sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Evangelho do Dia - As mulheres seguem Jesus

Ano B - DIA 18/09

    

As mulheres seguem Jesus - Lc 8,1-3

Jesus percorria cidades e povoados proclamando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os Doze iam com ele, e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças: Maria, chamada Madalena, de quem saíram sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e muitas outras mulheres, que os ajudavam com seus bens.

Leitura Orante

Oração Inicial

A Palavra de Deus hoje nos convida ao seguimento de Jesus. Coloquemo-nos à disposição do Senhor, ouvindo sua Palavra como discípulos missionários.
Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto em si? Destaque os personagens presentes no texto. Eles aparecem em outros relatos? Traga presente texto bíblicos que abordam a presença das mulheres. Qual é a missão dos Doze discípulos? Qual é o tema central da narrativa?
"Lucas, no prólogo de seu evangelho, propõe fazer um relato ordenado dos acontecimentos relativos a Jesus. A ordem proposta não é no sentido de linearidade histórica, mas na perspectiva teológica da compreensão da Boa-Nova de Jesus. A introdução 'depois disso' não significa uma sucessão temporal, mas uma sucessão lógica das suas narrativas.
Esta é a única vez que nos evangelhos, ao longo do ministério de Jesus, se menciona um grupo de discípulos formado por homens e mulheres, sendo estas identificadas nominalmente. Na narrativa da Paixão, aparecerão em especial as que acompanhavam Jesus desde a Galileia (Lc 23,55).
Sobre elas é dito que tinham sido curadas, isto é, haviam sofrido as consequências da exclusão social e de gênero, mas sentiam-se libertadas por Jesus. Seguiam-no e serviam o grupo. Já tinham entendido e praticavam o serviço, que é a característica fundamental do Reino. Sobre os Doze não se diz nada. Mas mais adiante estarão discutindo sobre quem seria o maior, possuídos, ainda, pela ideologia davídica de um messias poderoso. Em torno de Jesus, sob o seu fascínio, reúnem-se discípulos e discípulas que vão amadurecendo e construindo relações novas, caracterizadas por liberdade, solidariedade e serviço." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
 

2- Meditação (Caminho)

A Igreja, em sua missão evangelizadora, tem incentivado todos os batizados a assumirem a sua vocação de discípulos missionários de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Todos, homens, mulheres, crianças, idosos, jovens são convidados a participarem ativamente no anúncio da Boa-Nova do Reino. Ao mesmo tempo, o Documento de Aparecida nos recorda que "no seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão recebida, seu amor serviçal até a doação de sua vida" (DAp 139).
A partir da meditação dos textos, o que para mim significa seguir Jesus? De que forma vivo o meu batismo? Em quais realidades percebo a necessidade de proclamar corajosamente a Boa-Nova de Jesus? O que a Palavra me convida a viver? Quais sentimentos a Palavra despertou em mim?
 

3- Oração (Vida)

Confie ao Senhor o apelo que surgiu em seu coração na escuta e meditação da Palavra. Conclua rezando as Invocações a Jesus Mestre.
Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim a partir da Palavra? Quais apelos recebi e compromissos que desejo concretizar em minha vida?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


...............
Mês da Bíblia 2015
Neste ano, o tema proposto para o aprofundamento do Mês da Bíblia é: "Discípulos missionários a partir do Evangelho de João", e o lema: "Permanecei no meu amor para produzir muitos frutos".
Assista ao vídeo sobre o tema:



Acompanhe, na próxima sexta-feira, mais uma reflexão sobre o Evangelho de João.
 

Comentário

As mulheres participam ativamente da vida eclesial
Em diversas ocasiões, os evangelhos informam que o grupo dos discípulos é muito mais amplo que o grupo dos Doze (Lc 6,13). O trecho do evangelho de hoje é um sumário da atividade de Jesus. À diferença dos rabinos que não aceitavam as mulheres como discípulas, no grupo dos Doze que acompanhavam Jesus, Lucas observa haver um grupo de mulheres. Isso é absolutamente novo e surpreendente. São mulheres, ao que se pode deduzir do texto, com uma história pessoal dramática e que foram libertadas pelo Senhor de seus males; e algumas dentre elas, supõe-se, são simpatizantes do “movimento do Galileu”. Mas o número delas é muito maior do que a pequena lista apresentada no texto (cf. Lc 23,53-56). As mulheres que haviam acompanhado Jesus desde a Galileia, assim como os amigos de Jesus, o acompanharam também na sua “via-crúcis” (cf. Lc 23,49). Supomos que as expressamente mencionadas ocupavam um lugar de liderança na comunidade primitiva. Os nomes de duas dentre elas, Maria Madalena e Joana, são mencionados no relato da ressurreição do Senhor (Lc 24,9-11). O nosso texto pretende instruir a comunidade cristã de que as mulheres participam ativamente com os seus dons da vida eclesial.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, reveste-me do amor e da fidelidade necessárias para ser servidor do Reino. Que eu demonstre meu reconhecimento a ti, colocando minha vida a serviço do meu próximo.

O conteúdo deste Site - http://www.paulinas.org.br/diafeliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário