quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Evangelho do Dia - "O Reino de Deus está no meio de vós!"

Ano B - DIA 12/11


O Reino de Deus está no meio de vós! - Lc 17,20-25

Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Ele respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’, ou: ‘Está ali’, pois o Reino de Deus está no meio de vós”. E ele disse aos discípulos:“Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. Dirão: ‘Ele está aqui’ ou: ‘Ele está ali’. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois como o relâmpago de repente brilha de um lado do céu até o outro, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Na liturgia de hoje, Jesus nos lembra que o Reino de Deus está no meio de nós, pois Ele mesmo é Reino de Deus. Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus neste dia e deixarmo-nos conduzir pelo Senhor.
Pedimos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Em que contexto Jesus se encontra? Qual é o ensinamento de Jesus ao afirmar: "O Reino de Deus não vem ostensivamente", "... o Reino de Deus está no meio de vós"?
“O Reino de Deus para o judaísmo significava a hegemonia mundial deste povo, com a submissão de todas as nações, que viriam adorar no Templo de Jerusalém, trazendo suas riquezas; as nações que não se submetessem, seriam destruídas pela divindade (Is 60,5-6.11-12; 61,6; 66,23-24; Zc 14,14.18-19). Era a expectativa escatológico-messiânica, de um futuro de glória terrena para os filhos de Abraão, tendo como referência a figura de Davi com seu império, conforme constava em sua tradição. Com esta concepção, os fariseus dirigem-se a Jesus, perguntando sobre o momento em que isto aconteceria. Jesus remove qualquer ideia de um reino de poder, dominador e opressor. Na realidade ‘o Reino de Deus está no meio de vós’, isto é, já acontece no dia a dia, e pode ser alcançado por qualquer um. É o reino do amor, da fraternidade universal, do serviço, da partilha, da promoção da vida para todos, sem exclusivismos raciais ou nacionalistas.
Jesus é o Filho do Homem, o humano, que comunica o amor, sem deixar de ser frágil, vulnerável ao sofrimento e à morte temporal, porém, participante e comunicador da vida divina e eterna.”(Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
 

2- Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim? Qual é a minha compreensão do Reino de Deus? Onde identifico os sinais do Reino em nosso meio? Qual é o convite que a Palavra hoje me faz?
"A voz do Senhor continua a nos chamar como discípulos missionários e nos desafia a orientar toda a nossa vida a partir da realidade transformadora do Reino de Deus que se faz presente em Jesus. Acolhamos com muita alegria essa boa notícia. Deus amor é Pai de todos os homens e mulheres, de todos os povos e raças. Jesus Cristo é o Reino de Deus que procura demonstrar toda a sua força transformadora em nossa Igreja e em nossas sociedades." (DAp. 382)
 

3- Oração (Vida)

Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida.
Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho.
Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola.
Vós, Palavra de Deus Vivo, renovai na Igreja o ardor missionário, para que todos os povos cheguem a conhecer-vos como verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do Homem, único Mediador entre o homem e Deus.
Jesus, fonte de unidade e de paz, fortalecei a comunhão na vossa Igreja, para que, pela força do vosso Espírito, todos os vossos discípulos sejam um só.
Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte pelo empenho em favor da vida. Amém. (São João Paulo II)
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia. O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 ...............
Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet
 

Comentário

Reconhecer o Reino nos gestos e palavras de Jesus
Os interlocutores de Jesus no Evangelho de hoje são os fariseus e os discípulos. Os sinais do Reino de Deus precisam ser sempre discernidos e compreendidos, pois todo sinal, por sua própria natureza, é ambíguo. A pergunta dos fariseus sobre a chegada do Reino de Deus revela ignorância de que ele já está presente no meio deles, através da pessoa de Jesus. O Reino de Deus não vem ostensivamente, diz Jesus. Isso não é novidade para o leitor, pois o Reino já foi comparado a uma semente de mostarda e a um pouco de fermento que uma mulher mistura na massa de farinha de trigo. Procurar o Reino de Deus num fato extraordinário ou esperar que isso aconteça é perder a oportunidade de reconhecê-lo nos gestos e palavras de Jesus. O Reino de Deus não se identifica com nenhuma realidade terrestre, nem com qualquer situação sociopolítica ou econômica. Ele, no entanto, pode estar presente em tudo, pois perpassa todas as dimensões da existência humana. O Reino de Deus não exige nenhuma percepção óptica, por isso, precisa sempre ser discernido. Do discípulo ele exige vigilância para poder reconhecê-lo e acolhê-lo. “Reino de Deus” é um modo de falar da ação de Deus na pessoa e na história humana.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, abre meus olhos para que eu possa perceber, na pessoa e no ministério de Jesus, a presença de teu Reino na nossa História. E, reconhecendo-o, eu me deixe guiar por ele.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário