sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Evangelho do Dia - "As minhas palavras não passarão."

Ano B - DIA 27/11

A parábola da figueira - Lc 21,29-33

E Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. Quando começam a brotar, basta olhá-las para saber que o verão está perto. Vós, do mesmo modo, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade vos digo: esta geração não passará antes que tudo aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”.

Leitura Orante

Oração Inicial

No início de nossa Leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.
Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quais são as imagens presentes na narrativa? Qual é a compreensão possível para a parábola da figueira?
“Nesta curta parábola cheia de conteúdo, as árvores que brotam indicam a proximidade do verão, e os brotos e as flores do verão prenunciam o outono, tempo de frutos e colheita. A expressão ‘Vós, do mesmo modo… ficai sabendo…’ indica a incompreensão dos discípulos, com sua visão escatológica messiânico-judaica, a ser superada. O escatológico apocalíptico tem origem na tradição do Dia de Javé, o dia da vingança sobre os inimigos de Israel. Os discípulos e as comunidades viviam a tensão entre o escatológico e o “hoje”. Contudo, o Reino de Deus está perto, ao alcance de todos.
O Reino acontece com a encarnação do Filho de Deus, a nova criação e a salvação, que permanece. É o Reino entre nós: ‘Nasceu-vos hoje um Salvador… hoje se cumpriu esta escritura que estais ouvindo… é preciso que eu permaneça em tua casa hoje… hoje a salvação chegou a esta casa… hoje mesmo estarás comigo no Paraíso’. A tensão que se estabelece é a da esperança ardente de realizar, hoje, a vontade de Deus. O Reino de Deus já está acontecendo. É a sedução do bem, da vida, da comunhão com Deus, da solidariedade, da fraternidade, da partilha, da alegria. E as palavras de Jesus são anunciadas como convite a participar do banquete da Vida.” (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
 

2- Meditação (Caminho)

"O Reino está perto assim como o meu próximo está perto de mim. A comunhão e a solidariedade com meu próximo são a entrada no Reino. Tudo acontece a partir do ouvir e praticar as palavras de Jesus que nos revelam a vontade do Pai. O Reino de Deus já está entre nós nos movimentos de solidariedade entre as comunidades e os povos.”(Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).

3- Oração (Vida)

Ouvimos Deus que nos falou em sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico me inspira a dizer a Deus?
Conclua com a oração composta por São João Paulo II: Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

O que me proponho a viver concretamente neste dia? O que está sendo pedido à minha vida, aqui e agora?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


...............
Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet
 

Comentário

Do Senhor é que nos vem o auxílio e a proteção
O cristão é alguém atento aos acontecimentos e para quem os fatos da história são ocasiões de discernimento da vontade de Deus. Na continuidade do discurso escatológico, discurso sobre o fim, isto é, sobre o que é definitivo, Jesus conta essa parábola da figueira, que é a ilustração do dito no versículo 28. A fé e a esperança que brotam da fé permitem que se possa levantar a cabeça. Nossa condição de cristãos, enquanto peregrinos neste mundo, é viver na esperança. A esperança não é simplesmente um bom desejo para o futuro, mas a experiência de viver a vida apoiada na palavra e no destino final de Jesus Cristo, que venceu o mal e a morte. O conteúdo próprio da esperança cristã é a participação no destino final do Senhor. Mais uma vez, a conclusão desta breve parábola exorta à confiança no que não passa, no que dá firmeza e sustenta a esperança, a saber, a palavra de Jesus. Para o fiel cristão é preciso, mesmo nas situações mais dramáticas da existência humana, experimentar, ao menos saber, que o Senhor está perto e manter o olhar fixo nele, pois é dele que nos vem o auxílio e a proteção; é ele nosso refúgio e fortaleza.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, reforça a sinceridade de minha fé nas palavras de teu Filho Jesus, pois nele o teu Reino se faz presente na nossa história, realizando, assim, tua promessa de salvação.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário