Jo 14,21-26 - O Espírito Santo nos ensinará todas as coisas
com todas pessoas que se encontram nas redes sociais:
Espírito de verdade,
a ti consagramos a mente e nossos pensamentos: ilumina-nos.
Que conheçamos Jesus Mestre e compreendamos o seu Evangelho.
Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia? Lemos, atentamente Jo 14,21-26
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22 Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23 Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26 Mas o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.
Refletindo
Observo pessoas que aparecem no texto ( Jesus, Judas, os discípulos), suas palavras, relações. Neste texto Jesus e Judas conversam sobre os mandamentos. Jesus diz que observá-los é amar a Ele. Amar a Jesus é garantia de ser amado pelo Pai. E mais, fala de um Mestre, um Auxiliador, o Espírito Santo que estará ensinando e recordando o Evangelho. Em síntese: é preciso amar para entender as coisas de Deus. E não existe amor sem observância dos mandamentos.
O que o texto diz para nós, hoje? Somos discípulos/as e missionáriso/as de Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida. Testemunhamos este amor na vida concreta, cumprindo os mandamentos que Ele sintetiza em “amar a Deus” e “amar o próximo”?
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, afirmaram: " (...)Como discípulos de Jesus Cristo, sentimo-nos desafiados a discernir os “sinais dos tempos”, à luz do Espírito Santo, para nos colocar a serviço do Reino, anunciado por Jesus, que veio para que todos tenham vida e “para que a tenham em abundância” (Jo 10,10).(DAp 33).
3.Oração (Vida)Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, afirmaram: " (...)Como discípulos de Jesus Cristo, sentimo-nos desafiados a discernir os “sinais dos tempos”, à luz do Espírito Santo, para nos colocar a serviço do Reino, anunciado por Jesus, que veio para que todos tenham vida e “para que a tenham em abundância” (Jo 10,10).(DAp 33).
Também outros textos bíblicos nos ajudam na reflexão:
Jo 13,14 - Pois bem: eu, que sou o Mestre e o Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros.
Jo 15,13 - Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos.
São Paulo fala do amor como prioridade em tudo:
1Cor 13, 1- 1ss - Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente.
2 Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu não seria nada.
3 Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria.
4 O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho.
5 Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse,
não se irrita, não guarda rancor.E Jesus para nos animar nos diz no Evangelho: “O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”. Confiantes nesta promessa, caminhemos em nossa Leitura Orante para o segundo passo: após a Leitura e a Meditação vem a Oração.
O que o texto nos leva a dizer a Deus? Rezamos, espontaneamente e concluo:
Rezo, a Jesus Mestre Caminho, Verdade e Vida:
- Jesus Mestre, santificai nossa mente e aumentai a nossa fé.
- Jesus Mestre, libertai-nos do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
- Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos oferecemos e de vós tudo esperamos.
- Jesus, caminho de santidade, tornai-nos vossos fieis seguidores.
- Jesus Caminho, tornai-nos perfeitos como o Pai que está no céu.
- Jesus Vida, vivei em nós para que nós vivamos em vós.
- Jesus Vida, não permitais que nos separemos de vós.
- Jesus Vida, fazei-nos viver eternamente na alegria do vosso amor.
- Jesus Verdade, que sejamos luz para o mundo.
- Jesus Caminho, que sejamos vossa testemunha autêntica diante das pessoas.
- Jesus Vida, que nossa presença contagie a todos com o vosso amor e a vossa alegria.
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual é o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo. Como vamos vivê-lo na missão? Nosso novo olhar nos leva a ver e tratar as pessoas com o amor com que nós gostaria de ser tratadas/os.
Vamos escolher uma palavra ou expressão para durante o dia nos recordar a deixar-nos transformar pela Palavra.
Posso escrever em minha agenda ou no meu desktop a frase de Jesus que será nosso lembrete: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”.
Ou apenas: “Sou morada de Deus”.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Patrícia Silva, fsp
Ir. Patrícia Silva, fsp
Nenhum comentário:
Postar um comentário