segunda-feira, 30 de março de 2015

Evangelho do Dia

 

Ano B - DIA 30/03


Jesus é acolhido na casa de Lázaro - Jo 12, 1-11

Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele tinha ressuscitado dos mortos. Lá, ofereceram-lhe um jantar. Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, então, tomando meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos. A casa inteira encheu-se do aroma do perfume. Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que entregaria Jesus, falou assim: “Por que este perfume não foi vendido por trezentos denários para se dar aos pobres?” Falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas, porque era ladrão: ele guardava a bolsa e roubava o que nela se depositava. Jesus, porém, disse: "Deixa-a! que ela o guarde em vista do meu sepultamento. Os pobres, sempre os tendes convosco. A mim, no entanto, nem sempre tereis". Muitos judeus souberam que ele estava em Betânia e foram para lá, não só por causa dele, mas também porque queriam ver Lázaro, que Jesus tinha ressuscitado dos mortos. Os sumos sacerdotes, então, decidiram matar também Lázaro, pois por causa dele muitos se afastavam dos judeus e começaram a crer em Jesus.
 
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Nesta Semana Santa, "somos convidados a parar um pouco e pensar nos acontecimentos que marcaram a vida de Jesus antes de sua morte. Com as celebrações desta semana, queremos procurar o sentido da Paixão e Morte de Jesus em nossas vidas". (A Vida em Cristo e na Igreja, nº 56).
Pedimos: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia-o e procure perceber o contexto do relato: lugares, pessoas, acontecimentos... Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual é o tema que perpassa a narrativa?
O Evangelho que nos é proposto para a oração de hoje segue a redação do evangelista João. O texto se assemelha ao que refletimos ontem no início do evangelho segundo Marcos.
O contexto é de seis dias antes da Páscoa. Inicia-se a semana que será coroada pela morte de Jesus na véspera do sábado. Jesus se encontra em Betânia na casa de Lázaro, que ele tinha ressuscitado dos mortos. Betânia é chamado o lugar da vida, assim como é a casa de Lázaro, Marta e Maria. Na casa de Lázaro lhe é oferecido um jantar. Enquanto Marta serve a mesa, Lázaro está com Jesus e Maria toma um frasco de perfume preciso, unge os pés de Jesus e enxuga-os com os cabelos. A casa ficou cheia de perfume.
Judas Iscariotes que era um dos presentes, reclama do desperdício do perfume, que poderia ter sido vendido e o dinheiro dado aos pobres. Judas não está preocupado com os pobres. Ele retém para si o que era destinado aos pobres e procura opor a atenção que Maria dá a Jesus ao cuidado com os pobres. Na verdade, a atenção para com Jesus em nenhum momento nos afasta dos pobres. Eles são os preferidos de Jesus. Jesus diz: "Deixa-a, ela fez em vista do dia de minha sepultura", ou seja, uma preparação para a morte de Jesus.
O evangelista conclui dizendo que também Lázaro passou a ser ameaçado de morte, pois muitos abandonaram o grupo dos judeus e aderiram a Jesus depois da ressurreição de Lázaro. Não temos, porém, nenhuma relato sobre o que aconteceu com Lázaro.
 

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Como compreendo a acolhida de Jesus na casa de Lázaro, Marta e Maria neste momento de sua vida? O que diz para mim o gesto de Maria? Quais sentimentos o texto despertou em mim?
O gesto de Maria de ungir os pés de Jesus também é entendido como o amor que a comunidade é chamada a viver. A casa de Lázaro, Marta e Maria se transforma na comunidade que ama e serve, característica da comunidade cristã. Da mesma forma como Jesus foi recebido na casa de Lázaro, que nossa casa e nossa vida tenha sempre espaço para o Filho de Deus.
 

3- Oração (Vida)

A Paixão, o sofrimento e a morte de Jesus continuam presentes na humanidade. Através dos sofrimentos, os homens estão unidos a Jesus e em Jesus participam da salvação que ele veio nos trazer com a morte na cruz. Rezemos hoje, além das nossas orações pessoais, pelas pessoas que sofrem, pelos que carregam pesadas cruzes todos os dias, pelos que padecem, pelos que são condenados a viver sem dignidade, sem esperança, sem trabalho, sem amor...
Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo, e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Como desejo viver a Semana santa? Qual atitude me proponho a viver no dia de hoje?

 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Comentário

A unção de Jesus é uma antecipação de sua sepultura
A unção em Betânia é interpretada pelo próprio Jesus como antecipação simbólica de sua morte. Para Jesus, é a última semana de sua vida terrestre. Lázaro, Marta e Maria são amigos de Jesus; é na casa deles que Jesus para antes de entrar na sua paixão e morte, em Jerusalém. A refeição na casa dos amigos é sinal de comunhão, e a evocação do episódio de Lázaro indica que se trata, também, da alegria da vida recebida como dom. A unção, Jesus mesmo a interpreta como uma antecipação de sua sepultura. Morte e vida nova são uma prolepse do mistério pascal de Jesus Cristo. Judas é o personagem que entra na história como contraste de todo o acima dito. É tratado negativa e duramente pelo narrador como sendo traidor e ladrão. Mas há outro traço de Judas: ele é incapaz de reconhecer e acolher um gesto de pura gratuidade. Talvez isso o tenha feito traidor. Quem não ama verdadeiramente, não conhece a alegria da fidelidade e da lealdade. Quem não é capaz de gestos de gratuidade não é, igualmente, capaz de amar; quem não é capaz de verdadeiro amor, não busca senão o seu próprio interesse, abrindo, assim, a possibilidade de trair, inclusive, o Senhor da vida.
Pe. Carlos Alberto Contieri
 

Oração

Jesus, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário