sábado, 9 de janeiro de 2016

Evangelho do final de semana - "Tu és o meu Filho amado!"

Batismo do Senhor Natal
Cor: Branco

Evangelho - Lc 3,15-16.21-22


Jesus recebeu o batismo.
E, enquanto rezava, o céu se abriu.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 3,15-16.21-22

Naquele tempo:
15O povo estava na expectativa
e todos se perguntavam no seu íntimo
se João não seria o Messias.
16
Por isso, João declarou a todos:
'Eu vos batizo com água,
mas virá aquele que é mais forte do que eu.
Eu não sou digno de desamarrar
a correia de suas sandálias.
Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.
21
Quando todo o povo estava sendo batizado,
Jesus também recebeu o batismo.
E, enquanto rezava, o céu se abriu
22
e o Espírito Santo desceu sobre Jesus
em forma visível, como pomba.
E do céu veio uma voz:
'Tu és o meu Filho amado,
em ti ponho o meu bem-querer.'
Palavra da Salvação.
 

10 de janeiro: Batismo do Senhor
MISSÃO DE BATIZADOS

João Batista veio preparar o caminho do Messias, realizando nas águas do Jordão um batismo de penitência e conversão. Os que iam a ele aguardavam o Messias e, conscientes dos próprios pecados, buscavam o perdão de Deus.

Apesar de não ter pecados, o Filho de Deus se deixa batizar por João, fazendo-se solidário com todos os sofredores arrependidos.

Após o batismo, quando estava em oração, o Espírito Santo desce sobre Jesus em forma de pomba. E, do céu que se abre, a voz do Pai proclama Jesus seu Filho bem-amado. Toda a missão de Jesus é fruto de sua união com o Pai, a qual o Evangelho de Lucas salienta, mostrando o Mestre em frequente oração. E a imagem da pomba, entre os significados que evoca, fala da bondade e do amor de Deus pela humanidade. O Espírito, que acompanhará a missão terrena de Jesus, será novamente enviado como dom em Pentecostes e continuará acompanhando os seguidores de Jesus. Com o Espírito, portanto, os cristãos continuarão a espalhar no mundo o amor de Deus.

Diferente do batismo de João será, portanto, o batismo de Jesus. O batismo de Jesus se realizará também com fogo, e é com línguas de fogo que o Espírito virá aos discípulos reunidos em Pentecostes. Pois se a água limpa, purifica dos pecados, o fogo queima, transforma nosso ser. O batismo de Jesus, no Espírito e no fogo, indicando sua missão, indica também a missão de cada cristão, batizado para espalhar o amor de Deus, para solidarizar-se com os pecadores e sofredores, para transformar as situações segundo o projeto de Deus.

Hoje é festa para reavivarmos nossa missão de batizados! Reavivemos em nós a presença do Espírito Santo, dom de Deus que nos impele como fogo a transformar o mundo. A nós, batizados, Jesus deixa o grande desafio de crescer na caminhada de fé e ajudar tantos outros irmãos a unirem-se na mesma missão.
Pe. Paulo Bazaglia, ssp

Nenhum comentário:

Postar um comentário