sábado, 5 de agosto de 2017

Evangelho do domingo - 'Este é o meu Filho amado!'

Transfiguração do Senhor (A). Festa
6 de Agosto de 2017

Cor: Branco
Evangelho - Mt 17,1-9
O seu rosto brilhou como o sol.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 17,1-9

Naquele tempo:
1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão,
e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha.
2
E foi transfigurado diante deles;
o seu rosto brilhou como o sol
e as suas roupas ficaram brancas como a luz.
3
Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias,
conversando com Jesus.
4
Então Pedro tomou a palavra e disse:
'Senhor, é bom ficarmos aqui.
Se queres, vou fazer aqui três tendas:
uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.'
5
Pedro ainda estava falando,
quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra.
E da nuvem uma voz dizia:
'Este é o meu Filho amado,
no qual eu pus todo meu agrado.
Escutai-o!'
6
Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito 
assustados e caíram com o rosto em terra.
7
Jesus se aproximou, tocou neles e disse:
'Levantai-vos, e não tenhais medo.'
8
Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais
ninguém, a não ser somente Jesus.
9
Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes:
'Não conteis a ninguém esta visão até que o
Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos.'
Palavra da Salvação.

        O Evangelho nos traz a reflexão sobre o episódio da transfiguração de Jesus. Jesus se manifesta aos discípulos no Monte Tabor, em todo o esplendor da divindade, antecipando a glória da Ressurreição. O Pai revela a identidade de Jesus: Ele é o Filho amado de Deus. Somos convidados não somente a contemplar a face luminosa do Mestre, mas também ESCUTAR A SUA VOZ e seguir seus passos.

Mas o que há de tão importante na transfiguração de Jesus?

        A maior lição que devemos tirar dessa passagem é a divindade e a intimidade de Jesus com o Pai e os profetas do Antigo Testamento. Só um Homem-Deus poderia fazer o que Ele fez, e aquilo serviu para os 3 discípulos (Pedro, Tiago e João) deixarem para trás qualquer dúvida que ainda pudesse haver quanto a divindade de Jesus. E mesmo assim, Jesus ainda pediu que eles guardassem segredo sobre o que eles viram, até que acontecesse a ressurreição.

O monte, para o qual Jesus e seus discípulos se dirigiram, simboliza o lugar da presença e da comunicação divina. Dirigiram-se para o alto monte, porque o ser humano deve elevar-se para poder contemplar a manifestação da glória divina.   Num lugar retirado, numa alta montanha – representação da experiência de maior intimidade, de maior sintonia com Deus por meio da elevação; tomando consigo três de seus discípulos (e não diante de todos os que o seguiam) a figura de Jesus mudou: rosto brilhante como o Sol e vestes brancas como a luz.

Além disso, o fato contou com a presença de Moisés e Elias, personagens do contexto bíblico representando todo o ensinamento da Lei e toda a força da profecia. Indicando que as Escrituras estão todas centradas na pessoa de Jesus. Tudo quanto Deus havia falado a seu povo eleito tinha sido em função do seu Filho amado. O auge da presença divina revela-se quando uma nuvem luminosa envolveu Jesus, e a voz celeste se fez ouvir: “Este é o meu filho amado, que muito me agrada. Escutem o que ele diz!”. Assim, os discípulos estavam em condições de compreender a verdadeira identidade de Jesus, na sua condição humana e divina.

A Transfiguração de Jesus é uma catequese que revela   aos discípulos e a nós quem é Jesus: o Filho amado de Deus: - Um novo Moisés que dá ao seu povo uma Nova lei e   através do qual Deus propõe aos homens uma Nova Aliança. Jesus se transfigura, mostrando um pedacinho do céu. E Pedro exclama: É bom estarmos aqui! Diante disso posso me perguntar: Será que Jesus precisa se transfigurar na minha frente para que eu acredite nEle? Será que eu estou esperando algo extraordinário acontecer, para me decidir a seguir Jesus? Ele mesmo não nos engana dizendo que vai ser fácil... Ele diz: "Quem quiser me seguir, tome a sua cruz e me acompanhe."

  Que saibamos reconhecer as transfigurações de Jesus nas pessoas que nos rodeiam, e que também deixemos Jesus se transfigurar em nós, para que Ele alcance cada vez mais pessoas através de nós...

 - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário