quinta-feira, 9 de abril de 2020

Jesus, vida para o mundo.

QUINTA-FEIRA SANTA - INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA 

Jesus Cristo, sacerdote do amor e do serviço.
 
 


RITO INICIAL

Animador: Noite santa, noite do Senhor, noite de amor, de luz e de esperança. Dia da instituição da Eucaristia, do Mandamento do Amor e do Serviço: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Servindo, amando e celebrando o amor oblativo de Jesus, faremos de nossa vida um sacerdócio permanente. Jesus institui o Sacramento da Eucaristia, e lavando os pés dos discípulos nos mostra seu sentido profundo: amor, serviço, doação plena.
    Reflexão - Evangelho: Jo 13,1-15
    - Prestes a dar-nos a maior prova de amor, a de entregar sua vida para resgatar nossa vida e nossa liberdade, Jesus dá aos seus as últimas recomendações, as palavras mais preciosas e os gestos mais significativos de sua vida e missão. A última vontade de alguém que parte tem um peso vital. O lugar: em torno de uma mesa, e o momento: uma refeição sagrada, não são um acaso, mas foi um desejo profundo de Jesus que diz: “Desejei ardentemente comer esta ceia convosco”, pois é a última antes de dar seu corpo e derramar seu sangue.
    - Jesus toma o pão, símbolo de tudo o que Deus nos dá gratuitamente e de tudo o que nós precisamos para viver, eleva ao Pai um hino de ação de graças, parte o pão e o reparte entre seus discípulos dizendo: “Isto é o meu corpo que será entregue por vós”. Pão partilhado é pão
    abençoado. Pão acumulado é pão amaldiçoado. Vida doada por amor é vida abençoada. Vida consumida pelo egoísmo é vida desperdiçada. Depois Jesus tomou o cálice com vinho, mais uma vez elevou ao Pai um hino de ação de graças dizendo: “Este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança que será derramado por vós e por todos para o perdão dos pecados”. Sangue é a vida que brota do coração e leva a vida para todo o corpo. Nós somos membros do corpo de Cristo. Se vivemos intimamente unidos a Ele, dele receberemos a vida. Separados dele, somos como um galho separado do tronco.
    - O gesto de lavar os pés dos discípulos é uma espécie de explicação do sentido profundo da Eucaristia. Pois a palavra Eucaristia significa: “Ação de Graças”. E a melhor forma de sermos agradecidos a Deus, é, como Jesus, colocar-nos humildemente a serviço uns dos outros, sobretudo, dos pobres, enfermos, marginalizados, refugiados, roubados em sua dignidade de filhos e filhas de Deus. O maior no reino de Deus é aquele que sofre. Jesus conclui a instituição da Eucaristia e o gesto do lava-pés com duas ordens: “Façam isto em memória de mim”, e “Fazei o mesmo que eu fiz”. Obedecendo a estas ordens, com Cristo morreremos para o pecado e com Cristo ressuscitaremos para uma vida nova. (Texto de: Frei Carlos R. Rockenbach, OFMCap.)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário