sexta-feira, 15 de abril de 2016

Evangelho do dia - Este é o pão que desceu do céu.

6ª-feira da 3ª Semana da Páscoa
Cor: Branco

Evangelho - Jo 6,52-59

A minha carne é verdadeira comida
e o meu sangue, verdadeira bebida.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,52-59
Naquele tempo:
52Os judeus discutiam entre si, dizendo:
'Como é que ele pode dar a sua carne a comer?'
53
Então Jesus disse:
'Em verdade, em verdade vos digo,
se não comerdes a carne do Filho do Homem
e não beberdes o seu sangue,
não tereis a vida em vós.
54
Quem come a minha carne 
e bebe o meu sangue
tem a vida eterna,
e eu o ressuscitarei no último dia.
55
Porque a minha carne é verdadeira comida
e o meu sangue, verdadeira bebida.
56
Quem come a minha carne 
e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele.
57
Como o Pai, que vive, me enviou,
e eu vivo por causa do Pai,
assim o que me come
viverá por causa de mim.
58
Este é o pão que desceu do céu.
Não é como aquele que os vossos pais comeram.
Eles morreram.
Aquele que come este pão viverá para sempre.'
59
Assim falou Jesus,
ensinando na sinagoga em Cafarnaum.
Palavra da Salvação.


Reflexão - Jo 6, 52-59
Como pode ele dar a sua carne a comer? Como entender que para ter a vida eterna e ressuscitar no último dia é preciso comer a verdadeira comida e beber a verdadeira bebida que são a carne e o sangue de Jesus? Essas verdades se constituem numa realidade absurda para os judeus. Por que? Porque eles não conheceram verdadeiramente quem é Jesus. No mundo de hoje, encontramos muitas pessoas que, como os judeus, não conhecem Jesus e vêem a eucaristia como uma realidade absurda. Precisamos agir como missionários para que essas pessoas conheçam Jesus, se alimentem da verdadeira comida e da verdadeira bebida e vivam para sempre. (CNBB).

Reflexão:
Os judeus consideram estranha a linguagem de Jesus e reagem: “Como pode ele dar-nos a sua carne para comer?”. Faltava-lhes, naturalmente, uma compreensão melhor sobre as palavras de Jesus. Carne entregue e sangue derramado referem-se à própria vida de Jesus doada mediante sua morte na cruz. Comer a carne de Jesus e beber seu sangue significam estabelecer com ele uma comunhão íntima, chegar ao ponto de se identificar com ele. O apóstolo Paulo alcançou tão profundo grau de comunhão com Jesus, que escrevia aos Gálatas: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). Para favorecer nossa íntima comunhão com Jesus, ele nos deixou o sacramento da Eucaristia, através da qual tudo fazemos por Cristo, com Cristo e em Cristo, com a certeza de nossa ressurreição e vida eterna.
(Dia a dia com o Evangelho 2016 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Recadinho: - Carne e sangue expressam entrega de vida total. Procuramos estar em íntima união com ele? - Jesus insiste na importância de permanecer nele. E o conseguimos pedindo sua ajuda. Seu sangue nos liberta do mal. - Procuro imitar o jeito de viver assumido por Jesus? - Faço da Ceia Eucarística um caminho para maior intimidade com Cristo? - Cristo realmente vive em mim?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário