EVANGELHO: Mt 15,21-28
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”.
24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos 24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
Comentário
Jesus estava em Tiro e Sidônia, na parte sul do Líbano atual, e foi abordado por uma mulher cananeia, que, portanto, não era judia. Mulher humilde e insistente, que pedia a cura de sua filha atormentada por um demônio. A menina estava com alguma doença. Os discípulos queriam mandá-la embora, porque estava perturbando. Jesus, por sua vez, parece se desinteressar e diz que foi enviado somente para os judeus. A mulher continua insistindo e Jesus reafirma a primazia dos judeus usando uma expressão corrente: “Os judeus são filhos, os pagãos são cães”. A esta altura, todos perdemos o rumo. Todos, menos Jesus. Ele sabe aonde quer chegar. “Os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!”, diz a cananeia na sua insistência, e disse tudo. “Mulher, grande é tua fé. Como queres, te seja feito!”. Jesus deixou nas mãos da cananeia a solução do problema. Ela queria e tinha fé.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário