sexta-feira, 13 de março de 2015

Evangelho do Dia

 

Ano B - DIA 13/03


O maior de todos os mandamentos - Mc 12, 28b-34

Então aproximou-se dele e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. Jesus respondeu: “O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’. E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo!’. Não existe outro mandamento maior do que estes”. O escriba disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é único, e não existe outro além dele’. Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios”. Percebendo Jesus que o escriba tinha respondido com inteligência, disse-lhe: "Tu não estás longe do Reino de Deus". E ninguém mais tinha coragem de fazer-lhe perguntas.

 

Comentário

O amor é o fundamento da Lei
O evangelho de hoje faz parte de um conjunto de textos do evangelho de Marcos denominados diálogos didáticos, cuja finalidade é instruir os discípulos e apresentar o específico da vida cristã, ou o que a vida cristã exige dos que aderem a ela. Ante um universo de 613 preceitos que deveriam ser cumpridos de maneira irrepreensível, qual a hierarquia entre eles e qual teria precedência sobre os outros? Qual é o mandamento que está na origem de todos os demais e sustenta o corpus legislativo do povo de Deus? A questão apresentada pelo escriba é pertinente e ajuda a esclarecer os discípulos. O amor está na origem de tudo: da criação e da Lei dada por Deus a Israel. Sem a referência a essa origem, a lei passa a ser um fardo difícil de carregar e que leva à morte. A resposta de Jesus é clara: o amor a Deus que exige o amor ao próximo. A exigência do amor não pode figurar simplesmente como um entre outros mandamentos, pois ele é o fundamento da Lei. Foi por amor que Deus deu a lei a seu povo. O amor não somente dá sentido a todas as coisas, como ele é o sentido da criação e da lei (cf. 1Cor 13,1ss).
Pe. Carlos Alberto Contieri
 

Oração

Fazei, Senhor, que vosso amor nos plenifique, a fim de que possamos entregar-nos, totalmente, ao serviço de nossos irmãos.
 
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário