sábado, 26 de novembro de 2016

Evangelho do final de seman - Prontos para receber o Senhor.

1º Domingo do Advento
27 de Novembro de 2016

Cor: Roxo

Evangelho - Mt 24,37-44

Ficai atentos e preparados!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 24,37-44

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos:
37'A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé.
38
Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam,
casavam-se e davam-se em casamento,
até o dia em que Noé entrou na arca.
39
E eles nada perceberam
até que veio o dilúvio e arrastou a todos.
Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.
40
Dois homens estarão trabalhando no campo:
um será levado e o outro será deixado.
41
Duas mulheres estarão moendo no moinho:
uma será levada e a outra será deixada.
42
Portanto, ficai atentos!
porque não sabeis em que dia virá o Senhor.
43
Compreendei bem isso: se o dono da casa 
soubesse a que horas viria o ladrão,
certamente vigiaria e não deixaria
que a sua casa fosse arrombada.
44
Por isso, também vós ficai preparados!
Porque na hora em que menos pensais,
o Filho do Homem virá.
Palavra da Salvação.

PRONTOS PARA RECEBER O SENHOR
O tempo litúrgico do Advento convida-nos à preparação para acolher o Senhor que vem. O apelo insistente da Igreja questiona a tendência dos cristãos a serem acomodados, quando não contaminados pela mentalidade mundana, centrada na busca desenfreada do prazer e na consecução de interesses pessoais.
Desconhecendo o dia e a hora em que o Senhor virá, o discípulo deve estar sempre pronto para recebê-lo. A prontidão cristã é feita de pequenos gestos de amor, na simplicidade do quotidiano. Nada de ações mirabolantes nem de tarefas heróicas a serem cumpridas! Exige-se do discípulo apenas amor sincero e gratuito a Deus e ao próximo.
O episódio bíblico acerca da figura de Noé e do dilúvio ilustra a atitude contrária àquela do discípulo do Reino. A desvastação diluviana tomou de surpresa a humanidade. Ninguém, além de Noé e de sua família, deu-se conta do que estava para acontecer. Por isso, comia-se, bebia-se e se celebravam bodas, na mais total ignorância da fúria destruidora da natureza que se abateria sobre a Terra.
O Senhor espera encontrar os discípulos do Reino vigilantes, quando de sua chegada. A menor desatenção pode revelar-se perigosa. Por isso, o egoísmo jamais poderá ter lugar no coração de quem quer ser encontrado pelo Senhor. Só existe uma maneira de preparar-se para este momento: amar. (DomTotal).

A vinda do Filho do Homem


Fiquem atentos! Vocês não sabem em que dia virá o Senhor. Nos dias de Noé todo mundo estava tranquilo, vivendo a vida de cada dia, até que, sem avisar, veio o dilúvio e arrastou a todos. Quando o Filho do Homem vier, vai ser a mesma coisa. Vigiem, pois, e fiquem preparados. É hora de acordar. A salvação está perto. Passamos da noite para o dia. Vamos então viver honestamente, sem comilanças, bebedeiras, orgias imoralidades, brigas, rivalidades. Olhem para o alto e vejam a montanha da casa do Senhor. Está firme e domina o horizonte. Nações e povos um dia subirão esta montanha em busca do Ensinamento e da Palavra do Senhor, porque de Sião sai o Ensinamento e de Jerusalém, a Palavra do Senhor.

Aquele será o dia do julgamento das nações e da correção de todos os povos. Espadas quebradas serão transformadas em bicos de arado, lanças serão foices. Sem armas e sem exercícios, Escola Superior e Tiro de Guerra serão obsoletos. Os caminhos são iluminados pela luz que sai da Casa do Senhor e por eles passa um povo de vida equilibrada, que está atento ao comer, beber, casar-se, lavrar, moer e sabe que o Senhor chega quando menos se espera. Quem vigia está de pé, acordado, não prostrado, caído por terra em orgias, bebedeiras, brigas e desavenças. Não encontre o Senhor o mundo vendendo armas e bebendo o fruto de sua venda. Os cristãos do Advento estão atentos, olhando para si e ao redor, de olhos abertos com visão clara, não olhos turvos embriagados, sóbrios e críticos como a consciência do próprio mundo. O Senhor vem e ao chegar nos encontrará a todos num movimento internacional ativo de transformação de armas de guerra em instrumentos de trabalho para a construção da paz. Dois homens e duas mulheres, um será tomado, outro será deixado. Quem será deixado e quem será tomado?

O Senhor preferiu ocultar o dia e a hora em que Cristo, seu Filho, Senhor e Juiz da História, aparecerá nas nuvens do céu, revestido de poder e majestade. Naquele tremendo e glorioso dia, passará o mundo presente e surgirá novo céu e nova terra. Enquanto esperamos a feliz realização de seu Reino, trabalhamos, despojando o mundo das ações das trevas e vestindo as armas da luz. Se armas é preciso ter, sejam elas estas, as da luz.

O Advento supõe um esforço para o desarmamento. O Messias transformará armas de guerra em instrumentos de trabalho. Há, no entanto, um desarmamento anterior necessário para que desapareçam os instrumentos de guerra. É o desarmamento interior, do coração de cada pessoa. Quem vive psicologicamente armado contra o outro, espontaneamente se revestirá com armas que ferem e matam. Mundo sem armas nucleares, cooperação entre os povos, diplomacia internacional; há quem proponha e trabalhe para que tudo não passe de um sonho.

No entanto, a pequena realidade do dia a dia das pessoas, das famílias, dos grupos, das comunidades de Igreja não é diferente. Vive-se armado, há armas por toda parte, da arma nuclear ao cabo de vassoura, as agressões se multiplicam, como se multiplicam também iniciativas positivas no mundo civil e no religioso. O título “guerreiros sem armas” pode canalizar a vontade de fazer guerra em luta pela paz. (O comentário do Evangelho é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário