sábado, 8 de fevereiro de 2020

Evangelho do domingo

5º Domingo Do Tempo Comum
9 de Fevereiro de 2020
Cor: Verde

Evangelho - Mt 5,13-16

Vós sois a luz do mundo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,13-16

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
13Vós sois o sal da terra.
Ora, se o sal se tornar insosso,
com que salgaremos?
Ele não servirá para mais nada,
senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14
Vós sois a luz do mundo.
Não pode ficar escondida uma cidade
construída sobre um monte.
15
Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca
debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro,
onde brilha para todos que estão na casa.
16
Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens,
para que vejam as vossas boas obras
e louvem o vosso Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação.

Vós sois o sal da terra e a luz do mundo - Mt 5,13-16
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Jesus, que é a luz do mundo, diz aos seus discípulos: “Vós sois a luz do mundo” e são também “o sal da terra”. A luz clareia. O sal preserva da corrupção. A luz não deve ser escondida. Se é luz, é para iluminar, por isso deve ser colocada em lugar visível, de onde possa espalhar a sua claridade. A luz dos discípulos são as suas boas obras. Quem tiver a oportunidade de ver essas boas obras, louvará o Pai que está nos céus. [...]

Sal da terra, luz do mundo, lâmpada que ilumina, boas obras que são vistas, o Pai que é louvado, este é o tempero de um mundo muitas vezes sem sabor. Os cristãos, movidos pela sabedoria do Espírito, saberão introduzir no meio da humanidade bolsões de luz e alegria que manterão acesa a esperança de um mundo renovado e melhor. “Brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.”

Não podemos ficar contentes porque nos esforçamos. As boas obras devem aparecer e serem vistas. Mudanças para melhor devem fazer parte do nosso cotidiano cristão. Ficamos tranquilos vendo a degradação dos valores e o surgimento de uma geração violenta; presenciando a comercialização do Evangelho. Talvez já não acreditemos que é possível criar um mundo melhor. Alguns acham que o cristianismo falhou. Outros acham que “ele não foi levado a sério!”.

Somos Igreja, o que significa congregação de pessoas iluminadas pela luz de Cristo. Temos em mãos a força da “comunidade” na qual se faz a experiência dolorosa das possibilidades do amor. Nela, pessoas livres fazem a experiência da liberdade e da salvação, com senso crítico aguçado, capazes de se tornarem instrumento de mudanças no mundo.

Por isso e para isso, essa comunidade chamada Igreja é convocada a rever-se constantemente, segundo o que escreve Paulo aos romanos, “não se deixando esquematizar pela sociedade envolvente, mas aceitando passar por uma metamorfose, renovando a mente, para poder discernir qual é a vontade de Deus”.

A SERVIÇO DO MUNDO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://domtotal.com/religiao-liturgia-diaria.php).

Desde cedo, Jesus preocupou-se em evitar que o grupo de seus discípulos se transformasse numa espécie de seita, fechada e esotérica, como havia naquela época. Assim era a comunidade dos essênios, às margens do mar Morto, com um fanatismo tão radical, a ponto de se considerarem filhos da luz, relegando o resto da humanidade à condição de filhos das trevas.

A comunidade dos discípulos de Jesus, pelo contrário, fora orientada a ter uma atitude diferente: haveria de ser "sal da terra e luz do mundo". Sal e luz, segundo um autor muito antigo, eram as duas coisas imprescindíveis para qualquer ser humano sobreviver. Portanto, a presença dos discípulos, na história humana, seria semelhante à presença destes dois elementos indispensáveis: sal e luz.

O sal é imagem do que purifica, dá gosto, conserva. Dando testemunho do Evangelho pela prática das boas obras e levando outras pessoas a fazerem o mesmo, os discípulos estariam impedindo que a corrupção se apoderasse da humanidade e também ajudariam as pessoas a se manterem sintonizadas com o projeto de Deus.

De que maneira os discípulos haveriam de ser luz do mundo? Testemunhando a revelação de Deus, em Jesus Cristo, e transmitindo às pessoas essa luz divina, de forma a arrancá-las das trevas do erro e do egoísmo. Mais do que com palavras, será com o exemplo de vida que os discípulos levarão a humanidade a render glória ao Pai do céu.

Oração
Pai, que o testemunho das minhas boas obras sirva para levar para ti a humanidade, de modo que seja preservada da corrupção e do erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário