sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Transcrevo a palavra do bispo diocesano de Osório Dom Jaime Pedro Kohl. Vale a pena ler o texto.

Palavra do Bispo

Jovem, venha jogar no time de Jesus!
Esse foi o convite que o Papa Francisco dirigiu aos jovens durante a vigília em Copacabana. Fiquei contente quando ouvi essa simbologia, pois se estão lembrados, na semana antes do encontro da JMJ usei essa mesma linguagem. Como nesta semana somos chamados a refletir e rezar pelas vocações à Vida Consagrada, trago uma síntese desse convite que é uma feliz provocação vocacional.
Penso que podemos aprender algo daquilo que sucedeu nestes dias: por causa do mau tempo, tivemos de suspender a realização desta Vigília no “Campus Fidei”, em Guaratiba. Não quererá porventura o Senhor dizer-nos que o verdadeiro “Campus Fidei”, o verdadeiro Campo da Fé não é um lugar geográfico, mas que somos nós mesmos?
Partindo da denominação Campo da Fé, pen sei em três imagens que podem nos ajudar a entender melhor o que significa ser um discípulo missionário: a primeira imagem, o campo como lugar onde se semeia; a segunda, o campo como lugar de treinamento; e a terceira, o campo como canteiro de obras.
Todos conhecemos a parábola de Jesus sobre um semeador que saiu pelo campo lançando sementes; algumas caem à beira do caminho, em meio às pedras; outras no meio de espinhos e não conseguem se desenvolver; mas outras caem em terra boa e dão muito fruto (cf. Mt 13,1-9). Quando aceitamos a Palavra de Deus somos o Campo da Fé! Deixem que Cristo e a sua Palavra entrem na vida de vocês, deixem entrar a semente da Palavra de Deus, deixem que germine, que cresça.
Que tipo de terreno somos ou queremos ser? Quem sabe se, às vezes, somos como o caminho: escutamos o Senhor, mas nossa vid a não muda nada, pois nos deixamos aturdir por tantos apelos superficiais. Ou somos como o terreno pedregoso: acolhemos Jesus com entusiasmo, mas somos inconstantes; diante das dificuldades, não temos a coragem de ir contra a corrente. Ou somos como o terreno com os espinhos: as coisas, as paixões negativas sufocam em nós as palavras do Senhor. Hoje, porém, eu tenho a certeza que a semente pode cair em terra boa. Nos testemunhos, ouvimos como a semente caiu em terra boa.
Eu sei que vocês querem ser terreno bom, cristãos de verdade. Sei que vocês não querem viver na ilusão de uma liberdade inconsistente que se deixa arrastar pelas modas e as conveniências do momento. Sei que vocês apostam em algo grande, em escolhas definitivas que dêem pleno sentido à vida.
O campo como lugar de treinamento. Jesus nos pede que o sigamos por toda a vida, pede que sejamos seus discípulo s, que “joguemos no seu time”. A maioria de vocês ama os esportes. E aqui no Brasil, como em outros países, o futebol é paixão nacional. O que faz um jogador quando é convocado para jogar num time? Deve treinar, e muito! Também é assim a nossa vida de discípulos do Senhor.
Descrevendo os cristãos, São Paulo nos diz: «Todo atleta se impõe todo tipo de disciplina. Eles assim procedem, para conseguirem uma coroa corruptível. Quanto a nós, buscamos uma coroa incorruptível!» (1Co 9, 25). Jesus nos oferece algo superior à Copa do Mundo! Jesus oferece-nos a possibilidade de uma vida fecunda, de uma vida feliz, a vida eterna.
O campo como canteiro de obras. Aqui mesmo vimos como se pôde construir uma igreja: indo e vindo, os jovens e as jovens deram o melhor de si e construíram a Igreja. Querem construir a Igreja? Sejam protagonistas! Joguem no ataque!
Na Igreja de Jesus, nós somos as pedras vivas. Cada um de nós é uma pedra viva, um pedacinho da construção. Não construam uma capelinha, onde cabe somente um grupinho de pessoas. Jesus nos pede que a sua Igreja viva seja tão grande que possa acolher toda a humanidade, que seja casa para todos! Ele diz a mim, a você, a cada um: «Ide e fazei discípulos entre todas as nações»!
Acompanho as notícias do mundo, vejo que muitos jovens, em tantas partes do mundo, saíram pelas estradas para expressar o desejo de uma civilização mais justa e fraterna. Os jovens nas ruas querem ser protagonistas da mudança. Através de vocês, entra o futuro no mundo. Continuem a vencer a apatia, dando uma resposta cristã às inquietações sociais e polít icas que estão surgindo em várias partes do mundo.
Queridos jovens não «olhem da sacada» a vida, entrem nela. Não esqueçam: Vocês são o Campo da Fé! Vocês são os atletas de Cristo! Vocês são os construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor.
A Assunção de Maria nos lembra a pátria definitiva e o caminho para chegar é a disponibilidade a fazer a vontade de Deus, o «Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra» (Lc 1,38).
Jovem, a Vida Consagrada é uma das formas mais radicais de seguimento de Jesus pois implica uma entrega total e para sempre. Caso te sentes atraído por essa vida, não tenha medo! É possível, bonito, gratificante e vale a pena!

Dom Jaime Pedro Kohl
Bispo de Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário