quinta-feira, 23 de abril de 2015

Evangelho do Dia

 

Ano B - DIA 23/04



Eu sou o pão vivo que desceu do céu! - Jo 6, 44-51

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: Todos serão discípulos de Deus. Ora, todo aquele que escutou o ensinamento do Pai e o aprendeu vem a mim. Ninguém jamais viu o Pai, a não ser aquele que vem de junto de Deus: este viu o Pai. Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê, tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo.
 
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Senhor, Jesus, nós vos agradecemos, porque sois o Mestre de nossas vidas e de toda a humanidade que salvastes com vossa vida, morte e ressurreição. Dai-nos “ouvidos atentos para que possamos escutar-vos como discípulos” (Is 50, 4). Que vossas palavras penetrem profundamente em nossos corações para que tenhamos coragem de mudar o que deve ser mudado em nossa vida, e confirmemos o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar.
 

1- Leitura (Verdade)

O que o texto diz em si? Retome os textos que fazem parte do grande discurso sobre o pão da vida (Jo 6, 25-71) e procure encontrar os elementos que mais se repetem. Qual a implicação dos ensinamentos de Jesus para a vida dos discípulos e para a multidão que o seguia?
Continuamos refletindo mais um texto do evangelho de João sobre Jesus, o pão da vida. Logo no início, Jesus nos fala de sua origem divina: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair”. Portanto, Jesus é “o pão vivo que desceu do céu”. Jesus é o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, por isso ele afirma: “O pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo”. Jesus doa-se a nós concedendo-nos a vida. Alimentar-se de Jesus é crer nele e seguir os seus passos para que nele tenhamos vida.
 

2- Meditação (Caminho)

Trazendo a reflexão da Palavra para a nossa vida, o que o texto nos fala? De que forma Jesus nos revela o Pai? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem? O que o texto está me pedindo?
Jesus nos lembra que ele é a vida e que veio ao mundo para que todos tenham a vida em plenitude. Ele nunca deixará de comunicá-la a nós que o seguimos e confiamos nele. Não tenhamos medo de confiar a ele a nossa vida e nossas necessidades para que ele possa nos renovar com sua vida e seu amor. A maior prova de seu amor por nós foi a doação da sua vida. Que também nós possamos doar a nossa vida ao próximo, pois, quanto mais a comunicamos aos outros, mais Deus nos plenifica com seu amor e sua vida.
 

3- Oração (Vida)

Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no batismo e alimentais com a eucaristia e os outros sacramentos.
Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim, a partir da Palavra? Apelos que recebi e compromissos que desejo concretizar em minha vida.
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Angela Klidzio, fsp
angela.klidzio@paulinas.com.br
 

Comentário

Jesus é o enviado do Pai
Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, dotando-o de palavra para que pudesse entrar em diálogo com ele. Enquanto criatura de Deus, cada um possui em si mesmo algo que o faz tender para Ele. Esse dinamismo não suplanta a liberdade do ser humano, pois o homem pode resistir à atração de Deus, como pode, livremente, ceder a essa mesma atração. Por essa inclinação Deus nos faz viver. É o que Deus declara no livro de Jeremias 31,3: “Com amor eterno eu te amei, por isso te atraí”. O Pai que nos amou primeiro é quem nos coloca no seguimento do seu Filho. Realiza a vontade de Deus quem aceita Jesus como enviado de Deus e permanece com ele. Na releitura cristã do Antigo Testamento, o maná era somente figura do pão que Deus, agora, dá ao seu povo. Nenhum alimento pode livrar quem quer que seja da morte. Somente o pão descido do céu é que livra da morte. O pão descido do céu é a carne de Jesus, isto é, a sua existência histórica e terrena, sua vida entregue para que o mundo tenha vida em plenitude. Ressuscitado dos mortos, o Senhor nos livra não somente da morte eterna, mas da falta de ânimo que nos faz perder a fé na vida.
Pe. Carlos Alberto Contieri
 

Oração

Senhor, que nosso coração esteja sempre aberto para compreender os teus sinais. Que não nos falte o pão do sustento e o pão da Palavra.


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário