sábado, 17 de outubro de 2020

Evangelho do domingo


29º Domingo Do Tempo Comum

18 de Outubro de 2020

Cor: Verde

Evangelho - Mt 22,15-21

 

Dai, pois, a César o que é de
César e a Deus o que é de Deus.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,15-21

Naquele tempo:
15Os fariseus fizeram um plano
para apanhar Jesus em alguma palavra.
16
Então mandaram os seus discípulos,
junto com alguns do partido de Herodes,
para dizerem a Jesus:
'Mestre, sabemos que és verdadeiro
e que, de fato, ensinas o caminho de Deus.
Não te deixas influenciar pela opinião dos outros,
pois não julgas um homem pelas aparências.
17
Dize-nos, pois, o que pensas:
É lícito ou não pagar imposto a César?'
18
Jesus percebeu a maldade deles e disse: 'Hipócritas!
Por que me preparais uma armadilha?
19
Mostrai-me a moeda do imposto!'
Trouxeram-lhe então a moeda.
20
E Jesus disse:
'De quem é a figura e a inscrição desta moeda?'
21
Eles responderam: 'De César.'
Jesus então lhes disse:
'Dai pois a César o que é de César,
e a Deus o que é de Deus.'
Palavra da Salvação.

Devolvei, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus - Mt 22,15-21
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Presentes no mundo, em todas as culturas e nações, os missionários se inserem em realidades que os levam ao confronto com César e suas moedas. Hoje é o Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária. O discípulo missionário se esforça para tornar conhecido o verdadeiro Deus, que ele experimentou em sua vida e de cuja veracidade está convencido.

O anúncio do verdadeiro e único Deus implica o reconhecimento, por parte de qualquer governante, de que ele mesmo não é Deus. César tem que reconhecer que não é Deus e que deve obediência a Deus. A moeda pode ser dele. O que não pode é ser usada em desacordo com a vontade de Deus. Esta tarefa missionária significa mudança e conversão nos sistemas de governo em todos os seus níveis. O que Deus espera de um governante é a paz gerada pela justiça. Quando Jesus disse: “Entre vós não será assim”, ele se referia ao modo tirânico de governar.

Paulo, Silvano e Timóteo agradecem a Deus pelo resultado de seu trabalho missionário em Tessalônica, por como os cristãos daquela localidade testemunhavam na prática sua real conversão. Estes discípulos missionários podiam ver com alegria o resultado de seu trabalho na fé ativa, na caridade esforçada e na esperança firme dos tessalonicenses. O Evangelho lhes foi anunciado não só por palavras, mas com toda a força do Espírito Santo.

Ciro da Pérsia, que era um rei pagão, submeteu-se ao chamado do Senhor e aprendeu que somente o Senhor é Deus e sem ele nada existe. Todas as vitórias de Ciro foram permitidas por Deus e Deus mesmo o inspirou a deixar partir o povo de Israel que vivia no exílio da Babilônia. As moedas eram de Ciro, as armas e os exércitos eram de Ciro, mas Ciro devia reconhecer que ele era de Deus, e não era Deus. Dê a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus.

São Paulo orienta os romanos à devida submissão às autoridades constituídas. Devemos nos submeter às autoridades constituídas, “pois não há autoridade que não venha de Deus, e as que existem foram estabelecidas por Deus”. Diz ele que devemos pagar os impostos, “pois os que governam são servidores de Deus e se desincumbem com zelo de seu ofício”. São Paulo ensina a dar a César o que é de César e dar César a Deus, porque os que governam foram estabelecidos por Deus. A autoridade não existe para dominar, mas é instrumento de Deus para nos conduzir ao bem. Faz parte do trabalho do discípulo missionário no meio do mundo fazer com que as autoridades saibam qual é o seu lugar e o seu ofício. Um poder que quisesse ocupar o lugar de Deus e não protegesse o bem, mas propagasse o mal, não deveria ter a submissão de ninguém.

Os israelitas não podiam aceitar na moeda a imagem de César que se fazia adorar como se fosse uma divindade do panteão romano. De Deus não se faz imagem porque a única imagem aceitável já está feita, e esta é o ser humano vivo. “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”, foi dito por Deus no sexto dia da criação.

A moeda de César significa o poder econômico, que hoje mostra mais claramente a sua maldade. Os interesses econômicos estão na base da corrupção presente nos sistemas sociais. O que dá forma, ordem, estabilidade ao conjunto dos acontecimentos da vida social é um sistema marcado pela ganância. Há um prazer em ter mesmo sem saber para quê. Esse modelo coloca a sociedade debaixo da moeda de César.

COISAS LÍCITAS E ILÍCITAS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://domtotal.com/religiao-liturgia-diaria.php).

Os fariseus buscavam, sem trégua, desacreditar Jesus diante do povo ou colocá-lo numa situação complicada, de modo a terminar encarcerado pelas tropas romanas. Uma declaração comprometedora saída de sua boca seria uma boa cilada. Por isso, enviaram para armar-lhe ciladas alguns de seus discípulos acompanhados de judeus partidários de Herodes, simpatizantes do poder romano. É bom recordar o ódio que os fariseus nutriam por estes dominadores estrangeiros.

Os emissários agiram com extrema esperteza: trataram Jesus de maneira cortês, louvando-lhe os ensinamentos e a coragem, vendo que não se deixava amedrontar por ninguém. Além disso, apresentaram-se como judeus piedosos, cheios de escrúpulos de consciência.

Propuseram ao Mestre a questão da liceidade ou não de pagar o tributo a César. Jesus, porém, deu-se conta da hipocrisia deles travestida de piedade. Por isso, ofereceu-lhes uma resposta que os deixou confundidos.

Em última análise, a resposta do Mestre serve ainda hoje para discernirmos o lícito e o ilícito. Qualquer coisa é lícita, desde que compatível com o projeto de Deus. O que fere este projeto é ilícito e deve ser rejeitado por quem aderiu ao Reino e procura pautar-se por ele.

Tomando Deus como ponto de referência, é possível determinar, em cada caso concreto, o que é ou não é permitido. Bastava, pois, que os emissários dos fariseus aplicassem este critério à questão do tributo a ser pago ao imperador romano.

Oração
Pai, por reconhecer-te como centro de minha vida, ensina-me a submeter tudo a ti, e a rejeitar o que pretende polarizar minhas atenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário