sábado, 13 de maio de 2017

Evangelho do final de semana - "Ninguém vai ao Pai senão por mim."

5º Domingo da da Páscoa
14 de Maio de 2017

Cor: Branco

Evangelho - Jo 14,1-12

 

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,1-12

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
1'Não se perturbe o vosso coração.
Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.
2
Na casa de meu Pai há muitas moradas.
Se assim não fosse, eu vos teria dito.
Vou preparar um lugar para vós,
3
e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar,
voltarei e vos levarei comigo,
a fim de que onde eu estiver estejais também vós.
4
E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.'
5
Tomé disse a Jesus:
'Senhor, nós não sabemos para onde vais.
Como podemos conhecer o caminho?'
6
Jesus respondeu:
'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vai ao Pai senão por mim.
7
Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.
E desde agora o conheceis e o vistes.'
8
Disse Felipe:
'Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!'
9
Jesus respondeu:
'Ha tanto tempo estou convosco,
e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai.
Como é que tu dizes: `Mostra-nos o Pai'?
10
Não acreditas que eu estou no Pai
e o Pai está em mim?
As palavras que eu vos digo,
não as digo por mim mesmo,
mas é o Pai, que, permanecendo em mim,
realiza as suas obras.
11
Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim.
Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras.
12
Em verdade, em verdade vos digo,
quem acredita em mim fará as obras que eu faço,
e fará ainda maiores do que estas.
Pois eu vou para o Pai.
Palavra da Salvação.

JESUS: CAMINHO PARA O PAI

Este texto do evangelho faz parte do grande discurso de despedida de Jesus. Os discípulos se sentem perturbados e desanimados, revelando a situação da comunidade no tempo em que o Evangelho de João foi escrito. Por isso Jesus precisa lhes dizer: "Não fique perturbado o coração de vocês".  Mas a fé em Jesus e em Deus é capaz de sustentar seus seguidores também diante das dificuldades. 

Ao se despedir, Jesus promete que vai preparar um lugar para os seus e os convida a segui-lo pelo caminho que é ele mesmo: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Essa bela autodefinição é o centro desse evangelho. Jesus não apenas aponta o caminho, mas ele é o caminho; não apenas revela a verdade, mas ele é a verdade; não apenas defende a vida, mas ele é a vida plena.

Jesus é o caminho da vida e por ele o Pai vem a nós, estabelecendo morada na comunidade. Para os judeus, a lei (o Pentateuco) era o caminho de acesso a Deus e a verdade a ser acatada. Já Jesus propõe a si próprio como o caminho que revela o rosto do Pai, o caminho por meio do qual podemos entrar nos mistérios de Deus Pai.

Jesus é a verdade, que, em sentido bíblico, significa fidelidade plena ao Pai e à missão. Como verdade, ele é a revelação autêntica do projeto de Deus, a manifestação visível do amor do Pai. Jesus verdade é a sintonia profunda com os anseios divinos.

Jesus é a vida, pois a proporciona em plenitude. Ele sempre esteve ao lado da vida mais ameaçada. Ao longo de toda a sua missão, doou a própria vida para a defesa da vida dos outros. É ele que nos comunica a vida plena, pela qual tanto anseia o coração humano. Jesus é a Vida, é a própria ressurreição, a vida eterna.

Fazer a experiência de Jesus, caminho, verdade e vida, é experimentar e ver o próprio Deus: “Quem me vê, vê o Pai”. A vida de Jesus, seu jeito de agir, sua liberdade para fazer o bem, seu amor pelos mais pobres, tudo isso torna visível o rosto amoroso do Pai. Sempre que agimos à maneira de Jesus, estamos colaborando para tornar Deus presente entre nós.

Jesus não propõe um caminho simples, certamente; mas marca-nos o caminho. Ainda mais, Ele mesmo que se faz Caminho para o Pai; Ele mesmo, com a sua ressurreição, faz-se Caminhante para nos guiar; Ele mesmo, com o dom do Espírito Santo nos alimenta e fortalece para não desfalecer no peregrinar: «Não se perturbe o vosso coração».     Um Caminho para andar, uma Verdade para proclamar, uma Vida para compartilhar e desfrutar: Jesus Cristo 

Portanto, o Evangelho nos comunica a importância de crer. E esse exercício de acreditar é um esforço que devemos fazer continuamente em nossas vidas. Jesus nos pede que confiemos n’Ele e na sua verdade; cabe a cada um de nós buscar esta verdade não no mundo, o qual muitas vezes nos traz as suas inverdades, muitas dúvidas, muitos caminhos a seguir. A melhor decisão é seguir o caminho apontado pelo próprio Jesus: ELE MESMO! "Eu sou o caminho, a verdade e a vida! Ninguém vem ao Pai se não for por mim!" Perceba que O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA são uma PESSOA: Jesus!


O CAMINHO

 
No final da última ceia, os discípulos começaram a intuir que Jesus já não estará muito tempo com eles. A saída precipitada de Judas, o anúncio de que Pedro o negará muito brevemente, as palavras de Jesus falando da Sua próxima partida, deixaram todos desconcertados e abatidos. Que vai ser deles?

Jesus capta a sua tristeza e a sua perturbação. O Seu coração comove-se. Esquecendo-se de Si mesmo e do que o espera, Jesus trata de animá-los: «Não vos inquieteis. Confiai em Deus e confiai também em mim». Mais tarde, durante a conversa, Jesus faz-lhes esta confissão: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode chegar até ao Pai senão por Mim». Não o temos de o esquecer nunca.

«Eu sou o caminho»

O problema de muitos não é, que vivam extraviados ou desencaminhados. Simplesmente vivem sem caminho, perdidos numa espécie de labirinto: andando e desandando os mil caminhos que, de fora, lhes vão indicando os slogans e modas do momento.

E que pode fazer um homem ou uma mulher quando se encontra sem caminho? A quem se pode dirigir? Onde pode ir? Quem caminha seguindo os passos de Jesus ainda poderá encontrar problemas e dificuldades, mas é no caminho certo que leva ao Pai. Esta é a promessa de Jesus.

«Eu sou a verdade»

Estas palavras contêm um convite escandaloso aos ouvidos modernos. E, no entanto, hoje também temos de ouvir Jesus. Nem tudo é reduzido à razão. O desenvolvimento da ciência não contém toda a verdade. O mistério último da realidade não se deixa apanhar pelas análises mais sofisticadas. O ser humano tem de viver perante o mistério último da existência.

Jesus apresenta-se como o caminho que conduz e aproxima a esse Mistério último. Deus não se impõe. Não força ninguém com provas nem evidências. O Mistério último é silêncio e atração respeitosa. Jesus é o caminho que nos pode conduzir a confiar na sua bondade.

«Eu sou a vida»

Jesus pode ir transformando a nossa vida. Não como o mestre longínquo que deixou um legado de sabedoria admirável à humanidade, mas como alguém vivo que, desde o mais profundo do nosso ser, infunde em nós um gérmen de vida nova.

Esta ação de Jesus em nós produz-se quase sempre de forma discreta e silenciosa. O mesmo crente apenas intui uma presença imperecível. Por vezes, no entanto, invade-nos a certeza, a alegria incontida, a confiança total: Deus existe, ama-nos, tudo é possível, inclusive a vida eterna. Nunca entenderemos a fé cristã se não acolhemos Jesus como o caminho, a verdade e a vida.

                                                                                    Pe. José Antonio Pagola
                                                                     Tradutor: Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário:

Postar um comentário