segunda-feira, 11 de maio de 2015

Evangelho do Dia

Ano B - DIA 11/05



Dareis testemunho de mim - Jo 15,26–16,4a

Quando, porém, vier o Defensor que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós, também, dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. Eu vos disse estas coisas para que vossa fé não fique abalada. Sereis expulsos das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos matar, julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim por não terem conhecido nem ao Pai, nem a mim. Eu vos falei assim, para que vos recordeis do que eu disse, quando chegar a hora.

Leitura Orante

Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos ajuda a compreender a missão do Espírito Santo. Guiados pelo Espírito, os discípulos darão testemunho de Jesus e se manterão fiéis ao seu projeto, mesmo diante das perseguições. Que possamos acolher a Palavra em nossa vida e tornar concreto em nosso dia os ensinamentos de Jesus.
Oração: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor.
 

1- Leitura (Verdade)

Leia o texto. Repita as palavras ou frases que mais chamaram a sua atenção durante a leitura. Você recorda de outras citações bíblicas em que Jesus promete o envio do Espírito Santo?
Jesus promete enviar da parte do Pai aos discípulos o Defensor, o Espírito Santo. É o Ressuscitado quem envia o Espírito, para que os discípulos possam testemunhá-lo sem medo: "E vós, também, dareis testemunho". O dom o Espírito, portanto, é fruto da Páscoa do Senhor.
A missão dos discípulos também será confirmada pelo mesmo Espírito. Diante das dificuldades que os discípulos encontrarão na realização da missão, o Espírito os fortalecerá na fidelidade.
 

2- Meditação (Caminho)

O que o texto me fala? Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela está me pedindo?
Para acolher o Espírito Santo é preciso deixá-lo agir livremente. É preciso humildade verdadeira e acolhimento na fé. A ação do Espírito de Deus, mesmo quando repercute nas obras e nos projetos humanos, dirige-se ao coração do homem para libertá-lo, abrindo caminho para o amor. (Do livro: Ele está no meio de nós, publicado por Paulinas)
 

3- Oração (Vida)

Vem, Espírito Criador, as mentes dos teus visita, enche com a graça do céu os corações que criaste. Tu que és chamado Paráclito, altíssimo dom de Deus, água viva, fogo, amor e unção espiritual. Doador dos sete dons, dedo da destra de Deus, solene promessa do Pai, pões nos lábios a Palavra. Acende a tua luz na mente, infunde no coração amor, aquilo que em nosso corpo está enfermo cura-o com o teu eterno poder. Para longe repele o inimigo e a paz nos dá sem demora. E assim por ti conduzidos, evitaremos todo o mal. Por ti conheçamos o Pai e conheçamos também o Filho, e em ti, Espírito de ambos, creiamos todos eternamente. Seja dada ao Pai a glória e ao Filho que ressuscitou dentre os mortos, pelo Espírito, pelos séculos dos séculos. Amém.
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim, a partir da Palavra? Apelos que recebi e compromissos que desejo concretizar em minha vida.
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
 

Comentário

O Espírito Santo é dom do Pai e do Filho
O Espírito Santo é um Defensor que procede do Pai pelo Filho. Ele defende Jesus no coração dos discípulos para que estes não esmoreçam ou desanimem diante da perseguição. Agindo nos discípulos, o Espírito Santo os defende do poder da tentação. A promessa do Espírito Santo tem por finalidade consolar os discípulos no contexto da paixão e morte de Jesus. O Espírito Santo é dom do Pai e do Filho. O Espírito Santo é Espírito da Verdade porque ensina e recorda as palavras de Jesus. Missão do Espírito é dar testemunho de Jesus, e por que ele “permanece” nos discípulos, estes também darão testemunho de Jesus. O Espírito da Verdade é dado para o testemunho (cf. At 1,8). Dando testemunho de Jesus Cristo, a comunidade cristã será perseguida, em primeiro lugar, pelos judeus, de cujas sinagogas os discípulos de Jesus serão expulsos. É o Espírito quem sustentará a comunidade para que não esmoreça diante da perseguição. Equívoco, pois pensam defender Deus, e falta de conhecimento de Deus são as causas da perseguição dos cristãos por parte dos judeus. Com essa instrução Jesus se apresenta como verdadeiro profeta, cuja palavra se realiza.
Pe. Carlos Alberto Contieri
 

Oração

Pai, que o testemunho do Espírito cale fundo no meu coração e seja acolhido com discernimento e docilidade, de modo a consolidar minha fé no Senhor Jesus.


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário