sexta-feira, 13 de maio de 2016

Evangelho do dia - TU ME AMAS?

6ª-feira da 7ª Semana da Páscoa
Cor: Branco

Evangelho - Jo 21,15-19

Apascenta os meus cordeiros.
Apascenta as minhas ovelhas.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 21,15-19
Jesus manifestou-se aos seus discípulos e,
15depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: 
'Simão, filho de João, 
tu me amas mais do que estes?' 
Pedro respondeu: 
'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. 
Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'. 
16
E disse de novo a Pedro: 
'Simão, filho de João, tu me amas?' 
Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. 
Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas'.
17
Pela terceira vez, perguntou a Pedro: 
'Simão, filho de João, tu me amas?' 
Pedro ficou triste,
porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. 
Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; 
tu sabes que eu te amo'.
Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas. 
18
Em verdade, em verdade te digo: 
quando eras jovem, 
tu te cingias e ias para onde querias. 
Quando fores velho, 
estenderás as mãos e outro te cingirá 
e te levará para onde não queres ir.' 
19
Jesus disse isso,
significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. 
E acrescentou : 'Segue-me'. 
Palavra da Salvação.


Reflexão - Jo 21, 15-19
O amor a Jesus é a condição fundamental para que possamos participar da missão evangelizadora da Igreja. Qualquer outra motivação é insuficiente para tal e está fadada ao fracasso. Não é a toa que Jesus pergunta três vezes a Pedro se ele o ama. Isso quer dizer que todos os que querem de fato participar da missão evangelizadora da Igreja devem se questionar constantemente sobre o seu amor a Jesus, renovar este amor a cada dia e buscar formas de aprofundar ainda mais este amor, principalmente através da participação na Eucaristia, leitura e meditação da Palavra, cultivo da vida interior e vivência cada vez maior do amor para com os pobres e necessitados. (CNBB).

Reflexão:
Jesus ressuscitado submete Pedro a uma prova. A mesma pergunta, em três momentos consecutivos: “Pedro, tu me amas?”. Pedro toma consciência do que significa seguir a Jesus até as últimas consequências. “Tu sabes que sou teu amigo”, com esta resposta positiva Pedro aceita entregar sua vida pelo Amigo, do mesmo modo que o Amigo entregou sua vida por nós. Concretamente, Pedro assume a condução do rebanho de Cristo: cordeiros e ovelhas, isto é, os líderes com o povo de Deus. Ser cristão é repetir ao Senhor, todos os dias, que o amamos, apesar de nossos pecados, nossa ignorância e nossas negações. À medida que nos colocamos na dinâmica do seguimento de Jesus, vamos amadurecendo no caminho que ele traçou para nós. Resposta fecunda do autêntico discípulo de Cristo.
(Dia a dia com o Evangelho 2016 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Recadinho: - Você procura amar a Cristo mais que aos outros? - Você é um membro atuante do rebanho de Cristo? - Você é uma ovelha querida, ou você vive longe do rebanho? - Você entende o verdadeiro significado do amor? - Você procura ser humilde quando está exercendo alguma autoridade? - Você pode dizer que segue a Cristo em cada instante de sua vida?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário