sábado, 11 de abril de 2020

Feliz Páscoa!

Domingo da Páscoa
12 de Abril de 2020
Cor: Branco

Evangelho - Jo 20,1-9

Ele devia ressuscitar dos mortos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,1-9

1No primeiro dia da semana,
Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus,
bem de madrugada, quando ainda estava escuro,
e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
2
Então ela saiu correndo
e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo,
aquele que Jesus amava,
e lhes disse: 'Tiraram o Senhor do túmulo,
e não sabemos onde o colocaram.'
3
Saíram, então, Pedro e o outro discípulo
e foram ao túmulo.
4
Os dois corriam juntos,
mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro
e chegou primeiro ao túmulo.
5
Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão,
mas não entrou.
6
Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás,
e entrou no túmulo.
Viu as faixas de linho deitadas no chão
7
e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus,
não posto com as faixas,
mas enrolado num lugar à parte.
8
Então entrou também o outro discípulo,
que tinha chegado primeiro ao túmulo.
Ele viu, e acreditou.
9
De fato, eles ainda não tinham compreendido a
Escritura,
segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.
Palavra da Salvação.

Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo - Jo 20,1-9
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Páscoa, tudo novo, vida nova. Algo novo está acontecendo na casa do centurião romano Cornélio. Pedro está lá com alguns discípulos. Estamos nos primórdios da Igreja que começa a revelar o que tem de próprio. Os pagãos podem ser recebidos na comunhão da Igreja sem terem que observar os preceitos da Lei. Pedro, judeu observante, deve dar um passo avante na obediência a Deus e não mais chamar de impuro o que Deus purificou. Pedro dá testemunho de Jesus Ressuscitado diante dos pagãos, que receberão o Espírito Santo e terão seus pecados perdoados. Na sua estrutura externa, a própria Igreja se apresenta com uma face judaica e outra pagã. Concretiza-se o que lemos em Efésios, que “de ambos os povos, Jesus fez um só, derrubando o muro de separação e suprimindo em sua carne a inimizade, a Lei dos mandamentos expressa em preceitos, a fim de criar em si mesmo um só homem novo… por meio da cruz, na qual ele matou a inimizade”. Diante de Cornélio, Pedro anuncia que Deus “ressuscitou Jesus no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se a testemunhas escolhidas”.

Naquele terceiro dia, o primeiro da semana, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra tinha sido retirada. Saiu correndo e foi se encontrar com Simão Pedro e com o outro discípulo. “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. Pedro e o outro discípulo saíram e foram até lá. Os dois corriam juntos. O outro discípulo correu mais depressa. Chegou primeiro, mas não entrou. Simão Pedro chegou e entrou no túmulo. Então, o outro discípulo entrou, viu e acreditou. O que foi que ele viu? Viu o túmulo vazio.

Eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos. Depois compreenderam. E nós, graças ao testemunho deles, podemos agora compreender um pouco mais, e sobretudo crer. Ele está vivo e está no meio de nós. Maria Madalena correu, Pedro correu, o discípulo amado correu. Uma grande correria para encontrar o Senhor. No segundo livro das Crônicas está escrito: “Quando eles, em sua angústia, se converteram ao Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, ele deixou-se achar por eles”. E em Jeremias: “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Deixar-me-ei achar por vós”. Antes da sua morte, São Paulo escreveu a Timóteo: “Completei a corrida”. Não ficou parado no caminho. Então, entre na corrida e busque, que você achará! O Senhor encontrou você no caminho, como encontrou os discípulos de Emaús no dia da ressurreição. Encontre-o também! Contemple o mistério da ressurreição do Senhor! Viva em união com ele! Una-se profundamente e pessoalmente à morte e à ressurreição do Senhor! Ressuscite com ele cada dia! “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram.” Não o tiraram. O Pai o tirou e ele saiu. Onde o colocaram? Não o colocaram. Sabemos onde ele está. Ele está no meio de nós.

A RESSURREIÇÃO NÃO COMPREENDIDA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://domtotal.com/religiao-liturgia-diaria.php).

A Ressurreição pegou desprevenidos os discípulos e as pessoas mais chegadas a Jesus. Maria Madalena, na manhã do primeiro dia da semana, ou seja, o domingo para nós, foi, bem cedinho, ao sepulcro. Seu objetivo era chorar o amigo morto. Visita nostálgica, para recordar um tempo que jamais voltaria.

Para sua surpresa, a pedra sepulcral não estava na posição devida. Tinha sido removida, e o corpo de Jesus não se encontrava no túmulo. Tomada de surpresa e espanto, Maria Madalena saiu apressada, afim de comunicar o fato aos discípulos. Pedro e o discípulo amado correram em direção ao sepulcro, para constatar o ocorrido.

Lá se encontravam as faixas e o lençol usados no sepultamento de Jesus, mas o corpo não. Algo já se podia suspeitar: como era possível levar embora um cadáver, já sepultado, deixando para trás as faixas e o lençol que o envolviam? Eles estavam diante de um fato intrigante.

Pedro e Maria Madalena ficaram com a hipótese da retirada do corpo. Eles não contemplavam a possibilidade de Jesus ter ressuscitado. É no coração do discípulo amado que se desperta a intuição de que o Mestre estava vivo. Não é fácil determinar o conteúdo de sua fé, neste primeiro momento. Talvez João pensara que algo de extraordinário tivesse acontecido com o corpo de Jesus. O verdadeiro significado do sepulcro vazio era ainda uma incógnita. Seria preciso dar tempo ao tempo para que tudo ficasse esclarecido.

Oração
Senhor Jesus, ilumina minha mente e meu coração para que eu possa superar minhas falsas compreensões a respeito da Ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário