quinta-feira, 5 de maio de 2016

Evangelho do dia - Vossa tristeza se transformará em alegria.

5ª-feira da 6ª Semana da Páscoa
Cor: Branco

Evangelho - Jo 16,16-20

Vós ficareis tristes,
mas a vossa tristeza se transformará em alegria.
 
+ Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,16-20
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16Pouco tempo ainda, e já não me vereis. 
E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo.' 
17
Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: 
'O que significa o que ele nos está dizendo: 
'Pouco tempo, e não me vereis, 
e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo', 
e: 'Eu vou para junto do Pai'?' 
18
Diziam, pois: 
'O que significa este pouco tempo? 
Não entendemos o que ele quer dizer.' 
19
Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; 
então disse-lhes: 'Estais discutindo entre vós 
porque eu disse: 
`Pouco tempo e já não me vereis, 
e outra vez pouco tempo e me vereis'? 
20
Em verdade, em verdade vos digo: 
Vós chorareis e vos lamentareis, 
mas o mundo se alegrará; 
vós ficareis tristes, 
mas a vossa tristeza se transformará em alegria.
 
Palavra da Salvação.


Reflexão - Jo 16, 16-20
Um pouco de tempo e os discípulos não verão mais Jesus, porque o mistério da cruz está próximo, e com ele, a morte e a separação. E mais um pouco e me vereis de novo, ou seja, todos os que acreditam farão a experiência do Ressuscitado, viverão sempre na sua presença, de modo que a tristeza da separação dará aos que têm fé lugar a uma alegria que jamais poderá ser tirada. Porém, por causa dos que não acreditam e por causa também dos nossos pecados, deveremos passar por diversas tribulações, mas, por piores que sejam, elas não podem vencer quem crê verdadeiramente (CNBB).

 Reflexão:
A expressão “daqui a pouco”, proferida por Jesus, pode ser considerada em dois níveis. Primeiramente, refere-se à paixão e morte. Será um momento de desolação para seus discípulos. Com a ressurreição de Jesus, volta a alegria, sentimento presente em várias pessoas que se encontram com Jesus ressuscitado. Em segundo lugar, a expressão “daqui a pouco” pode-se aplicar ao retorno de Jesus ao Pai na ascensão. Aqui também os apóstolos ficam inseguros e sentem-se um pouco órfãos. Mas Jesus não os deixa assim. Envia-lhes o Espírito Santo. Então, a alegria e o entusiasmo apoderam-se dos apóstolos, antes tímidos e depois cheios de coragem e fortaleza para a missão. Na verdade, Jesus nunca deixa sozinhos e desorientados seus discípulos missionários. Ele está vivo e atuante na comunidade.

(Dia a dia com o Evangelho 2016 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário