sábado, 14 de janeiro de 2017

Evangelho do final de semana - "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."

2º Domingo do Tempo Comum
15 de Janeiro de 2017
Cor: Verde


Evangelho - Jo 1,29-34

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,29-34

Naquele tempo:
29João viu Jesus aproximar-se dele e disse:
'Eis o Cordeiro de Deus,
que tira o pecado do mundo.
30
Dele é que eu disse:
Depois de mim vem um homem que passou à minha frente,
porque existia antes de mim.
31
Também eu não o conhecia,
mas se eu vim batizar com água,
foi para que ele fosse manifestado a Israel'.
32
E João deu testemunho, dizendo:
'Eu vi o Espírito descer,
como uma pomba do céu,
e permanecer sobre ele.
33
Também eu não o conhecia,
mas aquele que me enviou a batizar com água me disse:
`Aquele sobre quem vires o Espírito descer e
permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'.
34
Eu vi e dou testemunho:
Este é o Filho de Deus!'
Palavra da Salvação.

O MESSIAS RECONHECIDO
            A atividade frenética do Batista, às margens do Jordão, não o fez perder a consciência de sua missão. No afluxo de penitentes à procura do batismo, ele se deu conta da presença do Messias Jesus. Por isso, advertiu a multidão para a presença do Cordeiro de Deus, enviado para abolir o pecado do mundo.
            A situação do batismo de Jesus estava carregada de evocações. Sua exclamação lembrava o cordeiro pascal. As águas do Jordão recordavam o mar Vermelho. A eliminação do pecado do mundo aproximava Jesus de Moisés, condutor do povo de Israel para a terra prometida. Tudo isso servia para alertar a multidão acerca da presença do Messias.
            João só reconheceu Jesus, por que movido pelo Pai, uma vez que já tinha declarado, por duas vezes, não ter um conhecimento prévio do Messias. Para não se enganar na identificação do Messias, João colocou-se numa atitude de contínuo discernimento. Teria sido desastroso um falso reconhecimento e a conseqüente atribuição do título de Cordeiro de Deus à pessoa indevida. João, ao contrário, não titubeou quando viu Jesus diante de si. Seu testemunho foi firme, pois estava certo de não ter sido induzido ao erro. Diante dele, estava, realmente, o Filho de Deus. Foi o Pai quem lhe revelara a identidade do Filho, e o movera a reconhecê-lo publicamente.
(DomTotal).
OS PASSOS DO DISCERNIMENTO
O evangelho deste segundo domingo do tempo comum traz o testemunho de João Batista a respeito de Jesus. Começa dizendo que não o conhecia, depois o apresenta como o Cordeiro de Deus, mais à frente o reconhece como santificador, pois batiza com o Espírito Santo, e, por fim, o proclama Filho de Deus. João Batista vai progredindo por etapas no conhecimento de Jesus, o que provavelmente reflete a caminhada das primeiras comunidades cristãs em busca de uma experiência da presença do Senhor.

João apresenta Jesus como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, expressão rezada antes da comunhão, durante a missa. Cordeiro de Deus é imagem com muitas ressonâncias bíblicas, sendo uma das mais importantes a do cordeiro imolado por ocasião da libertação dos hebreus da escravidão no Egito. O sangue do cordeiro salvou o povo hebreu das garras do faraó. O sangue de Jesus, derramado na cruz, é sinal de libertação dos pecados da humanidade. Jesus é o novo cordeiro sacrificado no dia da Páscoa e na mesma hora dos sacrifícios dos cordeiros no templo. Ele é o sacrifício da nova aliança que dispensa o sangue dos sacrifícios de animais. Sua entrega faz parte de seu eterno plano de amor solidário aos que sofrem.

João viu o “Espírito descer sobre Jesus”, o ungido por excelência para a missão e a morada permanente de Deus. Sua vida e missão serão impulsionadas pelo Espírito que está nele e que, depois da ressurreição, é transmitido a cada um dos batizados e à comunidade para lembrar aos cristãos a prática do Mestre.

O testemunho culminante de João é o reconhecimento de que o Cordeiro é também Filho de Deus, gerado pelo Pai e nascido de Maria. Sua missão é transmitir à humanidade a vida divina para que as pessoas realizem o projeto de Deus.
Pe. Nilo Luza, ssp - Paulus

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário