sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Leia a mensagem do bispo de Osório, Dom Jaime.

Palavra do Bispo

Abramos as portas, ele está chegando!
Estamos às vésperas do Natal! O clima é de expectativa. O coração bate mais forte.
Há dias, os sinais do natal enchem nossos olhos de imagens natalinas, recebemos cartões, mensagens, vimos árvores enfeitadas de todos os tamanhos, papainoéis, presépios estilizados, praças e prédios iluminados. Muitos sinais luminosos, alusivos à Luz que é Jesus.
Ele, porém, vem de forma muito discreta ae por nada vistosa. Tanto que chegou e os seus não o reconheceram. Para encontrá-lo precisa ir a manjedoura de um estábulo.
O Evangelho deste final de semana nos narra como tudo começou: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo!” é o convite do anjo Gabriel à jovem adolescente, Maria de Nazaré. Uma tradução mais literal seria: “Alegra-te, favorecida-de-Deus, o Senhor está contigo!”
A favorecida, a cheia de graça, a predileta, a eleita para ser a mãe do Salvador prende nossa atenção, hoje. E queremos aprender dela a preparar e acolher a visita que o Senhor nos faz, neste Natal.
Como fez com Maria, Deus não chega diretamente, mas através de anjos, seus mensageiros. Muitas são as formas que Deus tem para se comunicar conosco. Será que conseguimos perceber essas visitas-convites? Ou andamos tão entulhados de coisas e preocupações que não percebemos mais as visitas de Deus?
Enfeites externos, pisca-piscas, preparação da ceia, troca de presentes, comes e bebes, fogos de artifício, etc. Tudo bonito, mas para que? Para quem?
Infelizmente, muitos cristãos fazem festa nesse dia, mas nem sequer elevam a ele um pensamento de gratidão, uma prece, um ge sto de amor. Nesse dia que fazemos memória daquele que nos veio trazer a Salvação e a paz, muita gente acaba embriagada e brigada até com os mais íntimos, contrariando totalmente o sentido da Natal.
Como pode um cristão viver essa festividade sem passar pela Igreja, sem participar da Ceia que sacia e produz salvação? Sem um gesto de reconciliação? Sem uma obra de misericórdia? Sem olhar para o alto e gritar um “Obrigado, Senhor!”? Sem mirar o horizonte e suspirar um “Vem, Senhor Jesus!”?
Abramos as portas de nosso coração a Aquele que está chegando! Não sei se cavalgando, se a pé, se de bicicleta, se de ônibus, de caminhão ou em carro de passeio! Se como mendigo maltrapilho ou nas vestes finas de alguém tão pobre que só tem dinheiro! Se na pessoa de um estranho ou de alguém de casa, próximo , mas afetivamente a quilômetros de distância.
Um modo bonito e, certamente, agradável a Deus de prepara e celebrar o Natal é aproximar alguém ou deixar-se aproximar por alguém. Promover um encontro de família que a tempo não acontece. Dar um sinal de perdão e reconciliação a alguém que está sofrendo e esperando por esse dia. Mandar um cartão de boas festas. Dar um presentinho. Estender a mão. Oferecer um sorriso. Dar um abraço. Todas formas para honrarmos Aquele que está às portas, esperando uma chance para poder entrar: o príncipe da Paz!
Abramos as portas, Ele está chegando!
Ele está chegando e carrega um segredo, “um mistério que ficou no silêncio desde sempre, mas hoje se manifestou”. Esse mistério é Jesus, o Messias prometido. Por seu nascimento, morte e ressurreiç&atild e;o, o Reino de Deus foi estabelecido entre os homens. Portanto, não comemoramos um aniversário qualquer, mas o nascimento de Jesus, o Salvador de todos os homens!
Conseguimos perceber a grandiosidade do evento que estamos para celebrar?
Eis que Ele vem, “Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim!” Esse foi o anuncio feito a Maria, humilde jovem de Nazaré que a deixou confusa.
Mas o anjo a consola e assegura: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.”
Quem sabe, desarmados, como Maria, possamos dizer, também nós, para Aquele que está chegando: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”
Que bonito poder dizer a Deus: “Faça-se!” Estou a tua disposição, quero unicamente fazer a tua vontade, Senhor!
Não compliquemos as coisas, superemos a nossa pouca autoestima e falsa humildade. Podemos, sim, responder como Maria: “Eis aqui a serva ou o servo do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”
Abramos as portas do nosso coração, das nossas casas, das nossas igrejas e deixemos a Palavra entrar, “deixemos a luz do céu entrar!” Essa luz que é Jesus.
Com um irmão como Jesus em casa, nunca mais será como antes! Seremos mais bonitos, mais felizes, mais humanos, mais amáveis, mais cristãos.
Dom Jaime Pedro Kohl
Bispo Diocesano


Nenhum comentário:

Postar um comentário