sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Evangelho do Dia

Ano B - DIA 14/08

    

O que Deus uniu, o homem não separe - Mt 19,3-12

Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e, para experimentá-lo, perguntaram: “É permitido ao homem despedir sua mulher por qualquer motivo?”. Ele respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. Perguntaram: "Como então Moisés mandou dar atestado de divórcio e despedir a mulher?" Jesus respondeu: "Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o princípio. Ora, eu vos digo: quem despede sua mulher - fora o caso de união ilícita - e se casa com outra, comete adultério". Os discípulos disseram-lhe: "Se a situação do homem com a mulher é assim, é melhor não casar-se". Ele respondeu: "Nem todos são capazes de entender isso, mas só aqueles a quem é concedido. De fato, existem homens impossibilitados de casar-se, porque nasceram assim; outros foram feitos assim por mão humana; outros ainda, por causa do Reino dos Céus se fizeram incapazes do casamento. Quem puder entender, entenda".
 
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Semana Nacional da Família. O Evangelho nos convida a refletir sobre a união entre o homem e a mulher. O ensinamento de Jesus parte do questionamento dos fariseus: "É permitido ao homem despedir sua mulher por qualquer motivo?".
Pedimos: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que o texto diz? Qual questionamento é apresentado a Jesus? Qual é a temática central da narrativa? Qual é o ensinamento que Jesus nos transmite?
"Entre os rabinos, discutia-se sobre quais motivos permitiriam ao homem despedir sua mulher. Os fariseus questionam Jesus com a intenção de pegá-lo em contradição. Evitando discutir a questão a partir da Lei, Jesus evoca a criação, com um sentido de igualdade e unidade entre o homem e a mulher, descartando o direito unilateral do homem de despedi-la.
Os discípulos concluem pela pouca conveniência do casamento. Jesus corrige-os, afirmando que a renúncia ao casamento pode ocorrer por parte de alguém que deseja dedicar-se ao Reino dos Céus." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia 2012’, Paulinas Editora).

2- Meditação (Caminho)

A partir do Evangelho, e tendo presente que estamos na Semana Nacional da Família, que este ano tem como tema "O amor é a nossa missão: a Família plenamente viva", podemos refletir um pouco sobre a missão da família. Tenhamos presente os desafios enfrentados por nossas famílias, suas lutas, alegrias, a presença de Deus em cada lar...

3- Oração (Vida)

Deus Pai e nosso Senhor, que de tudo és Criador,
que criaste o universo e também cada pessoa,
que criaste pais e filhos e os criaste para o amor.
Deus Pai e nosso Senhor, que criaste a mente humana
e puseste sentimentos no homem e na mulher,
e que a todos iluminas, com a Tua imensa luz,
escuta esta nossa prece, feita em nome de Jesus.

Eis aqui nossa família, orando e pedindo luz,
orando e pedindo bênçãos, em nome do Teu Jesus,
para as horas de sucesso e para as horas de cruz.
Porque às vezes pecamos, viemos pedir perdão.
Pelo muito que ganhamos, tens a nossa gratidão.
Por que és maravilhoso, viemos Te enaltecer,
e pelo irmão que precisa, viemos interceder.

Nossa família é imperfeita, temos muito o que aprender,
mas de amor ela foi feita, no amor queremos crescer.
Por isso, Pai de bondade, cada dia mais e mais,
aumenta o amor nos filhos e aumenta o amor nos pais.

Que sejamos, um para o outro, certeza de mais ternura,
que a fonte da nossa casa seja cada vez mais pura.
Que saibamos viver juntos, respeitosos e amorosos,
pais e filhos educados, serenos e esperançosos.
Escuta esta nossa prece, Pai do Universo e da Luz,
Pai de todas as pessoas e Pai do Senhor Jesus.
Por Ele é que nós ousamos fazer esta oração.
Ele é teu Filho querido e o nosso melhor Irmão;
pedimos, em nome Dele, Tua graça e Teu perdão.
Porque nos amas e chamas e conosco inda Te importas,
a família reunida Te abre todas as portas. Amém.

Pe. Zezinho, scj
(Extraído do livro 'Mensagens para o ano todo, vol.3', Paulinas Editora)
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim a partir da Palavra? Quais apelos recebi e compromissos que desejo concretizar em minha vida?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Comentário

A incapacidade de amar verdadeiramente alguém
Os fariseus buscam pegar Jesus numa armadilha a todo tempo. A perícope sobre o repúdio da mulher se encontra num contexto de controvérsia. A questão é posta a Jesus para testá-lo, para verificarem o quanto Jesus conhece da lei de Moisés e como ele a põe em prática. A questão aproveita a omissão de Dt 24,1, uma vez que referido texto não explicita o que se deve entender por “algo vergonhoso” pelo qual se poderia repudiar a esposa. Por essa razão, mesmo entre os fariseus, havia discussões e desacordos no que se refere aos motivos legítimos do repúdio. A resposta de Jesus é absolutamente clara: não é permitido o divórcio, salvo em caso de “união ilegítima”. O termo grego porneía pode referir-se tanto a uma conduta sexual inadmissível por parte da mulher como a um matrimônio em que o grau de parentesco tenha sido interditado por Lv 18,6-18. Quanto à razão da concessão de Moisés, concessão com a qual Jesus não consente, é a “dureza de coração”, a saber, a incapacidade de compreender e pôr em prática os mandamentos de Deus e de amar verdadeiramente alguém. Para Mt 5,32, o divórcio equivale ao adultério. Quem compreende o projeto original de Deus, é curado da dureza do coração, luta por um verdadeiro amor e considera o seu matrimônio algo intocável.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, infunde nos casais cristãos o desejo de experimentarem a santidade do matrimônio, porque tu és a causa e a razão da comunhão que existe entre eles.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário