quinta-feira, 14 de maio de 2015

Evangelho do Dia - O Amor é a força da vida

Ano B - DIA 14/05


Amai-vos uns aos outros - Jo 15,9-17

Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. [...]
 
 
Leitura Orante

Oração Inicial

“É amando os irmãos que mostramos nossa gratidão pelo amor do Pai que se manifesta a nós em Jesus” (J. Konigns). Que a Palavra nos ajude a compreendermos o amor de Jesus por cada um de nós e nos fortaleça nas disposições para seguirmos o seu exemplo. Rezemos: Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Como entendo o amor do Pai por Jesus? O que Jesus está dizendo quando afirma: “para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”? Quando seremos considerados amigos de Jesus?
O Evangelho mais uma vez nos propõe a reflexão sobre o amor cristão. O amor do Pai por Jesus fundamenta o amor de Jesus por cada um de nós. Por isso ele nos diz: “Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo”. Esse amor também se torna modelo de nosso amor para com o próximo.
Segundo Johan Konigns, no livro Evangelho segundo João, “não encontramos no Quarto Evangelho uma injunção que, explicitamente, mande amar a Deus; o Evangelho de João menciona só o mandamento de amar os irmãos. De fato, o amor é um presente. Ora, um presente não se devolve, mas reparte-se com os outros. É amando os irmãos que mostramos nossa gratidão pelo amor do Pai que se manifesta a nós em Jesus. E assim levamos esse amor ao seu destino. Tornamo-nos aliados de Deus e de Jesus na expansão de seu amor”.

2- Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim, hoje? O que significa amar a ponto de dar a vida? Como compreendo o convite de Jesus: "amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei"?
“Quanto ao exemplo e prova de amor que Jesus nos dá, “ninguém tem amor maior do que aquele que dá (depõe-se, despoja de) a vida por seus amigos”. Tal é o amor com que Cristo nos amou (cf. 10-17-18). Parece difícil amar segundo o exemplo de Cristo. É, contudo, o que nos propõe 1Jo 3, 16: se Jesus deu sua vida por nós, devemos também nós dar a vida pelos irmãos. Certamente não se trata de copiar materialmente o comportamento de Jesus, mas de viver um amor fraterno que procure ter a qualidade e a intensidade do amor que levou Jesus a dar sua vida. Há muitas maneiras de dar a vida pelos irmãos: morrendo por eles ou vivendo por eles (cf. Fl 1, 21). (Johan Konigns, no livro Evangelho segundo João, Loyola)

3- Oração (Vida)

Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia. O que me proponho a viver?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp
 

Comentário

O amor é a força da vida
O amor que Jesus tem por nós é um amor capaz de ir “até o fim” (cf. Jo 13,1); é com esse imenso amor que o Pai ama o Filho. O convite feito aos discípulos é de permanecerem no amor de Jesus, isto é, de experimentarem e viverem o amor com o qual eles são amados por Jesus. O amor com o qual Jesus ama os discípulos deve ser a medida do amor fraterno. Nem mais nem menos! O amor é a força da vida, um dinamismo de entrega sem reservas ou condições; é um extasis, saída do eu fechado em si para o dom aos outros. O amor é uma verdadeira Páscoa. É esse amor que está na origem da escolha dos discípulos por Jesus. É esse mesmo amor que deve ser vivido e testemunhado na comunidade cristã. Os discípulos escolhidos por Jesus não têm qualquer mérito na sua vocação, pois foi o Senhor quem tomou a iniciativa de encontrá-los onde eles estavam. O fruto que se espera de quem é chamado é o amor fraterno. A realização do mandato do amor é a condição de uma vida cristã autêntica. Lembremo-nos de que o amor é a expressão máxima da vida cristã (cf. 1Cor 13).
Pe. Carlos Alberto Contieri
 

Oração

Senhor Jesus, agradecido(a) por ter sido escolhido(a) e enviado(a) por ti, prometo entregar-me totalmente à missão que me confiaste.


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário