segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Evangelho do dia - "Quem não está contra vós, está a vosso favor."

2ª-feira da 26ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Evangelho - Lc 9,46-50

Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,46-50
Naquele tempo: 
46Houve entre os discípulos uma discussão, 
para saber qual deles seria o maior. 
47Jesus sabia o que estavam pensando. 
Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 
48e disse-lhes: 
'Quem receber esta criança em meu nome, 
estará recebendo a mim. 
E quem me receber, 
estará recebendo aquele que me enviou. 
Pois aquele que entre todos vós for o menor, 
esse é o maior.' 
49João disse a Jesus: 
'Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. 
Mas nós o proibimos, porque não anda conosco.' 
50Jesus disse-lhe: 
'Não o proibais, pois quem não está contra vós, 
está a vosso favor.' 
Palavra da Salvação. 


Reflexão - Lc 9, 46-50

A lógica que nos é proposta por Jesus nos desafia a entender as relações de autoridade e de poder de uma forma totalmente diferente da proposta pelo mundo: autoridade significa conduzir as outras pessoas para uma vida melhor e poder significa serviço e humildade. Com isso, o Evangelho nos mostra que devemos nos afastar da opressão, da dominação e do autoritarismo do poder pelo poder. O Evangelho de hoje também nos mostra que o fato de sermos a Igreja de Jesus Cristo não nos dá o direito de nos apossarmos da sua pessoa e da sua ação, uma vez que ele chama diferentes pessoas através de modos diferentes para que, de diferentes modos, continue agindo no meio dos homens. (Cnbb).
 

A GRANDEZA DOS PEQUENINOS
            Os discípulos de Jesus tardaram em perceber que o Reino pertence aos pobres, aos famintos, aos pequeninos, e que estes são os grandes do Reino, exatamente por serem desprovidos de poder e de manias de grandeza. Sua excelência se deve ao amor que o Senhor do Reino lhes devota, e não a méritos humanos.
            O menino que Jesus colocou junto de si tornou-se o centro das considerações. Contemplando-o, seria possível compreender o que significa ser "o maior no Reino". Ele era absolutamente necessitado de ajuda. Faltava-lhe condições para impor-se ao mundo dos adultos. Carecia de ser acolhido e amado. Disto dependia a sua subsistência.
            No contexto do Reino, maior é quem compreende que depende de Deus e assume a postura de um pequenino. Nesta condição, torna-se solidário com os pequenos e fracos deste mundo, fazendo-se deles amigo e servidor. O maior do Reino recusa-se a se colocar entre os primeiros da escala social ou hierárquica. Pelo contrário, encontra seu lugar entre os que foram relegados aos níveis inferiores, por serem vítimas da discriminação. Sendo avesso às glórias mundanas, obtidas à custa de fraude e desonestidade, busca conquistar a glória que provém do amor aos pequeninos. Glória duradoura por ter sua origem no Pai!
            Por conseguinte, quem se torna pequenino, fazendo-se servidor dos mais necessitados, possui o espírito do verdadeiro discípulo que dispensa toda disputa a respeito de quem é o maior. (Dom total).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário