terça-feira, 17 de março de 2015

Leia e medite o Evangelho do Dia

 

Ano B - DIA 17/03



Levanta, pega a tua maca e anda! - Jo 5, 1-16

Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, existe em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Bezata em hebraico. Muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos ficavam ali deitados. Encontrava-se ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus o viu ali deitado e, sabendo que estava assim desde muito tempo, perguntou-lhe: “Queres ficar curado?”. O enfermo respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água se movimenta. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus lhe disse: “Levanta-te, pega a tua maca e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua maca e começou a andar. Aquele dia, porém, era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: " É sábado. Não te é permitido carregar a tua maca". Ele respondeu: "Aquele que me curou disse; 'Pega a tua maca e anda!'". Então lhe perguntaram: "Quem é que te disse: 'Pega a tua maca e anda'?" O homem que tinha sido curado não sabia quem era, pois Jesus se afastara da multidão que se tinha ajuntado ali. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: "Olha, estás curado. Não peques mais, para que não te aconteça coisa pior". O homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

 
Leitura Orante

Oração Inicial

Jesus é a vida. Multidões de todos os lugares iam ao encontro de Jesus para serem curadas pois sabiam que a verdadeira vida só poderia ser recebida dele. Ele também percorria cidades e povoados pregando o Reino e restaurando a vida das pessoas que padeciam diversas enfermidades. Neste novo dia, acolhamos a Palavra que nos fala da vida nova que Cristo nos concede.
Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual é o tema que perpassa a discussão dos personagens? Procure perceber o contexto do relato.
Observe os muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos que se encontram próximos da piscina. A atenção então se volta para um homem enfermo há trinta e oito anos, sozinho, que dependia da ajuda de alguém para entrar na água quando esta se movimentasse. O homem ali deitado junto aos demais doentes é tirado de sua condição de doente para uma vida nova, pela ação de Deus: "Levanta-te, pega a tua maca e anda!" Jesus curou o homem pela sua Palavra, como vimos no Evangelho de ontem. Jesus não realiza nenhum gesto, apenas diz uma palavra: "Levanta-te, pega a tua maca e anda!". Também o homem reconhece o poder nas palavras de Jesus: "Aquele que me curou disse: Pega tua maca e anda!"
Ao reencontrar novamente o homem no templo, Jesus lhe adverte: "Olha, estás curado. Não peques mais, para que não te aconteça coisa pior". O homem agora é chamado a viver como uma criatura nova. Renovado pelo perdão dos pecados, precisa agora viver sua nova condição de filho de Deus.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? O que o texto tem a ver com a realidade que vivo? O que há de semelhança ou de diferença entre a situação do texto e a nossa hoje? Quais são as enfermidades que me impedem de caminhar? Como acolho a graça de Deus que me renova todos os dias? Como acolho na minha vida o convite de Jesus: "Estás curado, não peques mais"? Que sentimentos o texto desperta em mim? Silencie. Deixe a Palavra de Deus encontrar espaço em sua vida. Examine sua consciência, reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus.

3- Oração (Vida)

Hoje, além dos pedidos que estão em seu coração, apresente ao Senhor as pessoas que sofrem. Faça uma prece também pelas pessoas, que assim como você, fazem a Leitura orante todos os dias. Peçamos para todos nós o dom da saúde e a cura de nossas enfermidades.
Divino Espírito Santo, Criador e Renovador de todas as coisas, vida da minha vida! Vós, que dais vida a todo o universo, conservai em mim a saúde. Livrai-me de todas as doenças e de todo mal! Ajudado com a vossa graça, quero usar sempre minha saúde, empregando minhas forças para a glória de Deus, para o meu próprio bem e para o bem do próximo. Peço-vos, ainda, que ilumineis, com vossos dons de sabedoria e ciência, os médicos e todos os que se ocupam dos doentes, para que conheçam a verdadeira causa dos males que destroem ou ameaçam a vida, e possam também descobrir e aplicar os remédios mais eficazes, para defender a vida e curá-la. Amém.

4- Contemplação (Vida e Missão)

O que está sendo pedido à minha vida, aqui e agora? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?

 Ir. Angela Klidzio, fsp
angela.klidzio@paulinas.com.br
 

Comentário

Jesus vai ao encontro do necessitado
É o terceiro de uma série de sete sinais, em que Jesus cura um enfermo junto à piscina de Bezata, que significa “casa da misericórdia”. Se a piscina despertava nas pessoas enfermas a esperança da cura, nosso relato centra sua atenção na pessoa de Jesus, que toma a iniciativa de ir ao encontro daquele necessitado. O longo período de duração da enfermidade contrasta com a cura mediante a palavra eficaz de Jesus. Para aquele enfermo, de cuja doença, fruto do pecado, o leitor não é informado, o tempo da espera acabou, pois, por meio de Jesus e não das águas borbulhantes da piscina, ele é libertado do pecado e da enfermidade. À iniciativa de Jesus, o enfermo só deve manifestar o seu desejo de ser curado. O relato tem um tom de controvérsia, pois a cura é feita em dia de sábado. Interpelado pelos judeus, o homem curado menciona a palavra eficaz do Senhor que não somente é superior ao sábado, mas realiza plenamente o descanso sabático pela prática da misericórdia que liberta.
Pe. Carlos Alberto Contieri
 

Oração

Precisamos de tua beleza para amenizar nossa dureza. Precisamos de tua paz para nossos conflitos. Precisamos da tua graça para curar nossas feridas. Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho, Vida, tem piedade de nós!
 
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário