sábado, 19 de outubro de 2019

Dia Mundial das Missões

Oração para o Mês Missionário Extraordinário
Pai Nosso, o Teu filho unigênito Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, confiou aos seus discípulos: “Ide e fazei discípulos todos os povos”. Recorda-nos que, pelo batismo, tornamo-nos participantes da missão da Igreja. Pelos dons do Espírito Santo, concedei-nos de sermos testemunhas do Evangelho, corajosos e vigilantes, para que a missão confiada à Igreja, ainda longe de estar realizada, encontre novas e eficazes expressões que levem vida e luz ao mundo. Ajudai-nos, Pai Santo, a fazer com que todos os povos possam encontrar-se com o amor e a misericórdia de Jesus Cristo. Ele que é Deus convosco, e vive e reina na unidade do Espírito Santo, agora e para sempre. Amém.
 
A TODOS OS POVOS
Dentro do “mês missionário extraordinário”, celebramos hoje o Dia Mundial das Missões, da Juventude Missionária e da Santa Infância. Em todo o mundo, as comunidades católicas promovem iniciativas especiais para difundir a “cultura missionária” na Igreja, a oração e o apoio concreto aos missionários e suas atividades.
O Papa Francisco quis que este mês de Outubro fosse um “mês missionário extraordinário”, para reavivar em todas as comunidades e em todos os católicos a consciência de que somos um povo missionário, ciente de que “a messe é grande e os operários são poucos” e também que a responsabilidade missionária não é de uns poucos abnegados heróis, mas de todo o povo cristão. Não somos uma Igreja que já fez o que tinha que fazer... Temos muito a fazer para que o Evangelho de Cristo chegue a todos os povos e em toda parte.
Na virada do milênio, o Papa S.João Paulo II escreveu na sua Carta Apostólica “Novo millenio ineunte” (Entrando no Novo Milênio): “Longe de estar acabada, a missão da Igreja está apenas no seu início”! Para cada geração precisa recomeçar a missão evangelizadora, quer aqui perto, quer lá longe, em “terras missionárias”. Se não se fizer assim, a fé esfria e acaba morrendo.
Isso vale muito especialmente para os nossos dias, quando vemos aumentar o esfriamento da fé e da prática religiosa também entre os católicos. Quando já não se transmite mais a fé e a prática religiosa em casa, no seio da família, muitos não se casam na Igreja e não batizam mais os filhos. Nessas situações, é preciso retomar o trabalho missionário também nos lugares onde a maioria era católica.
Nosso sínodo arquidiocesano tem um propósito missionário e, após promover uma ampla tomada de consciência sobre a situação religiosa e pastoral da Arquidiocese de São Paulo, proporá uma “conversão e renovação missionária”, a ser desenvolvida nos próximos anos. Damo-nos conta de que nossa Igreja na metrópole paulistana precisa muito de uma nova ação e atitude missionária.
Neste Domingo, rezemos por todos os missionários e, de maneira especial, pelos missionários que estão atuando em frentes missionárias no Norte do Brasil, ou em outras áreas. E façamos um gesto concreto bem generoso de apoio ao trabalho dos missionários na Coleta para as Missões. Com nosso apoio, os missionários podem continuar seu trabalho também em nosso nome.
Cardeal Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário