quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Exaltação da Santa Cruz

Exaltação da Santa Cruz

A festa da Exaltação da Santa Cruz nasceu, em Jerusalém, nos primeiros séculos do Cristianismo. Conforme um antigo testemunho, começou a ser comemorada no aniversário do dia em que foi encontrada a cruz de Nosso Senhor. A sua celebração estendeu-se com grande rapidez pelo Oriente e, pouco depois, por toda a cristandade. Em Roma, era particulamente solene a procissão que, antes da Missa, dirigia-se de Santa Maria Maior a São João de Latrão para venerar a cruz. No começo do século VII, os persas saquearam Jerusalém, destruíram muitas basílicas  e se apoderaram das sagradas relíquias da Santa Cruz que, um pouco mais tarde, seriam recuperados pelo imperador Heráclio. Conta uma piedosa tradição que, quando o imperador ,vestido com as insígnias da realeza, quis carregar pessoalmente o santo Madeiro até o seu primitico lugar no Calvário, o seu peso foi-se tornando cada vez mais insuportavel. Nesse momento, Zacarias, bispo de Jerusalém, fez-lhe ver que ,para levar aos ombros a Santa Cruz, devia desfazer-se das insígnias imperiais, imitando a pobreza e a humildade de Cristo, o qual tnha carregado o santo lenho despojado de tudo. Heráclio vestiu, então, umas humildes roupas de peregrino e, descalço, pôde levar a Santa Cruz até o cimo do Gólgota.

Símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus
Nos reunimos com todos os santos, neste dia, para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso : “Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos ” (I Cor 1,23).
Graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão, por isso neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos: “Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada”.“Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!”
Santa Cruz, sede a nossa salvação!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário