sexta-feira, 22 de maio de 2015

Evangelho do Dia - Semana de Oração pela unidade dos cristãos.

Ano B - DIA 22/05



Simão, tu me amas? - Jo 21,15-19

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Cuida dos meus cordeiros”. E disse-lhe, pela segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Sê pastor das minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se era seu amigo. E respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Jesus disse-lhe: “Cuida das minhas ovelhas. Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu mesmo amarravas teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te porá o cinto e te levará para onde não queres ir”.(Disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus.) E acrescentou: “Segue-me”.
 
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Nesta semana em que nos preparamos para a Festa de Pentecostes e Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o evangelho nos apresenta a missão de Pedro, missão fundamentada no amor incondicional pelo Senhor.
Pedimos: Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quais são os personagens presentes na narrativa? Em que contexto se dá o diálogo? Quais são os elementos presentes no diálogo de Jesus e Pedro? O que significa o pedido de Jesus para Pedro: "Cuida dos meus cordeiros" e por duas vezes: "cuida das minhas ovelhas"?
"Jesus ressuscitado, às margens do mar da Galileia para onde retornou com seus discípulos, depois da abundante pesca, reparte com eles pães e peixes, como havia feito na partilha do pão na montanha. Há aqui também uma alusão à última ceia; depois de comerem, naquela noite, quando Jesus é preso, Pedro nega conhecê-lo por três vezes. Agora, Jesus, em uma aparição aos discípulos, suscita uma tripla confissão de fidelidade de Pedro. Este texto, acrescido ao evangelho de João, resgata a imagem de Pedro e revela o seu destaque no pastoreio da Igreja. Embora sem o destaque missionário de Paulo, a tradição reconhece em Pedro um fiel compromisso pastoral que culminou com seu martírio. (Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas)
 

2- Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim? Também hoje Jesus me pergunta: "tu me amas mais do que estes?". Qual é a medida do meu amor? Deus está em primeiro lugar em minha vida? Deus está acima dos meus projetos e das propostas mais atraentes?
Somente um amor incondicional pelo Senhor sustentou a missão de Pedro e dos demais discípulos. E hoje também sustenta a nossa missão no mundo. É também no amor que a missão se torna total entrega, gratuidade e disponibilidade.
 

3- Oração (Vida)

Recordando a missão que Jesus confiou a Pedro, vamos trazer presente em nossa oração o sucessor de Pedro e pastor de nossa Igreja, o Papa Francisco. Continuamos rezando também pela unidade dos cristãos, nesta Semana da Unidade.
Deus, que estás conosco e caminhas no meio de nós, dá-nos neste dia a graça de tua luz e de teu Espírito para que possamos continuar nossa missão e permanecer fiéis na prática da acolhida e da escuta de todos, mesmo daqueles que são diferentes de nós. Retira de nossos corações a violência e as atitudes discriminatórias que excluem e desvalorizam a dignidade humana de outros. Capacita nossas Igrejas para serem espaços de acolhida, onde a festa e a acolhida, a alegria e a ternura, a força e a fé se tornem nossa prática diária, nosso alimento de cada dia, nosso permanente movimento em direção a Jesus Cristo. Amém.
(Do roteiro da Celebração para a SOUC, disponível em www.vatican.va)
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste meu dia? O que desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
 

Bênção

Que o Senhor Deus os abençoe e proteja,
encha seus corações de ternura e suas almas de alegria,
seus ouvidos de música e suas narinas de perfume,
suas línguas de canções que levem esperança.
Que Jesus Cristo, a água viva, esteja atrás de vocês como proteção,
diante de vocês como guia, ao seu lado como companhia,
dentro de vocês como consolo, sobre vocês como bênção.
Que o Espírito doador de vida sopre sobre vocês
para que seus pensamentos sejam santos,
atue em vocês para que seu trabalho seja santo,
impulsione seus corações para que amem o que é santo,
fortaleça-os para que defendam o que é santo.
Que Ele habite em seus corações, regando sua secura e derretendo sua frieza,
que Ele alimente no mais profundo de suas almas o fogo do seu amor
e conceda a vocês uma fé verdadeira, uma esperança firme
e um amor sincero e perfeito.
(Do roteiro da Celebração para a SOUC, disponível em www.vatican.va)

 ...............
Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos.
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em A Bíblia dia a dia 2015, Paulinas.
Leitura orante: Equipe de redação Paulinas Internet.
 

Comentário

Sem amor não há seguimento, nem missão
O encontro com Jesus ressuscitado, às margens do mar da Galileia, põe a Pedro, e também a cada um de nós, uma pergunta fundamental: “Tu me amas?”. Sem amor não há escuta, obediência, seguimento, nem missão. Na última ceia, Pedro resiste em deixar Jesus lavar os seus pés; na casa do sumo sacerdote, ele nega conhecer e fazer parte do grupo de discípulos de Jesus, ele que tinha dito que daria a sua vida por Jesus; ele depende sempre do “discípulo que Jesus amava” para reconhecê-lo presente e atuante na vida deles. A missão de Pedro, como a missão de toda a Igreja, está fundada num amor que antecede tudo e todos.
Somente o amor incondicional à pessoa de Jesus, provado pela paixão e morte do Senhor, experimentado como força de vida, pode permitir que o seguimento e a missão confiada pelo Senhor a Simão, de apascentar as ovelhas, sejam vividos na gratuidade e na entrega generosa. Somente a experiência desse amor que purifica e perdoa é que pode conceder como graça a
Pedro a disponibilidade de ir aonde o Senhor deseja que ele vá. O sinal da maturidade da fé é deixar-se conduzir pelo Senhor.
Pe. Carlos Alberto Contieri
 

Oração

Pai, torna cada vez mais consistente meu amor a teu Filho Jesus, e confirma minha condição de discípulo que deseja dar testemunho autêntico de sua fé.


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário