29º Domingo Do Tempo Comum
18 de Outubro de 2020
Cor: Verde
Evangelho
- Mt 22,15-21
Dai, pois, a César o que é
de
César e a Deus o que é de Deus.
+
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,15-21
Naquele tempo:
15Os fariseus
fizeram um plano
para apanhar
Jesus em alguma palavra.
16Então
mandaram os seus discípulos,
junto com
alguns do partido de Herodes,
para dizerem
a Jesus:
'Mestre,
sabemos que és verdadeiro
e que, de
fato, ensinas o caminho de Deus.
Não te deixas
influenciar pela opinião dos outros,
pois não
julgas um homem pelas aparências.
17Dize-nos,
pois, o que pensas:
É lícito ou
não pagar imposto a César?'
18Jesus
percebeu a maldade deles e disse: 'Hipócritas!
Por que me
preparais uma armadilha?
19Mostrai-me a
moeda do imposto!'
Trouxeram-lhe
então a moeda.
20E Jesus disse:
'De quem é a
figura e a inscrição desta moeda?'
21Eles
responderam: 'De César.'
Jesus então
lhes disse:
'Dai pois a
César o que é de César,
e a Deus o
que é de Deus.'
Palavra da
Salvação.
Devolvei, pois, a César o que é de
César e a Deus, o que é de Deus - Mt 22,15-21
(O comentário do
Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia
2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas -
http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
Presentes
no mundo, em todas as culturas e nações, os missionários se inserem em
realidades que os levam ao confronto com César e suas moedas. Hoje é o Dia
Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária. O discípulo
missionário se esforça para tornar conhecido o verdadeiro Deus, que ele
experimentou em sua vida e de cuja veracidade está convencido.
O
anúncio do verdadeiro e único Deus implica o reconhecimento, por parte de
qualquer governante, de que ele mesmo não é Deus. César tem que reconhecer que
não é Deus e que deve obediência a Deus. A moeda pode ser dele. O que não pode
é ser usada em desacordo com a vontade de Deus. Esta tarefa missionária
significa mudança e conversão nos sistemas de governo em todos os seus níveis.
O que Deus espera de um governante é a paz gerada pela justiça. Quando Jesus
disse: “Entre vós não será assim”, ele se referia ao modo tirânico de governar.
Paulo,
Silvano e Timóteo agradecem a Deus pelo resultado de seu trabalho missionário
em Tessalônica, por como os cristãos daquela localidade testemunhavam na
prática sua real conversão. Estes discípulos missionários podiam ver com
alegria o resultado de seu trabalho na fé ativa, na caridade esforçada e na
esperança firme dos tessalonicenses. O Evangelho lhes foi anunciado não só por
palavras, mas com toda a força do Espírito Santo.
Ciro
da Pérsia, que era um rei pagão, submeteu-se ao chamado do Senhor e aprendeu
que somente o Senhor é Deus e sem ele nada existe. Todas as vitórias de Ciro
foram permitidas por Deus e Deus mesmo o inspirou a deixar partir o povo de
Israel que vivia no exílio da Babilônia. As moedas eram de Ciro, as armas e os
exércitos eram de Ciro, mas Ciro devia reconhecer que ele era de Deus, e não
era Deus. Dê a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus.
São
Paulo orienta os romanos à devida submissão às autoridades constituídas.
Devemos nos submeter às autoridades constituídas, “pois não há autoridade que
não venha de Deus, e as que existem foram estabelecidas por Deus”. Diz ele que
devemos pagar os impostos, “pois os que governam são servidores de Deus e se
desincumbem com zelo de seu ofício”. São Paulo ensina a dar a César o que é de
César e dar César a Deus, porque os que governam foram estabelecidos por Deus.
A autoridade não existe para dominar, mas é instrumento de Deus para nos
conduzir ao bem. Faz parte do trabalho do discípulo missionário no meio do
mundo fazer com que as autoridades saibam qual é o seu lugar e o seu ofício. Um
poder que quisesse ocupar o lugar de Deus e não protegesse o bem, mas
propagasse o mal, não deveria ter a submissão de ninguém.
Os
israelitas não podiam aceitar na moeda a imagem de César que se fazia adorar
como se fosse uma divindade do panteão romano. De Deus não se faz imagem porque
a única imagem aceitável já está feita, e esta é o ser humano vivo. “Façamos o
homem à nossa imagem e semelhança”, foi dito por Deus no sexto dia da criação.
A
moeda de César significa o poder econômico, que hoje mostra mais claramente a
sua maldade. Os interesses econômicos estão na base da corrupção presente nos
sistemas sociais. O que dá forma, ordem, estabilidade ao conjunto dos
acontecimentos da vida social é um sistema marcado pela ganância. Há um prazer
em ter mesmo sem saber para quê. Esse modelo coloca a sociedade debaixo da moeda
de César.
COISAS LÍCITAS E ILÍCITAS
(O comentário do
Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese
Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total -
http://domtotal.com/religiao-liturgia-diaria.php).
Os
fariseus buscavam, sem trégua, desacreditar Jesus diante do povo ou colocá-lo
numa situação complicada, de modo a terminar encarcerado pelas tropas romanas.
Uma declaração comprometedora saída de sua boca seria uma boa cilada. Por isso,
enviaram para armar-lhe ciladas alguns de seus discípulos acompanhados de
judeus partidários de Herodes, simpatizantes do poder romano. É bom recordar o
ódio que os fariseus nutriam por estes dominadores estrangeiros.
Os
emissários agiram com extrema esperteza: trataram Jesus de maneira cortês,
louvando-lhe os ensinamentos e a coragem, vendo que não se deixava amedrontar
por ninguém. Além disso, apresentaram-se como judeus piedosos, cheios de
escrúpulos de consciência.
Propuseram
ao Mestre a questão da liceidade ou não de pagar o tributo a César. Jesus,
porém, deu-se conta da hipocrisia deles travestida de piedade. Por isso,
ofereceu-lhes uma resposta que os deixou confundidos.
Em
última análise, a resposta do Mestre serve ainda hoje para discernirmos o
lícito e o ilícito. Qualquer coisa é lícita, desde que compatível com o projeto
de Deus. O que fere este projeto é ilícito e deve ser rejeitado por quem aderiu
ao Reino e procura pautar-se por ele.
Tomando
Deus como ponto de referência, é possível determinar, em cada caso concreto, o
que é ou não é permitido. Bastava, pois, que os emissários dos fariseus
aplicassem este critério à questão do tributo a ser pago ao imperador romano.
Oração
Pai, por reconhecer-te como centro de
minha vida, ensina-me a submeter tudo a ti, e a rejeitar o que pretende
polarizar minhas atenções.
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