sábado, 27 de outubro de 2018

Evangelho do domingo - "Ele seguia Jesus pelo caminho."

30º Domingo do Tempo Comum

28 de Outubro de 2018
Cor: Verde

Evangelho - Mc 10,46-52

Senhor, que eu veja!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,46-52
Naquele tempo:
46Jesus saiu de Jericó,
junto com seus discípulos e uma grande multidão.
O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo,
estava sentado à beira do caminho.
47
Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno,
estava passando, começou a gritar:
'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!'
48
Muitos o repreendiam para que se calasse.
Mas ele gritava mais ainda:
'Filho de Davi, tem piedade de mim!'
49
Então Jesus parou e disse: 'Chamai-o'.
Eles o chamaram e disseram:
'Coragem, levanta-te, Jesus te chama!'
50
O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.
51
Então Jesus lhe perguntou:
'O que queres que eu te faça?'
O cego respondeu: 'Mestre, que eu veja!'
52
Jesus disse: 'Vai, a tua fé te curou'.
No mesmo instante, ele recuperou a vista
e seguia Jesus pelo caminho.
Palavra da Salvação.


O MENDIGO CEGO BARTIMEU À BEIRA DO CAMINHO...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

São Marcos contou a cura do cego de Betsaida no capítulo oitavo. Hoje, no fim do capítulo décimo, ele relata a cura do cego de Jericó. Entre estas duas curas, por três vezes Jesus anunciou sua Morte e Ressurreição. Os discípulos não entendiam bem por que o Messias devia sofrer e morrer, e entendiam menos ainda que ele devesse ressuscitar três dias depois. Eles tinham na cabeça a imagem de um Messias glorioso, e não a imagem de um Messias sofredor. Não pensavam estar seguindo um mestre ou um líder que terminaria preso e condenado à morte. Para eles, Jesus entraria glorioso em Jerusalém para restabelecer o trono de Davi, e não para ser crucificado. Jesus tenta corrigir as ideias que tinham na cabeça com os três anúncios da Paixão e com os ensinamentos que dá principalmente aos apóstolos. Pedro não aceitou o primeiro anúncio. Jesus lhes explica que é preciso renunciar a si mesmo e carregar a cruz para segui-lo. Eles não entendem e discutem entre si para saber quem deles era o primeiro e o mais importante.

Depois do terceiro anúncio, demonstrando ter entendido que Jesus devia passar primeiro por muito sofrimento para depois entrar em sua glória, Tiago e João, adiantando-se aos outros, pedem para si os primeiros lugares ao lado de Jesus glorificado. Não entenderam e continuam não entendendo que o lugar de Jesus é o último, junto dos excluídos deste mundo, e que este será o lugar de seus discípulos. Ao colocar dois cegos como moldura de todas essas cenas, o evangelista São Marcos faz o retrato dos discípulos. Eles são cegos e não enxergam quem é Jesus. Os cegos, porém, são curados e começam a ver o mundo ao seu redor com clareza. A visão do cego de Betsaida melhora pouco a pouco. É o discípulo que vai compreendendo sempre mais quem é Jesus e para que veio a este mundo. O cego de Jericó é curado de uma vez, recupera logo a visão e segue Jesus. O verbo seguir é o verbo próprio do discípulo. O discípulo segue o mestre. O cego curado vê Jesus e o segue. Não foi fácil para os primeiros discípulos entenderem o que Jesus queria. As propostas de Jesus são radicais. [...]

A GRANDEZA DE SERVIR
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://domtotal.com/religiao-liturgia-diaria.php).

O Reino de Deus introduziu nova ordem de relações entre as pessoas, muito diferente da mentalidade do mundo. Para quem é mundano, a grandeza consiste em exercer o domínio sobre as pessoas, e mostrar-se cheio de poder, porque a submissão lhe parece fruto do medo. O serviço prestado ao tirano não resulta de um ato amoroso, mas revela-se uma pesada obrigação.

O Reino, pelo contrário, segue na direção oposta. O domínio transforma-se em serviço. O dominado assume a feição do irmão a quem se deve amar e servir. O poder não é utilizado para oprimir, antes, para libertar. A relação de escravidão transforma-se em relação de fraternidade. A grandeza, portanto, para o discípulo do Reino não consiste em ser servido mas em servir e oferecer a própria vida para que o outro possa crescer.

Foi por esta razão que Jesus convidou Tiago e João a mudarem de mentalidade e pensarem segundo os critérios do Reino. O pedido que fizeram ao Mestre talvez escondesse o desejo de exercerem poder sobre os demais companheiros de discipulado, numa espécie de dominação. Pretendiam ocupar um lugar de destaque junto de Jesus, para usufruir do poder. Jesus denunciou esta maneira errada de pensar.

O discípulo deve espelhar-se nele, enviado pelo Pai para colocar-se a serviço da humanidade e dar a vida pela salvação de todos. Esta é a sua grandeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário