sábado, 24 de novembro de 2018

Evangelho do domingo - "Eu sou rei."

34º Domingo - Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo do Tempo Comum
25 de Novembro de 2018
Cor: Branco

Evangelho - Jo 18,33b-37


Tu o dizes: eu sou rei.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 18,33b-37
Naquele tempo:
33bPilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: 
'Tu és o rei dos judeus?' 
34
Jesus respondeu: 
'Estás dizendo isto por ti mesmo, 
ou outros te disseram isto de mim?' 
35
Pilatos falou: 'Por acaso, sou judeu? 
O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. 
Que fizeste?'. 
36
Jesus respondeu: 
'O meu reino não é deste mundo. 
Se o meu reino fosse deste mundo, 
os meus guardas lutariam 
para que eu não fosse entregue aos judeus. 
Mas o meu reino não é daqui'. 
37
Pilatos disse a Jesus: 
'Então tu és rei?' 
Jesus respondeu: 
'Tu o dizes: eu sou rei. 
Eu nasci e vim ao mundo para isto: 
para dar testemunho da verdade. 
Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz'. 
Palavra da Salvação


Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isso de mim?
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Pilatos pergunta a Jesus se ele é o Rei dos Judeus. Jesus responde que seu Reino não é daqui, não é deste mundo. No entanto, “eu sou rei”, diz ele. Ele veio ao mundo para dar testemunho da verdade e quem é da verdade escuta a sua voz. Esta é a verdade: ele é rei. Seu poder é eterno e não lhe será tirado. Seu Reino não se dissolverá. Ele é o soberano dos reis da terra. E porque nos ama, por seu sangue libertou-nos dos nossos pecados e fez de nós um reino de sacerdotes para Deus, seu Pai. Olhamos para o alto e vemos chegando com as nuvens aquele que foi transpassado. Todos os povos da terra batem no peito e agora reconhecem que a ele foi dada a soberania, a glória e a realeza. [...]

Quando o Apocalipse cita a profecia de Zacarias, que dizia: “Quanto àquele que eles transpassaram, eles o lamentarão como se fosse a lamentação de um filho único; eles o chorarão como se chora sobre o primogênito”, o autor do Apocalipse está dizendo que os reis desta terra reconhecem que não foram da verdade e não ouviram a voz da verdade. Esta é a hora do julgamento. Os que ouvem a voz da verdade têm diante de si um modelo a ser implantado nesta nossa terra.

O modelo é Cristo Rei, Verbo de Deus que se fez homem para humanizar este mundo. Este rei, pregado na cruz e coroado de espinhos, mata em sua própria carne a inimizade e mostra em sua Paixão a crueldade do pecado do mundo, não tanto a crueldade exercida sobre a pessoa de Jesus, mas a crueldade de uns exercida sobre outros num mundo desumano. Seus seguidores trabalharão para estabelecer já neste mundo o Reino de Deus que se consumará na eternidade.

Todas as instituições humanas passam por crise e necessitam ser revistas, reformadas e até substituídas. Os discípulos de Cristo vivem nas instituições humanas como consciência crítica, movimentando as águas para que as instituições respondam às necessidades dos homens e das mulheres de cada época, fazendo os governantes ouvirem a voz da verdade.

 A REALEZA DE JESUS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://domtotal.com/religiao-liturgia-diaria.php).

A proclamação da realeza de Jesus deve ser entendida a partir do projeto de Reino anunciado por ele. Os modelos humanos não ajudam a compreender a condição de rei aplicada a Jesus. Seu reino não depende dos esquemas deste mundo, e sim, do querer do Pai.

Por ocasião da paixão de Jesus, as autoridades judaicas apresentaram-no como um subversivo, cujo ideal era tornar-se rei dos judeus, libertando o povo da opressão romana. Jesus, porém, recusou-se a se apresentar como um concorrente de Pilatos. O termo reino tinha, para ele, um significado muito diferente daquele que lhe davam os romanos. O reino de Jesus está sob o senhorio do Pai, que deseja ver todos os seus filhos viverem em comunhão. É um reino de verdade e de justiça, pois nele não se admite nenhuma espécie de marginalização ou opressão; tampouco, que se recorra ao dolo e à mentira para se prevalecer sobre os demais.

No Reino de Deus, a autoridade é serviço. Quem é grande, se faz pequeno; para ser o primeiro, é necessário tornar-se o último. A violência e o ódio aí não têm lugar. Quem quer fazer parte desse Reino deve saber perdoar e estar sempre disposto a se reconciliar.

Este é o Reino que Jesus veio implantar na história humana. Os adversários de Jesus estavam longe de poder compreendê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário