terça-feira, 5 de maio de 2015

Evangelho do Dia

 

Ano B - DIA 05/05



Dou-vos a minha paz! - Jo 14,27-31a

Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: “Eu vou, mas voltarei a vós”. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim. Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou.

Leitura Orante

Oração Inicial

Ao Senhor, entregamos este novo dia e pedimos que ele nos conceda a sua paz. Que ao acolhermos e vivermos a sua palavra, renovemos a esperança e nos tornemos promotores da paz nos espaços em que vamos partilhar a vida.
Pedimos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Faça uma leitura atenta. Destaque as palavras que mais chamaram a sua atenção. Recorde outros textos em que Jesus aparece aos discípulos e lhes deseja a paz. De que forma Jesus nos dá a sua paz? Por que Jesus saúda os discípulos com o dom da paz e não com outras palavras?
A perícope que estamos meditando é parte do discurso de despedida de Jesus (Jo 13,31 - 14,31). O primeiro elemento presente logo no início do texto é o dom da paz, que por duas vezes é mencionado na mensagem de Jesus: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz". Ao despedir-se de seus discípulos, Jesus comunica-lhes o dom de sua paz. Observe que se trata da paz de Jesus: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração". Aqui o sentido de paz é mais amplo pois significa também a felicidade e a saúde. "Não é à maneira do mundo" pois a paz que Jesus nos dá é a paz que somente Deus pode nos conceder.
 

2- Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim, hoje? Leia o texto novamente e perceba a mensagem que Jesus está comunicando para sua vida? O que significa a paz? O que significa viver em paz? Quais são as realidades que vivo e que necessitam da paz de Jesus? Para quem você deseja a paz?
A paz que Jesus nos oferece tira toda a perturbação do nosso coração, pois a paz verdadeira é dom do Cristo Ressuscitado, que ao vencer a morte nos concede a paz e a vida nova. A paz de Jesus é um dom que invade toda a pessoa, de forma que ela se vê tomada pela certeza de ser amada por Deus. Seu desejo de paz não é uma simples saudação, mas atinge o mais profundo do ser e o liberta.


3- Oração (Vida)

Faça a sua oração e apresente ao Senhor a prece que nasceu em seu coração ao meditar a Palavra. Peça a paz para você, sua família, seus colegas de trabalho, para as pessoas com quem você partilha a vida, para sua cidade, para o mundo, para os países em conflitos...

Oração pela Paz (Papa Francisco)
Senhor Deus de Paz, escutai a nossa súplica!
Tentamos tantas vezes e durante tantos anos resolver os nossos conflitos com as nossas forças e também com as nossas armas; tantos momentos de hostilidade e escuridão; tanto sangue derramado; tantas vidas despedaçadas; tantas esperanças sepultadas... Mas os nossos esforços foram em vão. Agora, Senhor, ajudai-nos Vós! Dai-nos Vós a paz, ensinai-nos Vós a paz, guiai-nos Vós para a paz. Abri os nossos olhos e os nossos corações e dai-nos a coragem de dizer: "nunca mais a guerra"; "com a guerra, tudo fica destruído"! Infundi em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz. Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor que nos criastes e chamais a viver como irmãos, dai-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz; dai-nos a capacidade de olhar com benevolência todos os irmãos que encontramos no nosso caminho. Tornai-nos disponíveis para ouvir o grito dos nossos cidadãos que nos pedem para transformar as nossas armas em instrumentos de paz, os nossos medos em confiança e as nossas tensões em perdão. Mantende acesa em nós a chama da esperança para efetuar, com paciente perseverança, opções de diálogo e reconciliação, para que vença finalmente a paz. E que do coração de todo o homem sejam banidas estas palavras: divisão, ódio, guerra! Senhor, desarmai a língua e as mãos, renovai os corações e as mentes, para que a palavra que nos faz encontrar seja sempre "irmão", e o estilo da nossa vida se torne: shalom, paz, salam! Amém.
* Invocação pela Paz, Jardins do Vaticano, 8 de junho de 2014. (Fonte: w2.vatican.va).
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude me proponho a viver no dia de hoje?


 

Comentário

Na paz e no amor não há temor
A paz é dom do Cristo ressuscitado (Jo 20,19.26). Ela é fruto da presença do Senhor e, como tal, é imprescindível para a unidade na comunidade dos discípulos, uma vez que é a boa relação da pessoa com Deus e a boa relação entre as pessoas; relação caracterizada e construída no amor fraterno. Na paz e no amor não há temor. Jesus, o “Príncipe da paz”, engajou toda a sua vida na reconciliação do gênero humano, tarefa que os discípulos devem continuar (cf. Mt 5,9). A partida de Jesus é para o Pai, mas a sua ausência não será sentida como abandono, já que, pelo Espírito Santo, estará sempre presente (cf. Mt 28,20; At 1,1-2). O retorno de Jesus ao Pai deveria ser motivo de alegria para o discípulo, uma vez que faz parte do desígnio de Deus. A paixão e a morte de Jesus, que são obras de Satanás, “chefe deste mundo” (v. 30), não devem afligir os discípulos, pois a vitória de Jesus é certa. Depois da ressurreição, a vitória de Jesus Cristo sobre o mal e a morte será o conteúdo específico da pregação cristã. A entrega de Jesus será para o mundo o testemunho de seu amor e da sua comunhão com o Pai.
Pe. Carlos Alberto Contieri
 

Oração

Pai, confirma em mim o dom da paz recebida de teu Filho Jesus, de forma que, revestido desta fortaleza, eu possa caminhar, sem medo, ao teu encontro.
 
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário