sexta-feira, 1 de maio de 2015

Evangelho do Dia

 

Ano B - DIA 01/05

Eu sou o caminho, a verdade e a vida! - Jo 14, 1-6

Jesus disse: “Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho”. Tomé disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”. Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Na liturgia de hoje Jesus se apresenta como a Verdade, a Vida e o Caminho para o Pai. Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus neste dia e deixarmo-nos conduzir pelo Senhor de nossas vida. Rezemos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto. Leia-o atentamente e identifique as expressões que revelam a missão de Jesus. De que forma Jesus é a Vida, é o Caminho, é a Verdade? Qual é o significado das palavras de Jesus: "Não se perturbe o vosso coração! Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas"?
Também nós, como Tomé, muitas vezes percebemos essa mesma dúvida: "Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?". E Jesus então nos diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida! Ninguém vai ao Pai senão por mim".
Jesus não é o nosso guia, ele é o Senhor do Caminho, porque ele é o único que tem nas mãos o caminho da humanidade, e o dá, o oferece. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Esse é o Projeto de Deus para a salvação da humanidade. E para a humanidade alcançar sua divinização é necessário passar por esse Caminho, aplicar esse Método e pôr em prática esse Projeto.
Jesus é a Verdade, porque ele é a fidelidade do Pai. Ele realizou tudo o que o Pai lhe pediu. Foi fiel à missão que o Pai lhe confiou. Foi fiel a todo o povo que Deus entregou em suas mãos.
Jesus declarou abertamente: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância". (Jo 10,10) Em sua missão, Jesus formou seus discípulos e os enviou para proclamarem o Evangelho do arrependimento, da cura aos doentes, do perdão das ofensas e para que arrancassem o mal que gera o desequilíbrio da vida no ser humano. Jesus entregou a sua vida em favor do ser humano.
 

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Diante de Jesus Caminho reflita: O que você faz para que Jesus seja o seu Caminho? Por que temos dificuldades de andar nesse Caminho? Diante de Jesus Verdade podemos pensar: Quais são os critérios que guiam nossas decisões e nossos projetos? Como olhamos e julgamos a realidade hoje? Diante de Jesus vida pense: Amo a vida? A quem coloco como alicerce da minha vida? Como cuido e mim e nos outros da vida humana?
Precisamos confrontar os projetos humanos com o projeto de Deus. Os caminhos humanos com o Caminho de Deus. A verdade de Jesus é aquela que nos faz pensar como Jesus pensou. Que nos faz ter as escolhas e preferências de Jesus. Que nos faz olhar o mundo como Jesus o olha. Deus quer a vida plena para seus filhos, gerados à sua imagem e semelhança. E o mundo necessita de pessoas capazes de gerar a vida conforme o projeto de Deus e como ele a ama e a conserva.
(Reflexões do livro: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, publicado por Paulinas)
 

3- Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a prece que brotou em seu coração. Apresente ainda as necessidades da humanidade e do povo brasileiro neste Dia do Trabalho. Tenha presente os trabalhadores, os desempregados, todos aqueles que lutam por condições dignas de trabalho...
Conclua com a oração: Pai misericordioso, dirige teu olhar sobre teu povo disperso por toda a terra. Faz com que todos quantos, pelo batismo, vivemos em Cristo ressuscitado, saibamos sempre reconhecer a voz de pastor e guia da tua Igreja. Concede-nos a alegria do Espírito e a força de sermos fieis. Que nossa fé seja estrela luminosa no céu dos homens, como Cristo ressuscitado é a luz, a verdade e a vida para sempre. Amém. (Do livro: Ele está no meio de nós, Paulinas).
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia. O que me proponho a viver?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp
angela.klidzio@paulinas.com.br

 

Comentário

 
As palavras de Jesus revelam o Pai
O trecho do evangelho é uma bela lição da via do conhecimento de Deus. O conhecimento de Deus se dá através de Jesus Cristo, “imagem do Deus invisível”. O primeiro versículo do texto de hoje denuncia a ignorância dos discípulos: eles não conhecem Jesus, por isso não conhecem também o Pai, pois o Pai se revela no Filho (cf. Jo 14,9). Para conhecer o Pai, é preciso passar pelo Filho, que é a “porta” de acesso ao mistério de Deus (cf. Jo 10,9). Agora, é a vez de Filipe; seu desejo é ver o Pai. “Conhecer” para o evangelho de João é entrar em comunhão. Somente entrando em comunhão com Jesus é possível conhecer Deus, viver na intimidade de Deus. A intervenção de Filipe revela a incompreensão dos discípulos, ao mesmo tempo que permite a Jesus manifestar o seu desapontamento. Notemos que a incompreensão dos discípulos é um traço presente nos quatro evangelhos. A falta de fé impede de ir para além das aparências. Somente a fé permite reconhecer que diante de Jesus se está diante da presença de Deus. As palavras de Jesus revelam o Pai; o que Jesus realiza, as suas obras, dão testemunho de sua comunhão com o Pai.
Pe. Carlos Alberto Contieri
 

Oração

Pai, meu coração anseia por estar em comunhão contigo, em tua casa, lugar que Jesus preparou para mim. Que eu persevere sempre no caminho que me leva a ti.


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho#ixzz3YsoByYl1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário