terça-feira, 1 de setembro de 2015

Evangelho do Dia - Jesus ensina com autoridade

Ano B - DIA 01/09



Jesus ensina com autoridade - Lc 4,31-37

Jesus desceu para Cafarnaum, cidade da Galileia, e lá os ensinava, aos sábados. Eles ficavam maravilhados com os seus ensinamentos, pois sua palavra tinha autoridade. Na sinagoga estava um homem que tinha um espírito impuro, e ele gritou em alta voz: “Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!”. Jesus o repreendeu: “Cala-te, sai dele!”. O demônio então lançou o homem no chão e saiu dele, sem lhe fazer mal algum. Todos ficaram espantados e comentavam: “Que palavra é essa? Ele dá ordens aos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. E sua fama se espalhava por todos os lugares da redondeza.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Iniciamos hoje o Mês da Bíblia. O Evangelho nos coloca diante de Jesus que instrui com autoridade, pois suas palavras tocam o coração dos ouvintes, dão sentido e libertam. Peçamos a graça de que ao longo deste mês, possamos acolher com profundidade os ensinamentos de Jesus em nossa vida e deixar-nos transformar por ela.
Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato: lugares, pessoas, acontecimentos... Quem é Jesus? O que ele ensina? Como é o seu ensinamento? Como as pessoas acolhem as palavras de Jesus e o que ela realiza nos ouvintes?
"Lucas reproduz, com poucas diferenças, a semelhante narrativa de Marcos. Porém, ele a coloca antes da vocação dos primeiros discípulos, enquanto Marcos a coloca depois. O contexto é o do ensinamento com autoridade de Jesus. 'Autoridade' significa competência, coerência e autenticidade. O gesto espantoso de exorcismo é uma expressão da força transformadora da sua palavra e de seu ensino, que liberta as mentes das ideologias religiosas que deformam a face de Deus. Em confronto com os ensinamentos de Jesus encontra-se na sinagoga um espírito impuro que o questiona: 'Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Viste para nos destruir?'. É o espírito que reina na sinagoga e Jesus vem libertar os que ali estão submissos a este espírito.
O anúncio da Palavra abala todo sistema religioso convencional e formal. A Palavra fecunda é a que renova as comunidades e a sociedade, promovendo a unidade em torno da justiça, da dignidade humana e da paz."(Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
 

2- Meditação (Caminho)

"Jesus está presente na palavra de Deus e fala-nos. Eis por que a palavra de Deus é diversa inclusive da mais elevada palavra humana. E nós devemos aproximar-nos dela com o coração aberto das bem-aventuranças e com humildade.(...) Torna-se muito importante questionar-se: Como devemos receber a palavra de Deus?. A resposta é clara: Como se recebe Jesus Cristo. A Igreja diz-nos que Jesus está presente na Escritura, na sua palavra. Por isso, aconselho muitas vezes que se tenha sempre um pequeno Evangelho na bolsa, no bolso, para ler um trecho durante o dia. Um conselho prático não tanto para aprender algo mas sobretudo para encontrar Jesus, porque Jesus se encontra precisamente na sua palavra, no seu Evangelho. Se Jesus está presente na palavra de Deus e fala-nos na palavra de Deus, far-nos-á bem hoje, durante o dia perguntar-nos: de que modo recebo a palavra de Deus?" (Papa Francisco, meditação matinal, 01/07/14, em http://w2.vatican.va/)
 

3- Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido. Conclua com a oração: Jesus Mestre, agradeço pelas luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me, pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
 
 

Comentário

A palavra de Jesus vence o mal
Cafarnaum é uma cidade às margens do mar da Galileia, lugar onde fica a casa de Simão Pedro e de seu irmão André; lugar, ao que tudo indica, em que Jesus estabeleceu sua morada. O episódio na sinagoga de Nazaré havia antecipado os acontecimentos de Cafarnaum, o que dava ao discurso um caráter programático. Por seu ensinamento, Jesus desperta a admiração de quem o ouve, pois a sua palavra tem autoridade, isto é, coerência, faz sentido e dá sentido a tudo. O seu ensinamento causa admiração porque sua palavra é sentida como um sopro que comunica o Espírito Santo. A presença de Jesus e o seu ensinamento comunicam a graça de Deus, ao mesmo tempo que revelam os males do coração humano (cf. Mc 7,21). Definições filosóficas, aqui, não nos ajudam a compreender a realidade do mal. O mal é o que faz mal; é algo do ser humano que resiste e se opõe ao desígnio salvífico de Deus e desfigura o homem criado à imagem e semelhança de Deus. O texto é uma proclamação de fé na palavra de Jesus que vence o mal. Essa palavra eficaz, ao entrar no coração do ser humano, expulsa o mal.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, faze-me forte para enfrentar e vencer as forças malignas que cruzam meu caminho, tentando afastar-me de ti. Como Jesus, quero abalar o poder do mal deste mundo

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário