segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Evangelho do Dia - Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto.

Ano B - DIA 02/11


Todos os fiéis defuntos - Jo 12,23-28

Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna. Se alguém quer me servir, siga-me, e onde eu estiver, estará também aquele que me serve. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. Sinto agora grande angústia. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora’? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!”. Veio, então, uma voz do céu: “Eu já o glorifiquei, e o glorificarei de novo”.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

No dia em que celebramos a memória de Todos os Fiéis Defuntos, renovemos a nossa fé na ressurreição dos mortos. No Evangelho, Jesus nos fala do grão de trigo que se entrega, que cai na terra para produzir muitos frutos. Acolhamos a Palavra e celebremos com fé este dia.
Rezemos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? O que nos lembra a imagem do grão de trigo que morre para produzir frutos? Qual é a condição para que a semente possa germinar? O que significa ser aquele que serve, segundo Jesus?
"Nos evangelhos sinóticos encontramos a parábola da semente que cai na terra, germina, e dá frutos. A semente, aí, significa a Palavra de Deus ou o Reino de Deus (Mc 4,26-34). João usa a mesma imagem, com o grão de trigo, porém seu significado é o próprio Jesus. Destaca o aspecto da 'morte' do grão, para a transformação que dará origem à planta que germina e aos frutos que virão. É uma alusão a Jesus que entrega sua vida, com fidelidade total, até a morte, gerando os frutos das comunidades de discípulos que continuarão sua missão.
Este 'morrer' é a expressão do desapego completo da vida enquanto sua realização conforme os critérios deste mundo. É com este desapego que se dão frutos para a vida eterna.
O encontro com a vida não se dá de forma individual e egoística. Este encontro se dá na comunhão solidária com os irmãos, particularmente os mais excluídos e carentes. Salva-se a vida neste mundo quando se compreende que a sua própria vida, sua alegria e felicidade são encontradas à medida que se empenha no resgate, na valorização e no desabrochar da vida dos irmãos, sem exclusões. O seguimento de Jesus se faz com o dom total de si mesmo, a favor da vida. Assim se estará onde Jesus estiver, junto ao Pai, na união do eterno Amor." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
 

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Qual palavra chamou mais a minha atenção durante a leitura? Em que sentido o texto fortalece a minha caminhada de fé? Como acolho as palavras e ensinamentos de Jesus em minha vida? O que significa para mim a fé na ressurreição? Creio na ressurreição dos mortos? Como desejo celebrar a memória dos meus entes falecidos?
Medite com as palavras da canção 'Uma folha que caiu', composta pelo Pe. Zezinho, scj:
"Uma folha que caiu depois que ela secou,
Me ensinou que Deus se importa com as vidas que criou,
A folha que caiu e o vento a carregou,
Me ensinou que, mesmo morta seu destino realizou.

Acabou, com outras folhas adubando aquele chão,
e por causa dessas folhas eis o fruto em minhas mãos!

Um amigo que partiu saudades ele deixou,
Me ensinou, com seu sorriso uma lição que me tocou,
Bem antes de partir levado pela fé,
Disse: agora vou pro céu e vou saber como é que é.

Diga adeus pros meus amigos e pra quem me quis em paz
To voltando para quem me fez, vou amá-los muito mais.

Sei que um dia vou partir e Deus vai me acolher,
Porque eu sei que Deus se importa com o que me acontecer,
O tempo vai passar e eu hei de envelhecer,
Mas eu sei que alguma porta vai se abrir pra me acolher.

Não, Senhor, não terei medo quando o Cristo me chamar,
Eu carrego o seu segredo sei que vou ressuscitar."
 

3- Oração (Vida)

Professemos a nossa fé:
Creio em Deus Pai todo poderoso,
criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria;
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morte e sepultado;
desceu à mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos, na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude me proponho a viver no dia de hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


 Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet
 

Comentário

O caminho de Jesus é o caminho do discípulo
O fundamento da fé da Igreja é a ressurreição de Jesus Cristo. A memória de todos os fiéis defuntos é celebração de sua Páscoa definitiva. Para nós todos que continuamos a peregrinar neste mundo é ocasião de suplicar a Deus a graça da fé na ressurreição de Cristo, condição para crermos na Páscoa eterna daqueles que já partiram deste mundo. No texto do evangelho de hoje, Jesus fala de sua própria morte como a glorificação do Filho. Nos evangelhos sinóticos, a semente é símbolo da Palavra de Deus (cf. Mt 13,3b-9.24-30.31-32; Mc 4,26-29); em João, ela é símbolo de Jesus Cristo. A imagem da semente que cai na terra ajuda a compreender o significado da morte de Jesus. A semente ao cair na terra morre, por isso, ela produz fruto. A morte de Jesus não foi em vão, foi para produzir fruto, isto é, para dar vida ao mundo. A morte de Jesus foi redentora, pois, através dela, a humanidade inteira foi resgatada. O caminho de Jesus é o caminho do discípulo. Nisso consiste o seguimento dos discípulos: ele é entrega e deve ser vivido como o amor capaz de dar a vida para a vida do mundo.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Senhor Jesus, a vida jorrou abundante de tua fidelidade até à morte de cruz. Possa eu beneficiar-me desta plenitude de vida.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário