sábado, 22 de setembro de 2018

Evangelho do domingo - Acolher os pequeninos.

25º Domingo do Tempo Comum
23 de Setembro de 2018
Cor: Verde

Evangelho - Mc 9,30-37


O Filho do Homem vai ser entregue...
Se alguém quiser ser o primeiro, que
seja aquele que serve a todos!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9,30-37
Naquele tempo:
30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galiléia.
Ele não queria que ninguém soubesse disso,
31pois estava ensinando a seus discípulos.
E dizia-lhes:
'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens,
e eles o matarão.
Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará'.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras
e tinham medo de perguntar.
33Eles chegaram a Cafarnaum.
Estando em casa, Jesus perguntou-lhes:
'O que discutíeis pelo caminho?'
34Eles, porém, ficaram calados,
pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse:
'Se alguém quiser ser o primeiro,
que seja o último de todos
e aquele que serve a todos!'
36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles,
e abraçando-a disse:
37'Quem acolher em meu nome uma destas crianças,
é a mim que estará acolhendo.
E quem me acolher, está acolhendo, não a mim,
mas àquele que me enviou'.
Palavra da Salvação.


MAIOR É QUEM SERVE
É a segunda vez, no Evangelho de Marcos, que Jesus preanuncia aos discípulos seu sofrimento, morte e ressurreição. Os discípulos, porém, não entendem suas palavras e têm medo de pedir explicações. Além disso, ficam calados diante da pergunta que lhes é feita, pois estavam imaginando um projeto de vida diferente do proposto pelo Mestre.

De fato, ao mostrar a atitude dos discípulos, o evangelho quer falar a cada um de nós. Nós, que nos dizemos seguidores de Jesus, afinal investimos nossas energias, ocupamos nossos pensamentos em quê? O caminho queseguimos é o proposto por ele, ou vivemos em busca de atalhos, acreditando que chegaremos de qualquer modo a um bom destino?

A questão é que atalhos, no discipulado, não existem. E, se existissem, nunca levariam ao mesmo destino de Jesus, pois o caminho que ele propõe é único, sem meios-termos nem variações.

Seu caminho é o do serviço aos menores, e o desejo de ser maior é exatamente o caminho contrário. Não é à toa, portanto, que Jesus põe uma criança no meio dos discípulos: ela é o símbolo dos menores, que precisam ser o centro da atenção dos discípulos.

O que os seguidores de Jesus fazem pelos menores estão fazendo a ele próprio. Acolhendo os pequenos, acolhem a ele e ao Pai, que o enviou.

Aprender com o Mestre exige de cada um de nós, e de nossas comunidades, a atitude fundamental da escuta sem interesses egoístas. Exige a abertura da mente para o caminho de sofrimento e vida nova que é o dele. Pôr–se com ele no caminho de doação da vida, no caminho de serviço aos menores, significa entender suas palavras. É então que começamos a enxergar tantas injustiças e tanto sofrimento de inocentes e questionamos o Mestre para tentar ver o mundo com seus olhos. É então que testemunhamos ao mundo que o sofrimento do Mestre é redentor e que nossa vida também pode ajudar a aliviar o sofrimento de outros.

E infelizmente, se assim não for, mesmo que falemos, não testemunharemos: ficaremos apenas calados, fechados e frustrados em nossa busca vazia de aparecer e ser os maiores.
Pe. Paulo Bazaglia, ssp - Paulus

Um comentário:

  1. DEUS TEM ME mostrado isso... quando parei de olhar só pra mim e para as minhas "necessidades" ,e olhei e pedi pelos meus, comecei a me sentir mais feliz, com sentido em minha vida, vi que Deus não vai me dasamparar, não esquece de mim, por eu me lembrar dos outros primeiro, assim não me sinto mais só e sei que Ele, Maria e os Anjos protetoras estão sempre comigo... sou cada vez mais curada e amada, quando sofro e lembro-me de que não importa a minha dor sempre posso dar amor....

    ResponderExcluir