quarta-feira, 29 de abril de 2015

Eu vim ao mundo como luz!

Evangelho do Dia

Ano B - DIA 29/04


Eu vim ao mundo como luz! - Jo 12,44-50

Jesus exclamou: “Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as observa, não sou eu que o julgo, porque vim não para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não acolhe as minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por conta própria, mas o Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que devo dizer e falar. E eu sei: o que ele ordena é vida eterna. Portanto, o que eu falo, eu o falo de acordo com o que o Pai me disse”.
 
 
Leitura Orante

Oração Inicial

No início de nossa Leitura orante, tenhamos presente que é Jesus quem nos revela o Pai e que ele é o caminho para o Pai. Jesus ainda se apresenta como luz, para que todo o que nele crer não caminhe nas trevas. Peçamos a graça de bem compreendermos a Palavra que vamos meditar e acolhermos em nossa vida os ensinamentos de Jesus.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Faça uma leitura atenta e destaque as palavras que se repetem. Existe relação entre elas? Como entendo a afirmação: "Quem me vê, vê o Pai"? O que significam as palavras de Jesus: "para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas"?
O tema que primeiro aparece na narrativa de hoje é sobre a incredulidade diante das obras realizadas por Jesus. Observamos que diversas vezes aparece a palavra crer. Mas outras expressões também nos dão a entender essa mesma ideia: "quem me vê", "ouvir as minhas palavras", "quem me rejeita", "quem não acolhe as minhas palavras"... Jesus ainda destaca sua missão de ser luz do mundo: "Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas". Jesus veio ao mundo como luz para que, seguindo os seus ensinamentos, possamos sempre encontrar o caminho da vida e da verdade e chegarmos ao Pai.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Qual ensinamento de Jesus acolho para o meu dia?
Jesus nutria tal união com o Pai a ponto de, ao vê-lo, o discípulo ver o Pai. Em que sentido é possível fazer tal afirmação, se ninguém jamais viu a Deus? Como alguém pode ver o Pai?
A declaração de Jesus deve ser devidamente entendida. Não se trata de ver o Pai, invisível aos olhos humanos, mas de perceber, nas ações e nas palavras de Jesus, os traços da presença do Pai. O amor de Jesus pelos pequeninos e excluídos era expressão do amor do Pai dando frutos nele. Da mesma forma, a solidariedade com os excluídos, o perdão oferecido aos pecadores, o enfrentamento dos espíritos que escravizavam os seres humanos e todos os demais gestos de bondade de Jesus revelavam o modo como o Pai age em favor da humanidade. Assim, contemplar Jesus era caminho seguro para se contemplar o Pai. Jesus era expressão do Pai.
Fato semelhante ocorre com os discípulos. Quem vê um discípulo de Jesus, deveria ver o próprio Jesus. O modo de proceder do discípulo só é verdadeiro quando expressa o modo de proceder do Mestre. Caso contrário, será um discípulo estéril, no qual a palavra do Mestre não deu seus frutos.
(Do livro: Dia a dia nos passos de Jesus - ano B, publicado por Paulinas)
 

3- Oração (Vida)

Jesus, Mestre Divino, vós sois a vida, o amor. Morrestes numa cruz para o mundo renascer todo novo, vida plena. Nós vos louvamos, Senhor, pela vida que nos dais. Vós viveis em nós, nós vivemos em vós. Vós sois a nossa vida. Jesus, Mestre divino, dai-nos o Espírito Santo, seremos livres, enfim. Saberemos amar, espalhar só o bem e a paz. Jesus, Mestre divino, plenificai o nosso ser. Nossa vida vos irradie, nossa voz sempre anuncie, ao mundo a Boa-nova. Amém.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim, a partir da Palavra? Apelos que recebi e compromissos que desejo concretizar em minha vida.
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp
angela.klidzio@paulinas.com.br
 

Comentário

Apesar dos sinais, muitos judeus não creram em Jesus
O tema de hoje é a incredulidade. Apesar de ter realizado vários sinais, muitos judeus não creram em Jesus. A razão da incredulidade: a cegueira e a dureza de coração (ver também Jo 9,41). Aqui, Jesus toma a palavra. Ele é o enviado do Pai e, como tal, é portador da palavra do Pai. Pelo paralelismo apresentado nos versículos 44 e 45, “crer” e “ver” são, no quarto evangelho, sinônimos. Trata-se da visão própria da fé, que ultrapassa a aparência e penetra a realidade em sua profundidade. A fé possibilita a experiência de que estar diante de Jesus é estar na presença de Deus: “Quem me vê, vê aquele que me enviou” (v. 45). Ao desejo de Filipe, “mostra-nos o Pai”, Jesus responde: “quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,8-9). Esse paralelismo permite ainda compreender a profunda unidade que une o enviado àquele que o enviou. Por isso, Jesus poderá dizer: “O Pai e eu somos um”. “Um” não significa o mesmo, mas aponta para uma profunda unidade.
Pe. Carlos Alberto Contieri
 

Oração

Mestre, tua vida traça o caminho; teu ensinamento confirma e ilumina os meus passos; a tua graça me sustenta e guia no caminho para o céu. Tu és o mestre perfeito: ensinas, dás o exemplo e fortaleces o discípulo no teu seguimento.


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário