição. Além disso, é o portador da oração mais popular e mais querida do cristianismo: a ave-maria.
Vejamos algumas passagens do Evangelho de suas missões no evento que mudou a humanidade. Foi Gabriel arcanjo quem explicou ao profeta Daniel sua freqüente visão do carneiro e do bode. Foi ele, também, quem anunciou, ao mesmo profeta, a trajetória destinada a sua nação; a chegada do Messias, até a negação do mesmo por parte de seu povo, e sua morte na Terra.
Ele também apareceu ao sacerdote Zacarias, anunciando que sua mulher lhe daria um filho profeta, chamado João Batista, o precursor do Cristo. E como Zacarias duvidou, por ser velho e a mulher estéril, castigou-o com a perda da voz até que tudo se cumprisse.
O seu apogeu ocorreu na Anunciação à Virgem Maria sobre a encarnação do Filho de Deus. Suas primeiras palavras tornaram-se uma oração, aquela que todos recorrem para pedir a proteção, a bênção ou a intervenção de Nossa Senhora: "Alegra-te, Maria, cheia de graça. O senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres". Contou-lhe, então, o que a esperava, a missão que lhe era confiada, preparou-a espiritualmente para entender a intervenção do Espírito Santo. Fazendo o mesmo com o justo José, seu esposo, que, graças à aparição de Gabriel, compreendeu o que se passava, entregando-se de corpo e alma àquela missão.
Os teólogos e a Igreja entendem que foi também missão deste arcanjo avisar aos pastores de Belém sobre a chegada do Messias; alertar os reis magos para que não voltassem a Jerusalém; dar a José a ordem de fugir para o Egito e, depois, retornar a Nazaré; consolar Jesus no horto das Oliveiras e anunciar às santas mulheres a Ressurreição do Cristo.
Gabriel arcanjo e seus anjos são os mensageiros das boas notícias, ajudam-nos a dar bom rumo e direção à nossa vida, dão-nos compreensão e sabedoria. É a ele que recorremos quando necessitamos desses dons. Por isso devemos, sempre, agradecer por sua colaboração com nossas sinceras orações, em especial nos dias 24 de março e 29 de setembro, quando é festejado por todo o Povo de Deus, a Igreja de Cristo.
Veja Também
Hoje é dia dos Arcanjos São Miguel, são Gabriel e são Rafael.
Santo do Dia
Arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael
29 de Setembro - Arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael
O novo calendário reúne em única celebração os três arcanjos que eram comemorados em dia diferentes.Este dia, seria a festa do arcanjo São Miguel, o antigo padroeiro da sinagoga e agora padroeiro universal da Igreja. São Gabriel é o anjo da Anunciação, enquanto São Rafael é invocado como guia dos que viajam.A existência dos seres incorpóreos, que as Sagradas Escrituras chamam habitualmente de anjos, é uma verdade de fé.
Mas quem são os anjos? Eis a resposta de Santo Agostinho:"Angelus officii nomen est, non naturae...Anjo é denominação de encargo, não de natureza.Se perguntares pela denominação de natueza, é um espírito; se perguntares pelo encargo,é um anjo: é espírito por aquilo que é, e é anjo por aquilo que faz.
Os anjos são, pois, servidores e mensageiros de Deus.Pelo fato que "vêem sempre a face do Pai que está no céu", como se lê no Evangelho de Mateus, eles são executores poderosos de suas palavra, obedientes ao somda sua palavra"( Salmo 103,20).
São Miguel,como expressão da onipotência de Deus,recebeu desde o começo da história do cristianismo, um culto particular. Constantino e Justiniano erigiram-lhe dois santuários nas duas extremidades de Bósforo.
Em Roma o arcanjo domina a cidade do alto da Mole Adriana, a qual tomou o nome de Castelo Santo Anjo.
São Gabriel,"aquele que está diante de Deus",é o anunciador por excelência das divinas revelações: anuncia ao profeta Daniel o retorno do exílio do povo eleito; leva a Zacarias a notícia da iminente concepção do precursor do Messias.Depois, é-lhe confiada a missão mais alta que possa ser dada a uma criatura: o anúncio a Maria da Encarnação do Filho de Deus.
Veja Também
domingo, 28 de setembro de 2014
sábado, 27 de setembro de 2014
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Transcrevo a palavra do bispo diocesano de Osório. Boa leitura a todos!
Palavra
do Bispo
Não fecheis o vosso coração...
A mensagem judaico-cristã tem uma característica própria que a distingue de
toda e qualquer religião: seu conteúdo foi revelado numa história concreta, a
caminhada de um povo. Não é um livro de gabinete escrito por um pensador.
Sabemos que é uma biblioteca, ou seja um conjunto de livros, ligados entre si
por um fio condutor delicado e sutil: a relação entre Deus e o seu povo.Não fecheis o vosso coração...
Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora aos nossos pais, pelos Profetas. Nesses dias, que são os últimos, falou-nos por meio do Filho: Jesus de Nazaré, Verbo (Palavra) feito carne. E, hoje, continua falando-nos pela Leitura das Sagradas Escrituras que o povo ouve, medita, reza e busca viver.
Diante de um Deus que fala precisamos exercitar-nos na escuta. A Palavra de Deus é uma mensagem que não conhece a deterioraç&a tilde;o do tempo, é oferta de vida e vida em plenitude. O próprio Jesus, segundo João, o declarou: “Eu vim para que todos tenham vida e vida plenamente”.
A palavra que ouvimos e acolhemos em nosso coração nos convida a fazer escolhas. Estas escolhas provocadas e iluminadas pela Palavra se tornam progressivamente “testemunho iluminador” para todos os que encontramos no nosso caminho e nas nossas convivências.
Deixemos que a Palavra de Deus revele nossas inconsistências e a vaidade de certas propostas que procuram “seduzir” nosso faminto e sedento coração. Não nos deixemos arrastar e muito menos prostrar diante dos ídolos fascinantes, com suas propostas de paraísos artificiais, para depois morrermos afogados nos mares do “sem sentido”, da desilusão e do vazio mais profundo.
O “Escuta Israel”, é um apelo que Deus di rige a um povo que viveu processos de libertação “dos Egitos que amam escravizar pessoas”, a um povo que experimentou o gosto amargo do exílio. É apelo a uma comunidade que se encontra no momento de retornar à terra da promessa.
Israel tinha “visto” os prodígios e intervenções de Deus contra os egípcios. Agora, chegando à terra da promessa, é o momento de viver uma intensa e profunda experiência de escuta. A escuta da Palavra é condição para permanecer na liberdade e na vida, na fidelidade à aliança, para educar o coração e proclamar com a vida que Deus é único. “Escuta Israel” é a invocação colocada sobre os lábios da criança que começa a balbuciar as primeiras palavras, e será também aquela que acompanhará o moribundo nos últim os momentos de sua vida.
“Procurem o Senhor, enquanto ele se deixa encontrar, chamai-o, pois ele está próximo” (Is 55,6). O convite a procurar o Senhor é paralelo àquele de invocar o Senhor e tem como motivação o fato que ele se deixa encontrar e está próximo.
Segundo a mentalidade bíblica pensamentos e ações são intimamente conectados: para transformar as ações é indispensável mudar a mentalidade e o coração das pessoas. O profeta coloca em realce a eficácia e a eficiência da Palavra de Deus. Ela é como a chuva e a neve que não voltam para o céu sem antes ter fecundado a terra. Assim, o profeta recorda que Deus não pronuncia palavras estéreis e vazias. Ele não fala por falar. O que ele diz acontece. Nem sequer uma virgula passará sem realização.
O pr ofeta fala uma palavra que não é sua, mas que lhe foi confiada para ser proclamada. Essa Palavra é colocada em sua boca e no seu coração. É uma palavra inegociável.
A imagem da “espada afiada” e da “flecha pontiaguda” (Is 49, 1-6) indicam a força da Palavra de Deus: uma Palavra que precisa ser pronunciada em toda a sua integridade, mesmo sabendo e sentindo que isso provocará reações dolorosas e retaliações dos ouvintes.
Quantas vezes a Palavra de Deus, por medo e por mesquinhos interesses, foi deturpada e esvaziada de sua força e vigor. Os profetas de ontem e de hoje recordam, com seu testemunho de vida, que a Palavra de Deus é inegociável, é fecunda e eficaz, realiza aquilo que diz.
Outras metáforas como fogo, luz, atleta veloz, alimento e remédio ajudam a entender a força e a fecundidade da Palavra de Deus.
Aproveitemos esse dia da Bíblia para introduzi-la na nossa casa com o respeito e decoro que ela merece. E porque não começar, hoje mesmo, um diálogo amistoso feito de leitura e escuta diária, construindo assim uma história original de diálogo fecundo com nosso Deus e Senhor?
Como diz o canto: “É como chuva que lava, é como fogo que arrasa, tua Palavra é assim, não passa por sem deixar um sinal”. Se persistirmos na escuta, ela silenciosamente vai limpando e robustecendo nosso coração, habilitando-nos a amar com Deus nos ama.
Não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor!
Dom Jaime Pedro Kohl
Bispo de Osório
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
terça-feira, 23 de setembro de 2014
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)