sábado, 30 de novembro de 2013

Inicia o Tempo de Advento e a motivação central é alegre espera por Jesus. Transcrevo o texto do Frei Miguel que facilita a compreensão teológica-litúrgica e da pedagogia preparatória que propõe o Tempo de Advento. O texto tem estrutura e método que facilita uma leitura agradável.

A MUDANÇA FAZ PARTE DO CRESCIMENTO HUMANO

O mês de dezembro significa para todos os cristãos um tempo de mudança. Tudo muda: o aspecto visual das cidades, casas, ruas, lojas, tudo se enfeita com os símbolos do Natal. Nas famílias, em especial nas dos cristãos, tudo convida a viver um tempo de mudanças. São transformações externas e internas, de cenário e de espírito, que mexem com sentimentos, comportamentos e com a fé das pessoas. . Para os cristãos a mudança inicia com o Advento.

A palavra Advento
O Advento é o primeiro tempo do ano litúrgico. A celebração do primeiro domingo de dezembro marca a chegada do tempo do Advento, que no calendário litúrgico corresponde ao período das quatro semanas que antecedem o Natal. O termo vem do latim, Adventus, que significa "chegada", e do verbo Advenire, "chegar a". Para os cristãos é tempo de preparação e alegria, de expectativa, no qual os fieis vivem na expectativa do nascimento de Jesus Cristo. Vive-se com maior intensidade a experiência do arrependimento, da reconciliação e da prática das obras de fraternidade, de caridade, de paz, de amor em Cristo.

Origem
A iniciativa da prática religiosa do tempo de Advento deu-se na Espanha, no ano de 380, com o sínodo de Saragoça (Espanha), que prescreveu uma preparação de três semanas para a festa da Epifania, data em que também era celebrado o Natal. Entre os séculos IV e VII o Advento começou a ser praticado em vários lugares do mundo como preparação para a festa do Natal. No século VII foi acrescentado o sentido escatológico do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor, passando a ser celebrado durante cinco domingos. Também passou a fazer parte do calendário religioso das Igrejas Reformadas, como Anglicana, Luterana, Metodista, Batista e várias outras. A Igreja Ortodoxa celebra o Advento com um período de quarenta dias de jejum.

Características
Para toda a Igreja e para os cristãos, o Advento é momento de forte espiritualidade, de celebração litúrgica e de mistagogia. Inicia com as vésperas do domingo mais próximo do dia 30 de novembro e termina antes das vésperas do Natal. Neste ano de 2013, o primeiro domingo do Advento cai no dia 1º de dezembro. Nas duas primeiras semanas a expectativa se volta para a segunda e definitiva vinda gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 15 a 24 de dezembro, visam em especial a preparação para a celebração do Natal, ou seja, a primeira vinda de Jesus entre nós. Tempo de alegre expectativa de chegada, uma de suas expressões litúrgicas é a reza ou o canto das chamadas "Antífonas do Ó", assim chamadas por iniciarem todas com o vocativo "Ó".

Teologia
O Advento recorda a dimensão histórica da salvação e a dimensão escatológica cristã. Os textos litúrgicos do período recordam que o mistério da vinda de Jesus confirma a promessa e a aliança de Deus ao povo de Israel. Um Deus que vive conosco e que ao se fazer carne plenifica o tempo (Gl 4,4) e torna próximo o Reino (Mc 1,15). Também recorda a Revelação de Deus: “Aquele que é, que era e que vem” (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação, cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos. O Advento é um convite para vivermos essa ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus. É um tempo precioso e indispensável para aprender e ensinar sobre o mistério da salvação humana.

Espiritualidade
A liturgia do Advento convida-nos a viver valores cristãos como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a simplicidade, a mudança ou a conversão de vida, porque o Salvador virá, não só para ser lembrado, mas para ser acolhido. Os cristãos não estão diante de algo fictício, passado, mas de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a mesma de Israel, porém já realizada em Cristo, e que se consumará definitivamente na parusia (volta) do Senhor. O hino da Igreja característico desse tempo é "Marana tha"! Vem, Senhor Jesus! O Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1), que renova todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas e que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida. A espiritualidade desse tempo é propícia à conversão e ao retorno a Cristo através de maior disposição para a oração e para o mergulho na Palavra.

Personagens
As figuras do tempo de Advento são muito significativas na história da Revelação de Deus e da história da salvação humana.

Profeta Isaías - O profeta Isaías foi quem, durante o período do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança. Na segunda parte do seu livro, dos capítulos 40 - 55 (Livro da Consolação), Isaías anuncia a libertação, fala de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando os exilados. Durante o Advento são proclamadas as principais passagens de seu Livro, como o capítulo 7 que anuncia a vinda do Senhor.

Profeta João Batista - É tido como o último dos profetas e, segundo o próprio Jesus, "mais que um profeta", "o maior entre os que nasceram de mulher", o mensageiro que veio antes d'Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (Lc 7, 26 - 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s). Como precursor do Senhor, encarna todo o espírito do Advento e ocupa grande espaço na liturgia, em especial no segundo e no terceiro domingos. É modelo dos que são consagrados a Deus e dos que são chamados a serem profetas e caminho que aponta para o Senhor.

José, homem justo - Destaque nos textos bíblicos do Advento como esposo de Maria, é o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Por ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi". José é justo por causa de sua fé e modelo de acolhida e comunhão com Deus.

Virgem Maria - O Novo Testamento começa o relato da vida de Maria com a anunciação, quando o anjo Gabriel apareceu anunciando que Deus a escolheu para ser a mãe de Jesus. Maria esteve presente na vida de Jesus desde o seu nascimento até a sua ascensão. Os cristãos das Igrejas Católica, Ortodoxa, Ortodoxa Oriental, Anglicana e Luterana acreditam que Maria, como mãe de Jesus, é a Mãe de Deus e a Theotokos, literalmente Portadora de Deus. Maria foi venerada desde o início do cristianismo e ao longo dos séculos tem sido um dos assuntos favoritos da arte, da música e da literatura cristã. Maria, a mãe de Jesus, é chamada pelo nome cerca de vinte vezes no Novo Testamento.

A celebração
O Advento é celebrado com alegria e esperança. Na liturgia não se canta o Glória, para que na festa do Natal nos unamos aos anjos e entoemos esse hino dando glória a Deus pela salvação que realiza. O Diretório Litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus. Os paramentos litúrgicos são de cor roxa, como sinal de recolhimento e conversão em preparação ao Natal. A única exceção é o terceiro domingo do Advento, chamado domingo Gaudete ou da Alegria, cuja cor tradicionalmente usada é a rósea, para revelar a alegria da vinda do Salvador que está bem próxima. O domingo Gaudete refere-se à primeira palavra do intróito deste dia, que diz: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito, alegrai-vos, pois o Senhor está perto"(Fl 4, 4). Também é chamado "domingo mediano", por marcar a metade do Tempo do Advento, tendo analogia com o quarto domingo do Tempo da Quaresma, chamado Laetare. No Advento são montados o Presépio, a Árvore de Natal e a Coroa.

Símbolos
Os vários símbolos do Advento ajudam os cristãos a mergulhar no mistério da Encarnação e a melhor vivenciar esse tempo.

Coroa ou grinalda - Feita de ramos verdes, forma um círculo no qual são colocadas quatro grandes velas representando as semanas do Advento. Pode sercolocada ao lado do altar ou em outro lugar visível. A cada domingo uma vela é acesa. A coroa, por sua vez, reúne vários elementos simbólicos, como vemos a seguir.

Ramos verdes - Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Os ramos dos pinheiros permanecem verdes, apesar dos rigorosos invernos, assim como os cristãos devem manter fé e a esperança apesar das tribulações da vida.

forma circular - O círculo não tem princípio nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo, que nunca deve terminar. Também dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.

As quatro velas, sua luz e cor- As quatro velas da coroa simbolizam as semanas do Advento. A luz indica a proximidade do Natal, quando Cristo, Salvador e Luz do Mundo, brilhará para toda a humanidade. Representa também nossa fé e alegria pelo Deus que vem. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador. As velas roxas usadas na coroa não fazem parte das velas da celebração litúrgica eucarística e não seguem a cor usada pelo celebrante. A cor roxa nos convida a purificar os corações para acolher o Cristo que vem. A vela de cor rosa nos chama à alegria, pois o Senhor está próximo.

A fita vermelha e as bolas - A fita e o laço vermelho presentes na coroa simbolizam o amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a envolver toda criação que é remida com a chegada de Jesus. As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.

Vida nova

Dezembro é um tempo propício para a mudança de vida, para a plena comunhão com o Senhor Jesus que se encarna para a salvação humana. Aproveite este tempo para fazer uma boa confissão não comunitária, faça penitência, reze, fique perto de Jesus no Santíssimo Sacramento. Essas são algumas formas de preparar o coração e a alma para a chegada do Menino Jesus. De nada adianta enfeitar a casa se a alma estiver em trevas. Viva o Advento como um tempo novo para uma vida nova.

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