sábado, 4 de abril de 2015

Evangelho do Dia - Aleluia! Ele Ressuscitou!


Ano B - DIA 04/04


Ele não está aqui, ressuscitou! - Mc 16, 1-7

Passado o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para embalsamar o corpo de Jesus. E bem cedo no primeiro dia da semana, ao raiar do sol, foram ao túmulo. Elas comentavam entre si: "Quem vai remover para nós a pedra da entrada do túmulo?" Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, perceberam que a pedra já tinha sido removida. Entraram, então, no túmulo e viram um jovem sentado do lado direito, vestido de branco. E ficaram muito assustadas. Mas o jovem lhes disse: “Não vos assusteis! Procurais Jesus, o nazareno, aquele que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vede o lugar onde o puseram! Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro: ‘Ele vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis, como ele vos disse!’”.
 
 
Leitura Orante

Oração Inicial

A ressurreição de Jesus Cristo é o acontecimento central da fé cristã. No Ressuscitado celebramos também a nossa ressurreição. A liturgia da vigília pascal, hoje celebrada, nos renova em nossa fé. Iluminados pela presença do Ressuscitado, peçamos a graça de acolhermos a Palavra e celebrarmos a alegria da presença do Senhor em nossa vida.
Rezemos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que o texto diz em si? Leia-o e procure perceber o contexto do relato: dia da semana, momento do dia, personagens, diálogos, experiências, certezas... Contemple as mulheres que chegam ao túmulo e o encontram vazio. Como reagem? Que experiência vivem? Qual anúncio recebem?
Segundo o evangelista Marcos, as três mulheres, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé são as primeiras a receberem a notícia de que o seu Senhor não estava mais no túmulo. Quando foram ungir o corpo de Jesus, ao nascer do sol, encontraram o túmulo vazio. Com que alegria devem ter acolhido as palavras daquele jovem mensageiro: "não vos assusteis! Procurais Jesus, o nazareno, aquele que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vede o lugar onde o puseram!". O mensageiro comunica-lhes ainda uma certeza que deverá ser anunciada aos demais discípulos: O Senhor "vai à vossa frente para a Galiléia. Lá o vereis, como ele vos disse!".
Para o apóstolo Paulo, conforme Rm 6, 3-11, a ressurreição de Cristo é paradigma da nossa ressurreição, ou seja, a nossa ressurreição só poderá se realizar à semelhança da ressurreição de Cristo: "se fomos de certo modo identificados a Jesus Cristo por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição".

 

2- Meditação (Caminho)

Qual é a mensagem do texto para minha vida? Creio que o Senhor ressuscitou e está vivo em nosso meio? O que muda em minha vida com o anúncio: "Ele ressuscitou! Não está aqui!"? O que o texto comunica para as diversas realidades vividas pela humanidade, hoje? Quais sentimentos o texto despertou em mim?
Acolhamos também nós, em nossa vida, essa boa notícia: "Ele ressuscitou!". Nosso Senhor ressuscitou e vai a nossa frente, está vivo em nosso meio. Ele é a certeza de que a vida é mais forte do que a morte. Professamos a fé no Cristo ressuscitado e que também nós ressuscitaremos com ele.
 

3- Oração (Vida)

Peça ao Senhor a graça de viver com profundidade este tempo de graça que a liturgia nos apresenta... (inclua outros pedidos).
Senhor Jesus, te agradecemos porque vivo estás em nosso meio, caminha conosco, partilha as nossas dores e alegrias, enche a nossa vida de paz e de esperança... (inclua outros motivos de agradecimento).

4- Contemplação (Vida e Missão)

Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia. O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp
angela.klidzio@paulinas.com.br
 
 

Comentário

Cristo ressuscitou
Depois do descanso sabático, na madrugada do primeiro dia da semana, chamado pelos antigos de dia do sol, as mesmas mulheres que estavam ao pé cruz (Mc 15,40) compram aromas com a intenção de ungir o corpo de Jesus. Esse fato evoca 14,3-9, em que uma mulher anônima unge a cabeça de Jesus com perfume de nardo; Jesus mesmo interpreta esse gesto realizado na casa de Simão, o leproso, em relação à sua própria morte. Aqui, em nosso relato, a intenção de ungir o corpo de Jesus com perfume se abre para a perspectiva da ressurreição do Senhor. A preocupação delas era a remoção da pedra que vedava a entrada do sepulcro. Chegaram ao sepulcro, e a “pedra havia sido retirada”. Trata-se de um passivo divino, para indicar a ação de Deus. Entraram no sepulcro, pois a pedra que impossibilitava o acesso já não estava bloqueando a entrada. Encontraram-se, em primeiro lugar, com um jovem vestido de branco, o que significa que a mensagem que ele tem para transmitir é uma revelação celeste. A proclamação é esta: “Ele ressuscitou!”. O túmulo vazio não é prova da ressurreição, mas consequência da fé pascal. À proclamação do anjo segue-se a tarefa de anunciar aos outros discípulos, começando por Pedro, que Jesus, o crucificado, ressuscitou e se fará “ver” na Galileia. O Ressuscitado será encontrado na terra de sua atuação.
Pe. Carlos Alberto Contieri
 

Oração

Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vo-lo suplicamos, que por sua Mãe a Virgem Maria alcancemos as alegrias da vida eterna.


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário