quarta-feira, 5 de março de 2014

Com a quarta-feira de cinzas inicia o tempo de quaresma em preparação a Páscoa. Leia o texto para entender o significado da quarta-feira de cinzas, da quaresma e da festa da Páscoa.


Páscoa: Nova vida para os cristãos

Data da celebração da Páscoa
Páscoa significa passagem. Sua etimologia vem do termo hebraico Pessach. A Páscoa é a festividade religiosa mais importante dos cristãos, pois no domingo de Páscoa estes celebram a ressurreição de Jesus Cristo. No calendário litúrgico a Páscoa é comemorada após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera do hemisfério Norte, entre os dias 22 de março e 25 de abril. Em 2014 a Páscoa é celebrada em 20 de abril. As festividades da Páscoa levam ao crescimento da fé dos cristãos.

Quarta-feira de Cinzas
A preparação da Páscoa inicia na quarta-feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano. A quarta-feira ou Dia das Cinzas é uma data com especial significado para a comunidade cristã. As cinzas são símbolo da conversão e da mudança de vida, recordando a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Assim, a preparação pascal inicia no dia seguinte à terça-feira de Carnaval e dura 40 dias.
A origem da quarta-feira de cinzas é de natureza religiosa. Nesse dia, a Igreja celebra a tradicional missa das cinzas, dando abertura ao tempo quaresmal. As cinzas utilizadas na celebração litúrgica provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. O celebrante utiliza as cinzas misturadas com água benta para traçar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo as frases “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás”, ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”. A Igreja aconselha os fieis a fazerem jejum e a não comerem carne na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, para que tomem parte no sacrifício de Jesus.

Tempo quaresmal

Começa na quarta-feira de cinzas e estende-se até a quinta-feira da Semana Santa, quando os católicos iniciam as festividades da Páscoa. São 40 dias dedicados à reflexão, à conversão e ao crescimento espiritual dos cristãos que se recolhem em oração, jejum e caridade preparando-se em espírito e coração para a Páscoa, a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa.
Os sacerdotes usam vestimentas de cor roxa, que significa recolhimento penitencial e recorda a própria mortalidade. O número 40 na Bíblia é bastante comum: 40 dias de dilúvio, 40 anos do povo de Deus no deserto, 40 dias de Elias e Moisés na montanha, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério. Contudo, somente em 350 d. C. a Igreja inicia a prática dos 40 dias de quaresma para preparar a festa da Páscoa. Hoje, a Igreja destaca durante o tempo quaresmal os 40 dias de Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz, não havendo Ressurreição sem a morte.

A festividade da Páscoa
A festa da Páscoa já era celebrada antes da época de Jesus Cristo, pois o povo judeu celebrava a Páscoa por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou cerca de 400 anos. Segundo a Bíblia o próprio Jesus participava das celebrações pascais. Há relatos de que quando tinha 12 anos foi levado por José e Maria para comemorar a Páscoa, tendo participado sempre, nos anos seguintes. A mais conhecida participação foi a da "Última Ceia" quando Jesus participou da comunhão do corpo e do sangue, simbolizados pelo pão e pelo vinho.
Na semana santa, a quinta-feira representa a Páscoa da Ceia; a sexta-feira, a Páscoa da Cruz, e o domingo a Páscoa da Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição aos discípulos.
O tempo pascal refere-se liturgicamente ao período que dura cerca de dois meses, do domingo de Páscoa até o de Pentecostes. A mensagem da Páscoa cristã está relacionada ao viver segundo a Ressurreição de Cristo, transcendendo ao sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs da passagem do inverno para a primavera, e às judaicas, da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida. A verdadeira festividade Pascal é celebrar a vitória de Cristo sobre a morte, garantindo a redenção das pessoas que n'Ele tem fé.

        Desejamos que todos os católicos e cristãos despertem para um rico processo de preparação para celebrar a festa imprescindível para a salvação da humanidade: o domingo da Páscoa.

Um comentário:

  1. Frei Miguel acabei de ler sobre as cinzas e também o comentário e nos na Santa Ana fizemos celebração por incrivel que posa parecer meu comentario teve tudo haver com o que li fiquei feliz com isso

    ResponderExcluir