sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Evangelho do dia

Mt 9,14-15 - Estar com Jesus é uma festa!

Faça conosco este Retiro, diariamente, 
às 17h30, pela Rádio Nova Aliança - AM 710, FM 103,3 
ou
acessando na internet 
www.novaalianca.org.br

*************

Passo a passo, a caminho com Jesus,
iniciamos este momento tão especial do nosso dia,
seguindo a sugestão do místico Peregrino Russo:

Senta-te em silêncio e na solidão.
Inclina a cabeça. Fecha os olhos.
Respira suavemente, e olha
através da imaginação,
para dentro do teu coração.
Repete, respirando:

“Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim".

E ouçamos o que ele, o Senhor nos diz

Colocamos nosso coração no coração de Jesus e coração dele no nosso. Como diz o papa Francisco na sua mensagem para esta Quaresma: “Um diálogo coração a coração, de amigo a amigo". 

Passo a passo, a caminho com Jesus, iniciamos esta caminhada para a Páscoa da Ressurreição, nesta quinta-feira de cinzas, rezando com todos que formam conosco esta comunidade eclesial missionária:


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.

Preparamo-nos, agora, para ouvir e acolher o que Deus tem a nos dizer neste momento. Diante da Palavra iluminada, abrimos o coração para acolher o que Deus tem a nos revelar.

Beleza Eterna - Pe. Zezinho, scj


O que diz a Palavra ? Vamos  ler com calma e muita atenção, o Evangelho de hoje: Mt 9,14-15.
Então os discípulos de João Batista chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Por que é que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os discípulos do Senhor não jejuam?
Jesus respondeu:
- Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!

Revendo o texto: quem procura  Jesus aqui são os discípulos de João Batista. Vem esclarecer  a questão do jejum que é  feito pelos fariseus e por eles mesmos. Mas não pelos discípulos de Jesus.  Por que não?  Jesus responde com uma comparação: podem estar tristes  os convidados de um casamento. enquanto o  noivo está com eles?
O que  o texto quer dizer?
Jesus vem trazer clima de festa, de alegria. O jejum que ele pede não é como o fazem os fariseus. O jejum que ele quer é um coração arrependido, é a atitude de perdão e de partilha do que se tem com os mais necessitados. Estar com Jesus é uma festa! Uma grande festa! O ato de jejuar nos permite  fazer  a mesma experiência de Jesus, que jejuou no deserto. Vamos passo a passo  com o Senhor. Para o pacifista indiano, Mahatma Gandhi jejuar era uma forma de protesto contra a violência praticada contra o seu povo. Um belo sentido.
O profeta Isaías  fala qual jejum agrada a Deus e qual não agrada. Não agrada a Deus só cuidar dos próprios interesses, explorar a outra pessoa, brigar, ter ódio no coração. Agrada a Deus o jejum que acaba com a injustiça, reparte o pão com quem tem fome, não se esconde do  pobre seu irmão.

- E o que a Palavra diz para mim, para você, para nós?


O que dizem bispos em Aparecida?
“ Quando cresce no cristão a consciência de se pertencer a Cristo, em razão da gratuidade e alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom desse encontro. A missão não se limita a um programa ou projeto, mas em compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja a todos os confins do mundo". (cf. At 1,8” (DAp 145). Este é o  verdadeiro jejum. Esquecer-se  em vista das demais pessoas. Sair de si para ser Igreja em saída.



                  Coração alienado - Pe. Zezinho, scj

- E o  que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezo com toda Igreja 
 Jesus, nosso Mestre e Senhor, 
ensina-nos o verdadeiro valor do jejum. Para teus discípulos, outrora, 
jejuar indicava experimentar tua ausência nos dias de tua Paixão e morte. 
Para nosso conforto, pela tua ressurreição, 
decidiste permanecer para sempre conosco. Tempo de alegria. 
Amém.


4. Contemplação (Vida)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Procurarei viver diante de Deus, na alegria de ser seu filho, sua filha. Proponho me esquecer  em vista das demais pessoas que precisam de atenção, compreensão e apoio.. Vou ser Igreja em saída.

5. Ação 
Procurarei vivenciar o jejum recomendado por Jesus com atitudes de perdão e de partilha.
Dia após dia, Senhor de minha vida,
ficarei diante de ti,
face a face!
De mãos juntas, 
ficarei diante de ti, Senhor de todos os mundos,
face a face!
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário