sábado, 12 de setembro de 2015

Mensagem do Dia

12/09 - Criou e continua criando

Não me criou, está me criando.
Não me fez, está me fazendo.
Não me amou: está me amando!
Deus continua criando. Está aí uma expressão que pouca gente entende. Ficou o hábito de dizer que Deus criou. Paramos nisso. Parece que é uma coisa lá do passado e que depois de seis dias Ele cansou e está descansando até hoje.
Nada mais errado. Deus não foi Criador. Ele é criador. Criou, está aperfeiçoando, criando crianças, velhinhos, vai criando vidas e mais vidas, cria a esperança e no-la dá, enche-nos de valores.
Deus cria até o fim de nossa vida e nos cria para o céu. Está criando vidas novas a cada detalhe. Tudo bem que é o ciclo da vida, mas Ele está ali. Está criando pensamentos, sentimentos e amores. Está esculpindo a moça bonita e o rapaz charmoso e atraente, mas também está esculpindo e criando a moça não tão bonita, mas cujos valores ultrapassam de longe o estético das outras.
Além disso, o que é estético para nós nem sempre é estético para Deus.
O belo tem outro significado em Deus. O belo Dele não tem que ser o nosso. Os padrões de beleza mudam até com a geografia.
A verdade é que Deus é essencialmente Criador. Não teria criado o Universo se não fosse Pai e Criador. Não foi uma brincadeira nem um gesto isolado. Faz parte da essência de Deus. A expressão "Deus me criou" é certa, mas logo a seguir, devemos acrescentar: "e continua me criando e eu sou grato para com Ele".
Como Pai que é, põe filho no mundo e quando o filho tiver 50 anos ainda vai precisar dos pais. Criar é um ato. Continuar criando são muitos atos. Deus não seria criador se tivesse atuado uma só vez e feito uma só coisa. É criador porque, como diz Jesus, o "Pai está fazendo o seu trabalho eterno, até os dias de hoje e eu também estou trabalhando"(Jo 5,17).
A expressão "Deus descansou" é Bíblica e significa mais do que parar ou sentar-se para recuperar as forças. Deus não se cansa. A expressão Shabat (repouso), de onde vem a palavra Sábado, era utilizada com o objetivo de mostrar que Deus tomou um tempo para contemplar a sua obra e viu que era boa. Era didática. Propunha o louvor e a contemplação, para que o homem não caísse escravo do trabalho. Nós, humanos, precisamos de Shabat, descansar das nossas correrias e tomar tempo para completar a obra que estamos fazendo, porque ela também é boa. Para judeus e cristãos, contudo, o trabalho é mais importante do que o descanso, a tal ponto que 85% da semana - seis dias - é para trabalhar e apenas 15% para descansar - um dia. Ou seja, 24 horas das 168 horas da semana.
A espiritualidade do trabalho e do repouso é profunda. Vem da noção de um Deus que trabalha. Não nos esqueçamos disso toda vez que falarmos do Deus Criador. Aquele que me criou não parou de criar, está criando astros, astros e astros e está me criando. Eu louvo o Deus que me criou e continua me criando e vai me criar até eu ir para o céu. E vai continuar a me criar lá no céu também. Não sei como, mas eu sei que o amor é criador e Ele vai continuar me amando no céu. Então haverá uma criação continuada por toda a eternidade. Pensemos nessas coisas. Aquele que não para de amar, também não para de criar. Não é tão difícil de entender, quando se sabe e entende o amor como algo não estático...

Pe. Zezinho, scj
(Retirado do site www.padrezezinhoscj.com)

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário