quarta-feira, 8 de julho de 2015

Evangelho do Dia - O chamado dos doze discípulos.

Ano B - DIA 08/07

    

O chamado dos doze discípulos - Mt 10,1-7

Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes poder para expulsar os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou esses doze, com as seguintes recomendações: "Não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! No vosso caminho, proclamai: 'O Reino dos Céus está próximo'.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Jesus chamou seus doze discípulos e os enviou em missão. Também hoje o Senhor continua despertando o coração de muitas pessoas para o seu seguimento. Ao ouvirmos o convite do Senhor, tenhamos a coragem de nos colocarmos a seu serviço como discípulos missionários.
Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é a missão confiada por Jesus aos seus discípulos? O que representam os doze chamados?
"De maneira sucinta, Mateus narra o envio dos doze discípulos, que, em seguida, ele menciona como 'doze apóstolos'. A lista dos 'doze' provavelmente seria o nome daqueles que assumiram a liderança da comunidade de Jerusalém. Os 'doze' formariam o novo Israel, em substituição aos doze filhos de Jacó com as doze tribos de Israel. Contudo, a experiência do tribalismo desapareceu com a monarquia, particularmente com a monarquia de Davi e seus descendentes em Judá e Jerusalém. Com o desaparecimento de Israel, ao norte, Judá, e o judaísmo posterior, assumiu o nome de Israel.
Aos 'doze' é dado o poder de libertar os oprimidos pelos espíritos impuros e pelas doenças características das precárias condições do povo excluído e humilhado.
O envio exclusivo às ovelhas perdidas de Israel, excluindo os pagãos, é típico de Mateus. Ele prioriza o envio a Israel para contemplar sua comunidade constituída por cristãos oriundos do judaísmo."(Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas)
 

2- Meditação (Caminho)

"Na origem de todo caminho vocacional está o Emanuel, o Deus-conosco. Ele nos revela que não estamos construindo sozinhos a nossa vida, porque Deus caminha conosco em meio às nossas sucessivas vicissitudes e, se nós o quisermos, tece com cada um uma maravilhosa história de amor, única e irrepetível e, ao mesmo tempo, em harmonia com a humanidade e com o cosmo inteiro." (Mensagem para o 38º Dia Mundial de Oração pelas Vocações).

 

3- Oração (Vida)

Deus nosso Pai, a Ti confiamos os jovens e as jovens do mundo
com seus problemas, aspirações e esperanças.
Guarda-os com teu olhar de amor e faça-os transformadores da paz
e construtores de uma sociedade de amor.
Chame-os a seguir Jesus, teu Filho.
Que eles compreendam que vale a pena doar
inteiramente a vida por Ti e pela humanidade.
Concede-lhes generosidade e prontidão na resposta.
Acolhe, Senhor, o nosso louvor e a nossa oração
também pelos jovens que a exemplo de Maria, Mãe da Igreja,
acreditaram na tua Palavra e se preparam para o sacramento da ordem,
à profissão dos conselhos evangélicos,
ao empenho missionário.
Ajude-os a compreenderem
que o chamado que Tu deste a eles é sempre atual e urgente. Amém.
(São João Paulo II) 
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim a partir da Palavra? Quais apelos e compromissos desejo concretizar em minha vida? 
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Comentário

O envio dos doze discípulos em missão
O décimo capítulo do evangelho de Mateus traz o discurso de Jesus sobre a missão. No início do discurso está o envio dos doze discípulos em missão. Ante a necessidade ingente da missão (9,37), Jesus dá aos doze discípulos que ele envia o seu próprio poder. Em primeiro lugar, é preciso compreender que a missão é de Jesus e que os discípulos são seus colaboradores. Nossa missão como cristãos é colaboração na missão de Cristo. Daí a necessidade de bem compreender, através dos evangelhos, aquelas passagens em que Jesus mesmo explicita sua missão. Em segundo lugar, é preciso ter presente que o poder conferido pelo Senhor aos seus discípulos não está relacionado a um cargo, mas à condição mesma de discípulo. Trata-se, aqui, do Espírito Santo, o poder de Deus dado para a missão (cf. At 1,8). Esse poder de Deus que faz falar (At 2,1-11) e agir à imitação de Cristo é dom de Deus. A lista com o nome dos doze apóstolos não tem por finalidade limitar a missão a eles, mas dizer à Igreja do futuro que a missão deve estar enraizada na declaração das testemunhas oculares de tudo o que Jesus fez e ensinou. Por razões apologéticas, Mateus retém a observação de que o anúncio da proximidade do Reino de Deus deve ser feito em primeiro lugar, mas não exclusivamente, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pouco a pouco o evangelho vai se abrindo aos pagãos.  Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, tu me escolheste para ser companheiro de missão de teu Filho Jesus. Que eu seja capaz de percorrer, com fidelidade, o mesmo caminho trilhado por ele.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário