sábado, 28 de outubro de 2017

Evangelho do final de semana - AMOR

30º Domingo do Tempo Comum
29 de Outubro de 2017

Cor: Verde

Evangelho - Mt 22,34-40

Amarás o Senhor teu Deus, e ao 
teu próximo como a ti mesmo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,34-40
Naquele tempo:
34Os fariseus ouviram dizer que Jesus
tinha feito calar os saduceus.
Então eles se reuniram em grupo,
35
e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo:
36
'Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?'
37
Jesus respondeu: '`Amarás o Senhor teu Deus
de todo o teu coração, de toda a tua alma,
e de todo o teu entendimento!'
38
Esse é o maior e o primeiro mandamento.
39
O segundo é semelhante a esse:
`Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'.
40
Toda a Lei e os profetas
dependem desses dois mandamentos.
Palavra da Salvação.


AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO
Jesus simplificou ao máximo as práticas religiosas, resumindo tudo no amor a Deus e ao próximo. Existe, porém, uma estreita correlação entre estes dois mandamentos do amor.

Amar a Deus consiste em deixá-lo ser o senhor absoluto de nossa existência, sem jamais subjugá-la ao capricho de nenhuma criatura. Este amor coloca o centro da vida humana fora dela mesma, de modo a manter a pessoa sempre aberta para a comunhão e a partilha. Aí não haverá lugar para o egoísmo, para a dominação do próximo, nem para o espírito de competição. O amor a Deus manterá a pessoa em estado contínuo de alerta diante dos apelos mundanos de busca desenfreada de prazer. Ela não se deixará enganar pela efemeridade das propostas do mundo.

O amor ao próximo decorre deste amor fundamental. A abertura amorosa para Deus leva a pessoa a defrontar-se com o próximo, a quem se sente impelida a amar com o mesmo empenho e interesse como ama a si mesma. Haverá, entretanto, uma sensibilidade particular em relação aos mais pobres e excluídos, por serem estes objeto de especial predileção por parte de Deus.

O amor a Deus purifica e prepara o coração humano para o amor ao próximo. Por sua vez, o verdadeiro amor ao próximo deveria  preparar o coração humano para o encontro com Deus. Esta é a religião querida por Jesus. (DomTotal).

 
O MAIOR MANDAMENTO

O primeiro e maior mandamento é amar a Deus integralmente, com todas as energias e em todas as escolhas que fazemos. Ou seja, direcionar a própria vida de acordo com a vontade de Deus, tal como Jesus o fez, com palavras e ações.

Jesus recorda o mandamento da Lei de Moisés, em Deuteronômio 6,5. Amar a Deus é tê-lo como o Absoluto de nossa vida. Ele nos criou, e dele dependemos: daí nosso respeito e temor a ele. Somos criados à sua imagem e semelhança, dignos, capazes de amar e ser amados: daí nossa confiança nele e nossa gratidão.

Esse amor de quem respeita a Deus e nele confia não tem, porém, nenhum sentido quando separado do amor ao próximo. Pois o Mestre nos ensinou que amar a Deus é amar o próximo. E, recordando Levítico 19,18, Jesus deixa claro que amar o próximo não é simplesmente se esforçar em algumas ações isoladas para demonstrar amor aos outros. Todo o capítulo 19 do Levítico propõe relações sociais de justiça: respeito aos pais, comida para o pobre e migrante, lealdade e bondade sobretudo para com os mais necessitados.

Amar o próximo, portanto, é assumir na própria vida as opções que Jesus assumiu. É dispensar aos outros a atenção e o carinho que gostamos de receber. Porque é assim que se constroem relações humanas dignas, nas quais os pequenos sejam respeitados e lhes seja devolvido o direito de ser sujeitos da própria história; nas quais o julgamento e a intransigência deem lugar à misericórdia e à compreensão.

Amar como Jesus amou é o desafio para nós. Pois “o amor de Deus cabe onde nem tem cabimento”. O amor que ele tinha pelo Pai se manifestou em seu amor pelos pequenos, por aqueles que a sociedade desprezava e excluía. E sobre isso não é preciso fazer teorias. O próprio Jesus diz que, em certo Dia, nosso amor a Deus será bem fácil de medir: ele terá o tamanho do bem que tivermos feito aos menores. Pois o que fazemos a eles, fazemos ao próprio Deus. Pe. Paulo Bazaglia, ssp – Paulus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário